Montadora japonesa é a primeira e única a trabalhar a introdução da eletrificação veicular com produção nacional.
Toyota acelera a eletrificação veicular no Brasil
Começam a ganhar escala no país as opções de veículos híbridos e elétricos para a classe média com opções a partir de R$ 149.000,00.
Contudo, a única montadora a produzir no país veículos híbridos é a Toyota do Brasil, através do Corolla Hybrid sedan e o Corolla Cross Hybrid, ambos sucesso de vendas em seus segmentos.
A montadora nos convidou para visitar a fábrica de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, para conhecer de perto seus modelos híbridos, elétricos e a célula de combustível (hidrogênio).
De acordo com a montadora, ainda não há planos a serem divulgados para vender ou produzir veículos elétricos ou a célula de combustível no Brasil.
A princípio, o motivo é a falta de estrutura para eletrificação veicular que dificulta a autonomia dos veículos principalmente nas viagens.
Mirai
No caso do Mirai, movido a célula de combustível a situação é mais difícil, pois o hidrogênio a ser introduzido nos cilindros do automóvel deve ser em altíssima pressão (500 Bar), o que não seria economicamente viável atualmente no país.
No Brasil, a montadora iniciou uma parceria com a White Martins que produz hidrogênio para poder abastecer o Mirai, mas a empresa ainda não tem o equipamento para abastecer o veículo em alta pressão. Nesse sentido, o máximo de carga possível dar no veículo é suficiente para abastecer apenas 20% da capacidade do cilindro.
Porém, com o tanque cheio de hidrogênio o Mirai tem uma autonomia de 600 km.
De acordo com a Toyota, as vendas do modelo já atingem 20.000 unidades/ano, sendo vendido no Japão e no estado da Califórnia.
Contudo, enquanto os veículos elétricos da montadora no país vai levar mais algum tempo, no segmento de híbridos a Toyota obtém sucesso com o Corolla sedan e o Corolla Cross, que são flex e não tem problema de autonomia.
Governo
Para as montadoras, é preciso por parte dos governos um caminho claro e previsível para traçar os planos de descarbonização que envolvem as montadoras, seus fornecedores e a sociedade que irá utilizar os veículos.
Os automóveis Lexus híbridos podem ser carregados na tomada ou no carregador rápido que tem um custo de 15 a 20.000 reais.
Além disso, os automóveis híbridos e elétricos são isentos do rodízio municipal na cidade de São Paulo.
A Toyota Motor Company tem o desafio de zerar a emissão de carbono de seus produtos até 2050, e de acordo com a Toyota do Brasil, algumas metas deverão ser atingidas antes do prazo.
Toyota acelera a eletrificação veicular no Brasil.
Comentários desabilitados.