Versão Ultimate com motor 1.0 vem com 130 cv de potência e equipamentos de assistência à direção.

Andamos no Fiat Fastback Ultimate 1.0 turbo.

Tivermos a oportunidade de avaliar por uma semana a versão topo de linha do Fastback com motor 1.0 turbo.

Apresentado como carro conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, o Fiat Fastback chama atenção pelo seu porte e design.

O SUV vem de fábrica com sistemas de assistência à direção, freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7″, central multimídia de 10,1″ e o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços oferecido como opcional.

Faróis, pisca e faróis de neblina em LED e ângulo de ataque de 20,4º. Foto: Amauri Yamazaki

O Fastback tem boa dirigibilidade e o motor 1.0 turbo impressiona pelo seu rendimento. A aceleração é rápida e mesmo com o controle de tração ligado se o motorista pisar fundo vão ouvir os pneus “cantando”.

Design

Um dos pontos fortes do modelo tem estilo imponente e porte de SUV grande, com um mix de esportividade e de um coupé.

Para-choque com entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano.

Na lateral, silhueta fluida com a coluna C inclinada e o teto em direção à traseira.

Rodas de liga-leve 18 polegadas e pneus 215/45 R18 – Continental. Imagem: Amauri Yamazaki

A altura do solo é de 192 mm, uma das maiores do segmento, poupando o proprietário de raspar o veículo em lugares acidentados.

Interior

O interior tem uma atmosfera mais sofisticada que o habitual dos modelos Fiat. Bem como, a posição do console central destaca a central multimídia de 10,1 polegadas que facilita a leitura do mapa, câmera de ré e demais instrumentos.

Painel de instrumentos digital configurável, modo de direção Sport no volante e ar-condicionado digital de uma zona. Foto: Amauri Yamazaki
Central multimídia de 10,1 polegadas tem funcionamento ágil e conexão sem fio para smartphone. Amauri Yamazaki

A posição de direção mais alta transmite sensação de superioridade e segurança.

Os bancos são espaçosos, confortáveis com bom acabamento.

Bancos revestidos com couro ecológico são confortáveis. Imagem: Amauri Yamazaki

O Fastback vem com  quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, com tecnologia de dupla função, protegendo a cabeça e o tórax.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dois dutos de ar-condicionado e uma entrada USB. Amauri Yamazaki

Assistência à direção

Frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Também como item de série, o freio de mão eletrônico e o Auto Hold, que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, em uma subida, semáforo ou no engarrafamento, trazendo mais conforto e segurança.

Motor

Impressiona a performance do motor 3 cilindros, 1.0, turbo, flex, com 130 cv de potência e 200Nm de torque com etanol. Com gasolina a potência máxima é de 125 cv.

O Fastback 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos sendo o mais rápido do segmento com motor 1.0 turbo.

O consumo com o motorista sem bagagem foi de 7,4 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol.

Motor 3 cilindros, turbo, flex desenvolve 130 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

O câmbio com motor 1.0 turbo é do tipo CVT.

O Fastback vem com três modos de direção: Normal (menor consumo e mais conforto), Manual e Sport (resposta mais rápida). Para optar pelo último, basta acionar um botão no volante.

Design coupé na traseira com tampa do porta-malas com linha fluída. Amauri Yamazaki

Suspensão

Uma otimização na geometria dianteira permitiu um centro de rolagem mais baixo, para aumento da estabilidade, e uma nova relação de direção que garante uma direção mais precisa e direta. Bem como,  um maior diâmetro da barra estabilizadora confere mais estabilidade dinâmica.

Além disso, foi desenvolvido um novo eixo traseiro que dá mais rigidez, reduzindo a rolagem da carroceria e garantindo mais estabilidade.

Porta-malas com capacidade para 517 litros na medição VDA (a mais utilizada). Foto: Amauri Yamazaki

O modelo está disponível nas cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari e Cinza Silverstone.

Carroceria

Carroceria composta por 87% de aço de alta e ultra resistência para dissipar melhor a energia do impacto em caso de colisão, poupando a integridade ao habitáculo.

Fastback foi lançado em setembro de 2022. Imagem: Amauri Yamazaki

Ponto forte do Fiat Fastback Ultimate:

– Design, conforto, tamanho do porta-malas (517 litros).

– Central multimídia de 10,1 ” com conexão sem fio e equipamentos de assistência à direção.

– Motor turbo com aceleração de impressionar.

Ponto fraco do Fiat Fastback Ultimate:

– Ruídos na parte traseira provocada pelo tampão que separa o porta-malas da cabine do veículo quando não está bem fixada.

– Vidro traseiro é curto (tem pouca altura) dificultando a visibilidade para estacionar o SUV.

 

Andamos no Fiat Fastback Ultimate 1.0 turbo.

COMPARTILHAR

40 Comentáros

  1. Francisco Edvando

    Esse ficou lindo.
    Com muito espaço. E económico muito confortável.
    Parabéns a Fiat.

  2. Eduardo Domingues Da Cruz

    Esse carro ficou lindo de mais!

  3. Jose Manoel Bezerra

    Falando do Fiat fastback, gostei demais achei muito bom e bonito tem cara de carrão tive o prazer de dirigir um para mim falta duas coisas nesse carro que se mudasse acho que completaria mais os gostos dos brasileiros, que na minha opinião o painel deveria ser o mesmo material do antigo Stilo e o teto solar. Acho que ficaria top!!

      • Certamente o carro mais bonito e luxuoso lançado pela Fiat no Brasil.até hoje.
        Para completar muito elegante e muito equipado.

  4. Wesley Nascimento

    Ficou lindo , linhas chamativas , só faltou a câmera de ré para auxiliar o vidro traseiro pequeno

  5. Cezar+Ragonha

    A FIAT deu um passo gigante com o Fastback, um automóvel com design atraente, boa dirigibilidade, boa performance. Falta realmente o teto solar e como descrito na reportagem, o barulho da tampa do porta-malas não deve agradar muito. Tirando isso, um belo carro!!!

    • Revista HG

      Concordo, um passo gigante de quem já estava na frente

  6. Eduardo Ruiz

    O design mostra uma renovação da marca, mas para um carro de 150 mil tem ruídos de veículos de baixa qualidade.
    Ainda faz falta um limpador traseiro.
    O câmbio CVT é problema no irmão menor Pulse, veremos se haverá falhas neste modelo futuramente.