Em seguida cruzou Charles Leclerc da Ferrari e Sergio Perez da Red Bull.
Max Verstappen vence o GP de Abu Dhabi de F-1.
O holandês Max Verstappen da Red Bull venceu de ponta a ponta o GP de Abu Dhabi, vigésima segunda e última etapa do campeonato mundial de F-1.
A princípio, a expectativa da prova era pela disputa do vice-campeonato de pilotos entre o mexicano Sergio Perez e o monegasco Charles Leclerc que levou a melhor.
Largada
Na largada, Sergio Perez com o segundo tempo teve a oportunidade de ultrapassar Verstappen na primeira curva, mas permaneceu na segunda posição.
Ainda na primeira volta, o espanhol Carlos Sainz da Ferrari forçou uma ultrapassagem em Lewis Hamilton na freada, com o inglês tendo que abrir e passar por uma ondulação que fez o Mercedes pular.
Hamilton retornou a frente, mas por ter cortado a curva foi obrigado a devolver a posição ao espanhol.
A corrida seguiu sem grandes alterações com Verstappen, Perez (a 2s), Leclerc, Hamilton, Sainz, Norris, Russell, Ocon, Vettel, Alonso e Tsunoda na décima segunda posição.
Pneus
Entre os líderes o primeiro a parar para a troca de pneus foi o inglês George Russell na décima sexta volta. Em seguida, foi a vez de Sergio Perez da Red Bull que trocou os pneus médios pelos duros.
Nesse sentido, o mexicano retornou em segundo com um bom ritmo de corrida com Charles Leclerc em terceiro.
Na vigésima oitava volta, o espanhol Fernando Alonso da Alpine parou nos boxes e abandonou a prova.
Estratégia
A Ferrari optou por uma troca de pneus com Charles Leclerc durante a corrida quando soube que a estratégia da Red Bull de Sergio Perez seria de duas trocas.
Com isso, Sergio Perez que havia caído para a sexta posição com a segunda troca de pneus, teve de seguir em uma corrida de recuperação para alcançar Leclerc que ocupada a segunda posição.
Contudo, faltando oito voltas o mexicano teria de tirar um segundo por volta para tentar ultrapassar o monegasco que poupou os pneus e conseguiu terminar em segundo, a frente de Perez.
Final
No final, vitória do holandês Max Verstappen a décima quinta na temporada e a trigésima quinta na carreira. Em segundo, cruzou o monegasco Charles Leclerc da Ferrari que nem comemorou muito o vice-campeonato de pilotos.
Em terceiro, Sergio Perez não demonstrou abatimento por ter perdido o vice-campeonato, pois fez o possível para atingir o melhor resultado possível.
Despedida
Na última prova do ano, despediram-se da F-1: Sebastian Vettel, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Daniel Ricciardo.
A princípio, somente o australiano Daniel Ricciardo tem chances de retornar a categoria.
Calendário 2023
A categoria fez uma pausa de três meses e retorna no dia 5 de março com no Bahrein.
01 – Bahrein – 05 de março
02 – Arábia Saudita – 19 de março
03 – Austrália – 2 de abril
04 – China – 16 de abril
05 – Azerbaijão – 30 de abril
06 – Miami – 07 de abril
07 – Emilia Romagna – 21 de maio
Max Verstappen vence o GP de Abu Dhabi de F-1.
Comentários desabilitados.