Scooter ganhou novo design, mais espaço sob o banco, mais potência e três versões.

Honda PCX 2023 ganhou mais potência e novo design.

A Moto Honda da Amazônia apresenta três as versões do modelo para 2023: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX.

Em todas, há a opção da Smart Key que opera a ignição e a abertura do assento e também aciona um alarme antifurto.

A diferenciação entre as versões também se dá pelo sistema de frenagem, CBS – Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS – Antilock Brake System –, de um canal.

Outra novidade tecnológica, além do novo motor eSP+ e do chassi tubular de aço redesenhado, é a introdução do HSTC – Honda Selectable Torque Control, exclusivo das versões PCX ABS e DLX.

Nova PCX 2023. Caio Mattos

Design

As linhas da PCX 2023 estão mais futurísticas e expressam a ousadia do projeto, que será identificado como uma nova PCX, porém mantendo a personalidade marcante, pilar de seu sucesso.

Os grupos óticos dianteiro e traseiro foram redesenhados e são elementos de forte identidade. Na dianteira, a luz de posição, ou DRL – Daytime Running Light, é composta por cinco “traços” muito característicos. Na traseira a iluminação desfruta de tecnologia que dá ao “X” iluminado um intenso efeito 3D.

DRL – Daytime Running Light em LED. Caio Mattos
“X” iluminado. Caio Mattos

Ergonomia

O assento foi alvo de um reestudo em sua conformação para dar a piloto e garupa ainda mais conforto sem alterar a pequena distância em relação ao solo, característica muito apreciada das PCX.

Outra melhoria foi com relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30 mm tanto longitudinalmente quanto nas laterais.

A ergonomia melhorou na versão 2023. Caio Mattos

Compartimento

A capacidade do compartimento sob o banco em nada menos do que 2 litros, incremento que fez o volume total alcançar a marca de 30 litros de capacidade, ideal para abrigar um capacete de grandes dimensões e espaço para outros objetos.

O porta-luvas, posicionado à esquerda do escudo frontal foi redesenhado e agora além de ser mais espaçoso, conta com uma útil porta USB destinada à recarga de smartphones. Nova portinhola que recobre o reservatório de combustível, agora com espaço para apoiar a tampa do tanque durante o reabastecimento.

Compartimento maior para guardar o capacete. Caio Mattos

Painel

O novo painel “widescreen” engloba as informações necessárias à condução e gestão da PCX 2023. A tecnologia LCD com fundo escuro e indicadores em alto contraste permite leitura fácil sob quaisquer condições de luz, aspecto de importância no âmbito da segurança.

Painel de instrumentos. Caio Mattos

Motor

Monocilíndrico SOHC de 4 válvulas arrefecido a líquido, que se vale da tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, conceito que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência.

A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f.

O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1.

O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km.

Tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus – reduz o atrito. Caio Mattos

HSTC

Nas versões PCX ABS e PCX DLX estreia o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.

Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento.  O sistema pode ser desligado completamente através de um comando no punho esquerdo.

Chassi

Chassi aço tipo berço duplo oferece maior durabilidade e adequação à maior potência proporcionada pelo novo motor. Tal modificação não comprometeu a maneabilidade da PCX, assim como a facilidade de pilotagem e conforto.

Além disso, a distância entre eixos foi alongada em 2 mm e as restantes medidas da geometria de direção permaneceram voltadas a oferecer a agilidade típica das PCX. O peso total em ordem de marcha é de cerca 130 kg.

Rodas

Ambas as rodas ganharam um novo desenho. Na traseira a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro enquanto os pneus agora são maiores, 110/70-14 o dianteiro e 130/70-13 o traseiro (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14).

Pneu dianteiro110/70 14 – Pirelli. Caio Mattos

A PCX chega em outubro nas concessionárias autorizadas Honda.

Preços PCX

CBS: R$ 15.460,00 – cinza metálico.

ABS: R$ 17.000,00 – branco perolizado.

DLX ABS: R$ 17.400,00 – azul metálico.

PCX DXL, PCX CBS e PCX ABS – Foto: Caio Mattos

Honda PCX 2023 ganhou mais potência e novo design.

 

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6 Comentáros

  1. Marcos de mattos

    Bela moto e confortável parabéns para Honda

  2. Álvaro Lima

    Veículo bonito e interessante. Mas consideraria outras opções nessa faixa de preço.