SUV premium vem com motor 2.0 diesel com 170 cv, três fileiras de bancos e uma enorme quantidade de equipamentos.
Jeep Commander Overland 4×4 turbo diesel.
Sucesso de vendas desde o lançamento (ago/21), o Commander é produzido no estado de Pernambuco e tem um fila de espera de pelo menos 120 dias. Mesmo faltando carro lidera o segmento (D+) com o dobro de vendas do segundo colocado.
Ao contrário da maioria das montadoras nacionais que diziam que não justificava a fabricação de um automóvel nesta faixa de preço, a Jeep seguiu contra a corrente e decidiu fabricar no país um SUV na faixa dos R$ 300 mil.
A princípio, a ousadia que faz parte do DNA da montadora está dando certo com a Jeep ocupando a sexta posição em vendas no país, de acordo com a Fenabrave (acumulado de janeiro/setembro 2022).
A versão Overland é a topo de linha do Commander, diferenciando-se pelo motor turbo diesel, tração 4×4, teto solar panorâmico e som Harman Kardon de alta fidelidade.
O Commander Overland não fica atrás dos importados europeus de alto luxo entre 300 e 400 mil reais.
Dirigir com a versão diesel é mais gostoso que a versão 1.3 turbo flex, pois ele entrega maior torque em baixas rotações sendo silencioso e com baixa trepidação.
A suspensão é confortável e absorve bem os buracos, lombadas e as vias mal conservadas do país.
Design
Robusto, elegante impressiona pelo porte e tamanho considerado grande no Brasil.
Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica que ficou conhecida nos automóveis de alto luxo alemães. Já as lanternas e os faróis de neblina e DRL também são em LED.
Interior
Acabamento premium e uma vasta oferta de equipamentos disponível apenas nos veículos de alto luxo, com três fileiras de assentos.
Cluster Full Digital configurável de 10,25”, multimídia de 10,1” Full HD com navegação própria e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
Além disso, conta com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo e duas entradas USB, sendo uma USB do tipo C.
Banco do motorista e passageiro em couro com ajuste elétrico na Overland e teto solar panorâmico de série.
Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, motociclistas, detector de fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Alinhado aos bancos, há revestimento em suede e couro no painel com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom reforçando o requinte do modelo.
Assistência de direção
Controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação e park assist.
Airbags
O modelo oferece 7 airbags de série em todas as versões: 2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 para o joelho do motorista.
Motor
Dianteiro, 4 cilindros, 1956 cm³, turbo diesel, injeção direta Bosch, desenvolve 170 cv de potência a 3.750 rpm e torque 38,7 kgfm a 1.750 rpm. Silencioso, potente, econômico e trepida pouco.
O motor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a poluição. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD380 a autonomia é de cerca de 10 mil km.
Câmbio automático de 9 velocidades + ré.
Durante o período de avaliação fez 9,6 km/l na cidade de São Paulo com diesel. Na estrada o consumo foi de 11,4 km/l.
A silhueta traseira e a barra horizontal também combinam com os músculos e a sofisticação da assinatura das lanternas.
Ficha Técnica Overland turbo diesel
Motor: Dianteiro, transversal , 4 cilindros em linha, 1.956 cm³ turbo e 16V.
Potência: 170 cv a 3.750 rpm.
Torque: 38,7 kgfm (380 Nm) a 1.750 rpm.
Alimentação: Injeção direta Bosch Multijet.
Combustível: Diesel.
Transmissão: Automático 9 marchas + ré.
Tração: Integral.
Freio Dianteiro: Disco ventilado.
Freio Traseiro: Disco sólido.
Comando: A pedal com ABS/ESC.
Suspensão dianteira: McPherson rodas independentes, braços oscilantes com geometria triangular e
barra estabilizadora.
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados.
Suspensão traseira: McPherson rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora.
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados.
Elemento elástico: Molas helicoidais.
Direção: Pinhão e cremalheira.
Diâmetro mínimo de curva: 11,8 m.
Rodas: 7,5” x 19” em alumínio
Pneus: 235/50 R19 – Pirelli.
Peso do veículo: 1.908 kg.
Capacidade de carga: 540 kg.
Comprimento: 4.769 mm.
Largura da carroceria: 1.859 mm.
Altura do veículo: 1.700 mm.
Distância entre eixos: 2.794 mm.
Altura mínima do solo: 214 mm.
Ângulo de entrada: 25,4°.
Ângulo de saída: 23,6°.
Ângulo de rampa: 21,6°.
Porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.).
Tanque de combustível: 61 litros.
Velocidade máxima: 197 km/h e 0 a 100 km/h: 11,6 s.
18 Comentáros
Lindo carro e muito top!
Top mesmo
Este é um foguete ?, muita tecnologia fácil de trabalhar e muito espaço. Carro para família.
Entrega mais que a BMW X1
Carro espetacular, super completo em todos os aspectos um verdadeiro sonho de consumo.
A concorrência que fique experta.
Commander tem fila de espera de 120 dias…
A Jeep mostrou que este produto compete com as melhores marcas europeias e asiáticas.
Parabéns!
Produto de primeira linha!
Perfeito
Corro gostoso de dirigir.
Lindo por dentro e por fora.
Top d mais.
Muito gostoso de dirigir e faz 9,5 km/l com diesel na cidade
A Jeep mostrou que este produto compete com as melhores marcas europeias e asiáticas.
Parabéns!
Produto de primeira linha!
Verdade
Com um motor desses , e tanto espaço interno a vontade de viajar quase explode
Sim, com a família
Carro maravilhoso e com um preço competitivo em relação aos seus similares!!
Verdade
Versão tamanho família pra brincar nos buracos das cidades e nas lamas das estradinhas do interior!
Rs