Versão de entrada Audace entrega excelente relação custo-benefício e boa oferta de equipamentos de série.

Fiat Fastback Audace vem com 130 cv de potência.

Considerado o Carro do Ano pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva) em 2022, o Fastback emplacou 3.411 unidades em dezembro de 2022, de acordo com a Fenabrave.

Dessa forma, ficou a frente do Citroen C3, Honda HR-V, Hyundai HB 20s, GM Spin, Jeep Commander e Renault Duster.

O modelo representa a estreia da marca no segmento de SUV de médio porte e o retorno da Fiat aos consumidores mais abastados.

A princípio, o Fastback não deve competir com o Jeep Compass (pelo porte da carroceria) pois tem preço inferior para não canibalizar os modelos da Jeep, que também pertencem a Stellantis.

Faróis e pisca em LED na versão de entrada. Foto: Amauri Yamazaki

Design

A Fiat acertou em desenvolver um SUV-coupé como encontrado nos SUVs alemães da BMW, Mercedes, Audi e Porsche. O design cupê traz um estilo mais esportivo ao modelo.

Pelo design, e pelo porte, dá para notar que o Fastback chama atenção por onde passa.

Rodas de 17″ e pneus 205/50 R17 – Pirelli. Imagem: Amauri Yamazaki

Interior

Painel de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógico e computador de bordo digital. Nas versões superiores o painel de instrumentos é digital configurável.

Contudo, a central multimídia tem 10,1 polegadas como nas versões superiores, facilitando a vida do motorista na leitura dos mapas (vem com mapa próprio Tom Tom).

Conta-giros e velocímetro analógico e computador de bordo digital. Botão vermelho no volante muda o modo de condução para esporte. Foto: Amauri Yamazaki

Como acontece na maioria dos SUVs a posição de dirigir é elevada com excelente espaço interno.

Central multimídia de 10,1 polegadas (opcional a R$ 1.490,00) com espelhamento de smartphone sem fio e ar-condicionado digital de uma zona. Amauri Yamazaki

A versão de entrada vem com uma boa oferta de itens de série como: ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado digital, borboleta no volante, sensor e câmera de estacionamento traseiros, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.

Bancos com revestimento que imitam o couro na versão Audace são opcionais a R$ 2.490,00. Foto: Amauri Yamazaki

A distância entre-eixos é praticamente a mesma do Pulse (2.532 mm) com 2.533 mm.  Ao todo, são 15 porta-objetos na cabine.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos de ar-condicionado e uma tomada USB. Amauri Yamazaki

Motor

Impressiona a performance do motor 3 cilindros, 1.0, turbo, flex, com 130 cv de potência e 200Nm de torque com etanol. Com gasolina a potência máxima é de 125 cv.

O Fastback 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos sendo o mais rápido do segmento com motor 1.0 turbo.

O consumo com o motorista sem bagagem foi de 7,4 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol.

Motor 3 cilindros, turbo, flex desenvolve 130 cv de potência com etanol. Foto: Amauri Yamazaki
Design cupê na traseira traz esportividade ao modelo. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

Uma otimização na geometria dianteira permitiu um centro de rolagem mais baixo, para aumento da estabilidade, e uma nova relação de direção que garante uma direção mais precisa e direta. Bem como,  um maior diâmetro da barra estabilizadora confere mais estabilidade dinâmica.

Além disso, foi desenvolvido um novo eixo traseiro que dá mais rigidez, reduzindo a rolagem da carroceria e garantindo mais estabilidade.

Porta-malas com capacidade para 517 litros na medição VDA (a mais utilizada). Foto: Amauri Yamazaki
Identificação da versão na tampa do porta-malas traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Carroceria

Carroceria composta por 87% de aço de alta e ultra resistência para dissipar melhor a energia do impacto em caso de colisão, poupando a integridade ao habitáculo.

Ponto forte do Fiat Fastback Audace:

– Design, conforto, tamanho do porta-malas (517 litros) e preço competitivo.

– Central multimídia de 10,1 ” (opcional a R$ 1.490,00) com conexão sem fio e equipamentos de assistência à direção.

– Motor turbo com aceleração que impressiona.

Ponto fraco do Fiat Fastback Ultimate:

– Vidro traseiro é curto (tem pouca altura) dificultando a visibilidade para estacionar.

Modelo marca o retorno da Fiat as classes mais abastadas. Imagem: Amauri Yamazaki

Fiat Fastback Audace vem com 130 cv de potência.

COMPARTILHAR

29 Comentáros

  1. Lindo. Só cuidado que 130cv em um carro 1.0, pode não ser uma vantagem e sim dor de cabeça , não esqueça quantos quilos a mais vc vai colocar no carro que aí é prejudicial.

  2. Francisco Edvando

    Lindo d mais muito top.
    A Fiat esta de parabéns

  3. Fiat surpreendendo! Tá bonito esse! Multimídia está com o preço mto bom!

  4. Paulo Stedile

    Puro sangue italiano com todos os recursos

  5. Lindo e elegante o carro surpreende.
    Tem bom desempenho e excelente relação custo benefício.
    Aplausos para a Fiat??

  6. Lindo e elegante o carro surpreende.
    Tem bom desempenho e excelente relação custo benefício.
    Aplausos para a Fiat