Versão EXL com motor 1.5 aspirado é o mais econômico do segmento.

HR-V 2023 prioriza segurança, conforto e consumo.

Avaliamos por uma semana o New Honda HR-V 2023 na versão EXL, tradicionalmente a mais vendida.

O HR-V é fabricado pela Honda na cidade de Itirapina no interior do estado de São Paulo.

O SUV recebeu atualização em tudo, com novo design externo/interno, novo motor aspirado, novos bancos e a inclusão de equipamentos de assistência a direção em todas as versões.

SUV ganhou uma completa atualização. Foto: Amauri Yamazaki

A partir da linha 2023, todos os modelos passam a contar com faróis Full LED e o Honda Sensing, um sofisticado equipamento de assistência de direção que auxilia o motorista a prevenir acidentes.

Faróis Full LED em todas as versões. Foto: Amauri Yamazaki

O New HR-V é bastante confortável, tem suspensão macia sendo ágil no trânsito apesar da troca de motor 1.8 para 1.5 aspirado. Em outubro, chegam as versões turbo mais potentes.

Com a troca do motor o HR-V teve uma redução de potência que foi minimizada pela montadora através da adoção da injeção direta de combustível e de uma calibração bastante eficiente com o câmbio CVT.

Em contrapartida, o consumo de combustível que antes girava ao redor de 9,5 km/l com gasolina na cidade, passou a 11,2 km/l durante o nosso período de avaliação. Um avanço ao redor de 18% na eficiência energética.

Com o novo motor aspirado o New HR-V roda cerca de 450 km em trajeto urbano com gasolina.

Novas rodas escurecidas de 17 polegadas na versão EXL e pneus 215/60 R17 Michelin. Foto: Amauri Yamazaki

A distância entre-eixos é de 2.610 mm, com comprimento de 4.330 mm, largura de 1.790 mm e altura de 1.590 mm.

Interior

Novo painel de instrumentos (igual ao do City) e nova tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas é 1 polegada maior que a versão anterior.

No interior, materiais e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente categoria premium com bancos dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga.

O conforto aumentou principalmente para os passageiros do banco traseiro que ganharam mais 3,5 cm para as pernas.

Novo painel de instrumentos, tela multimídia de 8 polegadas sensível ao toque e 2 tweeters. Foto: Amauri Yamazaki

O HR-V conta com 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 do tipo cortina. O isolamento acústico foi aprimorado com a adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência.

Novos bancos revestidos em couro com sistema de estabilização corporal para evitar a fadiga. Foto: Amauri Yamazaki

O espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro cresceu 3,5 cm, mesmo ganho adicionado no espaço para os pés.

Banco traseiro com sistema Magic Seat de modularidade dos bancos com 3 modos de utilização (Utility, Long e Tall), que permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.

Dois dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro e acréscimo de 3,5 cm para as pernas. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.5, aspirado, VTEC, flex com injeção direta, rende 126 cv de potência a 6.200 rpm tanto com etanol ou gasolina.

De acordo com a montadora, o torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm com etanol e 1,5 kgfm a 4.600 com gasolina.

Nesse sentido, o New HR-V é o SUV com maior eficiência energética em seu segmento.

Mesmo motor utilizado no City rende 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. Foto: Amauri Yamazaki

Quem quiser um motor mais potente pode aguardar o New HR-V nas versões Advance e Touring com motor 1.5 turbo com 177 cv de potência a partir de outubro de 2022.

Durante o período de avaliação o consumo foi de 11,2 km/l com gasolina na cidade. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

O Honda SENSING é um pacote de segurança e assistência ao motorista composto por:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Novas lanternas com luz de freio em LED são unidas por uma barra horizontal também em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Uma novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar no controle da direção. Contudo, o sistema funciona entre 3 e 20 km/h.

A capacidade do porta-malas passou para 354 litros e o tanque de combustível tem capacidade para 50 litros. Foto: Amauri Yamazaki

O que o New HR-V EXL tem:

Conforto
Segurança
Melhor eficiência energética do segmento
Melhor assistência técnica do país
Valor de revenda

O que falta no New HR-V EXL:

Aviso de ponto cego nos retrovisores externos.

A garantia do New HR-V é de 3 anos sem limite de quilometragem.

New HR-V ganhou novas opções de cores. Divulgação

HR-V 2023 prioriza segurança, conforto e consumo.

 

COMPARTILHAR

41 Comentáros

  1. Renato Gloder Maciel

    Um carro que já era muito bonito e confortável, agora está mais bonito, mais confortável, além de estar muito econômico. Certamente vai fazer um grande sucesso.

    • Gilson+Castanhal

      Nota 10 carro ficou muito lindo. Com certeza vai ter fila para comprar.

        • Carro muito bonito, bem equipado, com o sistema Sensing muito eficiente e importante,o aumento de espaço para as pernas resulta em bom conforto no banco traseiro.

  2. Eduardo Domingues Da Cruz

    Um lindo carro para se comprar e passear!

    • Carlos marra

      O que já era bom ficou melhor. Atualização perfeita muita tecnologia embarcada. Só acho que merecia um motor menor turbo com preço mais acessível

  3. Francisco Edvando

    Bom dia amigos..
    Se eu já gostava do Honda hr-v imagina agora q esta mais
    Lindo, novos bancos com mais espaço,
    E novo motor 1.5 turbo.
    Ficou lindo lindo, Gostei d mais.

  4. Nossa.. já era bonito! Ficou mais ainda!
    Belas fotos!

  5. Jose Manoel Bezerra

    HR -V além das tecnologias o espaço ficou ótimo, tive o prazer de andar e conhecer esse novo modelo da HR-V da Honda. e fiquei muito satisfeito. Acho que esse modelo vai vender muito… parabéns Honda!

  6. Carlos marra

    Bastante tecnologia esse e o segmento.carro muito confortável. Só acho que o ideal seria um motor pequeno turbo seria até mais econômico. Mas no geral muito bom. Só meio salgado e no preço

    • Revista HG

      Versão turbo chega em outubro com 177cv de potência

  7. CARLOS+A+FERRACINA

    Carro ficou muito bonito, além de toda tecnologia embarcada, um destaque especial para os itens de segurança.

    • Revista HG

      Funcionam direitinho, eu testei na estrada

  8. Lindo carro, imponente, belo design e que motor.

  9. ANTONIO CARLOS DUARTE DE MATTOS

    Amaury, bela matéria
    , este HRV ficou um belo carro ….

  10. Eduardo Ruiz

    Carro padrão da sobriedade japonesa.
    Carro que garante ao dono credibilidade.
    Mas a Honda peca em não dar teto solar pro modelo!
    Isso faz que a concorrência fique à frente.

  11. Paulo Roberto Manzieri

    Apesar de ter apenas 3 anos de garantia este veiculo é de excelente marca, bonito e moderno.
    Vale a pena comprarum.