Em segundo cruzou a linha de chegada o monegasco Charles Leclerc seguido pelo inglês George Russell.

Verstappen vence o GP da Holanda de F-1.

Após largar na pole, o holandês Max Verstappen da Red Bull venceu o GP da Holanda para alegria da torcida.

Na largada, Verstappen manteve a liderança sendo acompanhado por Leclerc, Sainz, Hamilton, Perez, Norris, Russell e Stroll.

O clima no autódromo de Zandvoort estava nublado com a possibilidade de garoa fina.

A princípio, a corrida manteve-se sem grandes novidades com as trocas de posição acontecendo com George Russell conquistando a sexta posição após ultrapassar o inglês Lando Norris, da McLaren.

As trocas de pneus começaram a partir da décima sétima volta.

Verstappen, Leclerc, Sainz, Hamilton, Perez, Russell, Norris. Getty Images.

Red Bull

Não tem o melhor carro em curva, mas tem o melhor carro em reta. Após o safety car no final da corrida, Verstappen que vinha em segundo ultrapassou sem dificuldade a Mercedes de Lewis Hamilton.

Contudo, o mexicano Sergio Perez não consegue acompanhar o ritmo do holandês nos treinos e nas corridas. Tendo terminado na  quinta posição, Perez está empatado com Leclerc na vice-liderança do campeonato.

Ferrari

Tem o melhor carro em curva, quando é necessário pressão aerodinâmica.  O time poderia estar bem melhor no campeonato caso o time italiano não tivesse cometido tantos erros de estratégia durante a temporada.

Hoje no GP da Holanda, durante a troca de pneus de Carlos Sainz a equipe teve dificuldades de colocar o pneu traseiro esquerdo.

Charles Leclerc terminou na terceira posição. Foto: Ferrari Press

Mercedes

É o time que mais evoluiu desde o início da temporada. Porém, o heptacampeão Lewis Hamilton está com dificuldade para andar na frente do inglês George Russell que acumula mais pontos no campeonato.

Ao final da corrida, Hamilton reclamou pesado com a equipe pelo fato do time alemão ter colocado pneus médios na última parte da prova. A Red Bull optou por pneus macios e venceu a prova.

George Russell superou Lewis Hamilton mais uma vez. Mercedes

Alpine

Deixou a McLaren para trás e tenta a contratação do francês Piere Gasly da AlphaTauri. Com isso, caso a contratação se confirme terá dois pilotos franceses a partir de 2023.

Na vigésima segunda volta, após as trocas de pneus Hamilton liderava, seguido por Russell, Verstappen, Leclerc, Perez, Sainz, Albon, Norris e Stroll.

A Mercedes optou por colocar pneus duros nos carros de Hamilton e Russell gerando especulação se a equipe poderia ir até o final da prova com apenas uma troca de pneu.

No box, a estrategista da Red Bull Hannah Schmitz fazia as contas para escolher o tipo ideal de pneu para a parte final da prova.

Na trigésima sétima volta, Lewis Hamilton conquistou a terceira posição após ultrapassar a Red Bull de Sérgio Perez que utilizava pneus amarelos.

Verstappen seguia na liderança com 9,5 segundos de vantagem para Leclerc, que tinha 9,5 segundos de vantagem para Hamilton.

Segundo Pit

Verstappen seguia na liderança na volta 49 com Hamilton, Russell, Leclerc, Perez, Ocon, Sainz, Norris, Alonso, Stroll e Gasly, quando a equipe chamou o holandês para os boxes.

A Red Bull colocou pneus duros no carro do holandês e a Mercedes colocou pneus médios no carro de Hamilton e Russell.

Safety Car

Na volta, 55 (de um total de 72) a Alfa Romeo de Valtteri Bottas parou na pista  ao final da reta dos boxes provocando a entrada do safety car.

Nesse sentido, a Red Bull foi rápida e chamou Verstappen para os boxes para colocar pneus macios.

Safety Car no final da prova.  Foto: Clive Mason

Relargada

Na relargada, Max Verstappen ultrapassou a Mercedes de Lewis Hamilton no final da reta dos boxes.

Em seguida, Hamilton foi ultrapassado por Russell e Leclerc e na última volta reclamou com a equipe pelo rádio dizendo que eles arruinaram a corrida dele com a estratégia dos pneus.

No final, pelo segundo ano consecutivo Max Verstappen venceu o GP da Holanda e abriu mais de 109 pontos (4,36 vitórias) para o segundo colocado o monegasco Charles Leclerc da Ferrari.

George Russell,  Max Verstappen e Charles Leclerc. Foto: Dan Mullan/Getty Images

Próximas Corridas:

Itália – 30 de setembro
Singapura – 02 de outubro
Japão – 09 de outubro

Charles Leclerc e Sergio Perez estão empatados com 201 pontos.
Verstappen venceu o GP da Holanda pelo segundo ano consecutivo. Foto: Dan Mullan/Getty Images
Festa da torcida holandesa pelo segundo ano consecutivo. Foto: Dan Mullan/Getty Images
Charles Leclerc agora vai lutar pela conquista do vice-campeonato de pilotos. Foto: Ferrari
Sergio Perez não consegue acompanhar o ritmo de Verstappen. Foto: Getty Images
Pierre Gasly da AlphaTauri está com um pé dentro da equipe francesa Alpine. Foto: Getty Images

Verstappen vence o GP da Holanda de F-1.

 

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.