Picape vem com motor 3.2, banco com revestimento em couro personalizado e acabamento exclusivo.

Andamos com a Ford Ranger Fx4 turbodiesel com 200 cv de potência.

A Ranger FX4 foi desenvolvida pela Ford com o intuito de diversificar a oferta da linha com acabamento personalizado.

Ela foi planejada para atender o cliente que deseja uma picape potente, robusta, com conforto e requinte.

Na linha 2023, todos os modelos Ranger vêm com um novo sistema de controle de emissões que atende as exigências do Proconve 7, sem perda de potência e desempenho.

Faróis full-LED com projetores são exclusivos da versão. Foto: Amauri Yamazaki

O nome FX4 começou a ser usado pela Ford para identificar o pacote off-road de suas picapes – formado pela junção de Ford e 4×4. Com o tempo, ele passou a identificar também versões com atributos especiais de desempenho e estilo.

Rodas de 18 polegadas e pneus 265/60 R18 Pirelli Scorpion (50% off-road e 50% on-road). Foto: Amauri Yamazaki

Design

Visual robusto, com superfícies musculosas que compartilham o mesmo DNA Raça Forte visto na F-150 e na Maverick.

O seu estilo é marcado pela cor preta que valoriza a esportividade, combinando partes foscas e brilhantes para criar um design elegante e exclusivo.

A Ranger Fx4 é uma picape superesportiva, bem equipada planejada para o cliente que busca sofisticação e capacidade para suas necessidades off-road.

Interior

Ar-condicionado digital de 2 zonas, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

Volante com comandos e revestimento em couro, ar-condicionado digital de duas zonas e espelhamento de smartphone com fio. Foto: Amauri Yamazaki
Tela multimídia de 8 polegadas e sistema de conectividade FordPass Connect. Foto: Amauri Yamazaki

Como toda a linha Ranger, a Fx4 conta com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Dessa forma, é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.

Bancos com revestimento em couro personalizados com o logo FX4 e costuras vermelhas. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

O seu conjunto de segurança inclui 7 airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Bom espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante.

Motor turbo diesel 5 cilindros em linha com 200 cv de potência. Foto: Amauri Yamazaki

Bem como, o novo sistema de redução de poluentes que equipa todos os modelos da Ranger 2023 reduz as emissões de óxido de nitrogênio, ultrapassando em mais de 70% as exigências legais do Proconve 7.  Nesse sentido, ele protege o meio ambiente sem perda de potência e torque do motor, com uso do reagente líquido Arla 32, que é encontrado nas concessionárias Ford e postos de combustível.

Consumo: Durante o período de avaliação o consumo em trajeto urbano foi de 8,3 km/l com diesel.

Abastecido em um tanque com capacidade de 20 litros, permite rodar de 10.000 a 14.000 km em condições normais, com custo de menos de R$0,01 por quilômetro rodado.

Tração 4×4 e acabamento na cor preta e tanque com capacidade para 80 litros de diesel. Foto: Amauri Yamazaki

Distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes em preto.

As lanternas têm máscara escurecida. Nesse sentido o para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.

O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. Na lateral, os alargadores de paralama em preto fosco são projetados para enfrentar batidas de pedras no off-road. A faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.

A caçamba tem capacidade para 1.180 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Como acessórios, a Ranger Fx4 oferece um snorkel para a travessia de lâminas d’água com profundidade de até 800 mm, a maior da categoria.  

Além disso, há caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.

Controle de tração ao lado do câmbio automático. Foto: Amauri Yamazaki

Garantia: 5 anos

O que a Range Fx4 tem:

Força, robustez, elegância e requinte da montadora que mais vende picape no mundo.

O que falta na Ranger Fx4:

Melhor isolamento acústico do ruído do motor na cabine.

O snorkel permite que a Ranger FX4 atravesse áreas com até 800 mm de água. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica Ranger Fx4:

Motor: Longitudinal, 5 cilindros em linha, turbo diesel, duplo cabeçote e 3.198 cc.
Potência: 200 cv.
Torque: 47,9 kgfm.
Tração: Integral temporária.
Câmbio: Automático com 6 velocidades.
Direção: Assistência elétrica.
Diâmetro de giro: 12,2 m.
Suspensão Dianteira:  Independente com braços sobrepostos.
Suspensão Traseira: Eixo rígido e feixe de molas semielípticas.
Freio Dianteiro: Disco ventilado.
Freio Traseiro: Tambor.
Comprimento: 5.354mm.
Largura: 1.860 mm.
Distância entre-eixos: 3.220 mm.
Altura: 1.821 mm.
Bitola Dianteira: 1.560 mm.
Bitola Traseira: 1.560 mm.
Tanque de Combustível: 80 litros.
Caçamba: 1.180 litros.
Ângulo de Entrada: 28 graus.
Ângulo de Saída: 26 graus.
Carga Útil: 1.014 kg.
Travessia com água: 800 mm.
Vão livre do solo: 235 mm.

A versão Fx4 proporciona robustez, esportividade e conforto. Foto: Amauri Yamazaki

Andamos com a Ford Ranger FX4 turbodiesel.

 

COMPARTILHAR

27 Comentáros

  1. Parabéns Ranger muito lindo
    Meu sonho de ter um quem sabe um dia

    • Pick-up sempre foi especialidade da Ford.
      A FX 4 é mais um belo exemplo.
      Pick-up robusta,linda e bem acabada

    • Antonio Barbosa dos Santos

      O carro ficou muito bonito e potente!!
      Vamos ver como fica a competição com a Nissan e a Hilux.!!

  2. Paulo Roberto Manzieri

    Camionete potente, bonita, com força e conforto.
    Toca bem em estrada de terras nas fazendas e também no asfalto torne-se imponente.
    Vale a pena comprar!

  3. GIANCARLO ESCOBAR PIRRO

    Excelente matéria, imparcial, detalhamento na medida! E o carro é show, ranger sempre foi e continua sendo referência no segmento. Difícil escolher outro no segmento.

  4. Cezar+Ragonha

    Essa pick-up é sensacional, potente e com muitos equipamentos!!
    A nova Ford Ranger vai fazer “ranger” os dentes!!
    Qual será a faixa de preço?

  5. Eduardo+Ruiz

    Q diferença dos homens e dos garotos é o preço de seus brinquedos!!
    Kkkkkkk
    Esse aí faz o sorriso ficar estampado no rosto!