Versão Ultimate com motor 1.0 vem com 130 cv de potência e equipamentos de assistência à direção.
Andamos no Fiat Fastback Ultimate 1.0 turbo.
Tivermos a oportunidade de avaliar por uma semana a versão topo de linha do Fastback com motor 1.0 turbo.
Apresentado como carro conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, o Fiat Fastback chama atenção pelo seu porte e design.
O SUV vem de fábrica com sistemas de assistência à direção, freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7″, central multimídia de 10,1″ e o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços oferecido como opcional.
O Fastback tem boa dirigibilidade e o motor 1.0 turbo impressiona pelo seu rendimento. A aceleração é rápida e mesmo com o controle de tração ligado se o motorista pisar fundo vão ouvir os pneus “cantando”.
Design
Um dos pontos fortes do modelo tem estilo imponente e porte de SUV grande, com um mix de esportividade e de um coupé.
Para-choque com entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano.
Na lateral, silhueta fluida com a coluna C inclinada e o teto em direção à traseira.
A altura do solo é de 192 mm, uma das maiores do segmento, poupando o proprietário de raspar o veículo em lugares acidentados.
Interior
O interior tem uma atmosfera mais sofisticada que o habitual dos modelos Fiat. Bem como, a posição do console central destaca a central multimídia de 10,1 polegadas que facilita a leitura do mapa, câmera de ré e demais instrumentos.
A posição de direção mais alta transmite sensação de superioridade e segurança.
Os bancos são espaçosos, confortáveis com bom acabamento.
O Fastback vem com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, com tecnologia de dupla função, protegendo a cabeça e o tórax.
Assistência à direção
Frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
Também como item de série, o freio de mão eletrônico e o Auto Hold, que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, em uma subida, semáforo ou no engarrafamento, trazendo mais conforto e segurança.
Motor
Impressiona a performance do motor 3 cilindros, 1.0, turbo, flex, com 130 cv de potência e 200Nm de torque com etanol. Com gasolina a potência máxima é de 125 cv.
O Fastback 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos sendo o mais rápido do segmento com motor 1.0 turbo.
O consumo com o motorista sem bagagem foi de 7,4 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol.
O câmbio com motor 1.0 turbo é do tipo CVT.
O Fastback vem com três modos de direção: Normal (menor consumo e mais conforto), Manual e Sport (resposta mais rápida). Para optar pelo último, basta acionar um botão no volante.
Suspensão
Uma otimização na geometria dianteira permitiu um centro de rolagem mais baixo, para aumento da estabilidade, e uma nova relação de direção que garante uma direção mais precisa e direta. Bem como, um maior diâmetro da barra estabilizadora confere mais estabilidade dinâmica.
Além disso, foi desenvolvido um novo eixo traseiro que dá mais rigidez, reduzindo a rolagem da carroceria e garantindo mais estabilidade.
O modelo está disponível nas cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari e Cinza Silverstone.
Carroceria
Carroceria composta por 87% de aço de alta e ultra resistência para dissipar melhor a energia do impacto em caso de colisão, poupando a integridade ao habitáculo.
Ponto forte do Fiat Fastback Ultimate:
– Design, conforto, tamanho do porta-malas (517 litros).
– Central multimídia de 10,1 ” com conexão sem fio e equipamentos de assistência à direção.
– Motor turbo com aceleração de impressionar.
Ponto fraco do Fiat Fastback Ultimate:
– Ruídos na parte traseira provocada pelo tampão que separa o porta-malas da cabine do veículo quando não está bem fixada.
– Vidro traseiro é curto (tem pouca altura) dificultando a visibilidade para estacionar o SUV.
Andamos no Fiat Fastback Ultimate 1.0 turbo.
40 Comentáros
Uau, legal ein
Uau
A Fiat conseguiu conciliar elegância, economia e potência. Tudo em um só carro… Perfeito
Conseguiu mesmo
Esse ficou lindo.
Com muito espaço. E económico muito confortável.
Parabéns a Fiat.
OK
Esse carro ficou lindo de mais!
Lindo carro
Blz
Ok
Falando do Fiat fastback, gostei demais achei muito bom e bonito tem cara de carrão tive o prazer de dirigir um para mim falta duas coisas nesse carro que se mudasse acho que completaria mais os gostos dos brasileiros, que na minha opinião o painel deveria ser o mesmo material do antigo Stilo e o teto solar. Acho que ficaria top!!
Verdade
Um carro luxuoso, ficou muito perfeito.
Um dos maiores lançamentos de 2022
Ousadia
Este carro ficou top .muito lindo.
Sim
Eita! Q fiat bonito!!
Design
Lindo carro
Ok
Um carro luxuoso, muito lindo .
Lindo lindo de mais parabéns Fiat
Certamente o carro mais bonito e luxuoso lançado pela Fiat no Brasil.até hoje.
Para completar muito elegante e muito equipado.
Falou quem entende
Excelente carro
Tem pronta entrega
A FIAT , voltando a Inovar. Lindo Carro.
Verdade
Sempre
Ficou lindo , linhas chamativas , só faltou a câmera de ré para auxiliar o vidro traseiro pequeno
Ele tem câmera de ré
Uma verdadeira revolução em um carro 1.0 … adorei , muito elegante ! Parabéns ???
Concordo
Design arrojado e motorização muito boa!!!
Arrojado
A FIAT deu um passo gigante com o Fastback, um automóvel com design atraente, boa dirigibilidade, boa performance. Falta realmente o teto solar e como descrito na reportagem, o barulho da tampa do porta-malas não deve agradar muito. Tirando isso, um belo carro!!!
Concordo, um passo gigante de quem já estava na frente
O design mostra uma renovação da marca, mas para um carro de 150 mil tem ruídos de veículos de baixa qualidade.
Ainda faz falta um limpador traseiro.
O câmbio CVT é problema no irmão menor Pulse, veremos se haverá falhas neste modelo futuramente.
Ok