Com a bateria carregada SUV tem consumo de 25,7 km/l de gasolina na cidade e autonomia de 44 km no modo elétrico.

Andamos no Jeep Compass 4xe híbrido.

Avaliamos o primeiro veículo eletrificado da Jeep no Brasil disponível em versão única topo de linha.

O Compass Série S 4xe é importado da Itália, completo de série com tração 4×4, câmera 360°, som Alpine com 506 W de potência,  Alexa, teto solar e recursos de assistência a direção.

O SUV vem com um novo conceito de veículo híbrido, pois a maioria dos veículos do segmento o motor a combustão ajuda a carregar a bateria quando esta atinge 30% de capacidade. No caso do Compass 4xe, a bateria impulsiona sozinha o veículo por cerca de 44 km (a não ser que o motorista pegue uma subida ou acelere muito). Quando a bateria atinge cerca de 4%, o motor a combustão passa a impulsionar o veículo integralmente, com uma recarga mínima da bateria do sistema híbrido.

Design praticamente o mesmo do Compass fabricado no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

A frenagem ajuda muito pouco a regenerar a bateria, sendo necessário plugar em uma tomada ou em um carregador rápido.

Em uma tomada 110V, foram necessários 7 horas para carregar 75% da bateria.

Se o trajeto diário do motorista for até 44 km, o motor a combustão praticamente não será acionado a não ser que o motorista pise fundo.

Rodas de 19″ e pneus 235/45 R19 – Michelin e vão livre do solo de 201 mm. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Praticamente o mesmo do Compass flex fabricado no Brasil com os faróis de neblina full LED com design exclusivo .

Faróis, pisca e faróis de neblina em LED. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Novos comandos ao redor do motorista para ajustar o trem de força eletrificado do Compass 4xe híbrido plug-in.

O Compass recebeu costuras  exclusivas que adornam o painel com quadro de instrumentos digital de 10,25″ e sistema multimídia de 10,1″ com Android Auto e Apple Carplay, sem fio, da norte-americana Harman, o melhor do segmento.

Painel de instrumentos digital com informações do trajeto rodado somente com a bateria e somente com o motor a combustão. Foto: Amauri Yamazaki
Tela multimídia de 10,1″ e câmera de ré de alta definição com visão 360º. Foto: Amauri Yamazaki

Som premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência.

Bancos de couro, teto-solar panorâmico e duas entradas USB na frente, sendo uma do tipo C. Foto: Amauri Yamazaki

Equipado com Alexa, assim como o Jeep Commander.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro. Imagem: Amauri Yamazaki
Dutos de ar-condicionado para o banco traseiro, entrada USB, USB-C, tomada 12V e tomada de 3 pinos. Divulgação

Motor

Motor a combustão T270 turbo somente a gasolina (não é flex) com 180 cv de potência e 270 Nm de torque na tração dianteira.

Na tração traseira, motor elétrico capaz de gerar 60 cv e 250 Nm de torque disponível em qualquer rotação.

Câmbio automático de 6 velocidades acoplado a um motor elétrico que também tem a função de gerador.

Motor a combustão 1.3 turbo flex traciona as rodas dianteiras. Foto: Amauri Yamazaki

A gestão eletrônica permite ao veículo tração nas quatro rodas quando necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro. Contudo, em nosso período de avaliação a regeneração de  energia foi muito baixa necessitando da recarga na tomada ou no carregador rápido.

Parte do espaço destinado ao cardã é ocupado pela bateria de alta tensão, que fica sob os bancos traseiros.

Carregador

Em uma tomada 110V a bateria do sistema híbrido levou 7 horas para carregar 75%. Utilizando uma tomada 220V a bateria carrega mais rápido.

Carregador rápido é o mais indicado para carros híbridos plug-in e elétricos. Divulgação

Modos de condução

Quatro modos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção elétrica.

Auto: analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência.

Snow (neve): voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência.

Sand/Mud (areia/lama): voltado para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio.

Sport: voltado aproveitar o máximo dos 240 cv de potência combinada nas quatro rodas com tração 4×4.

Estão disponíveis quatro modos de condução: Auto, Snow, Sand/Mud e Sport.

Modo elétrico

Electric: Irá utilizar somente o motor elétrico traseiro. Nesse sentido, com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros. O motor térmico só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.

e-Save: Essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico. No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. O e-Save possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. De acordo com a montadora, no modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.

Do lado esquerdo, bocal para carregamento elétrico. Do lado direito, entrada para o tanque de combustível. Imagem: Amauri Yamazaki

O Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, e possui luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria.

Porta-malas com capacidade para 420 litros com tampa com comando elétrico. Foto: Amauri Yamazaki

Tanque de combustível: 36,5 litros

O que o Compass 4xe tem:

Possibilidade de rodar somente no modo elétrico até 44km e consumo médio de 25,7 km/l com gasolina na cidade.

Excelente oferta oferta de equipamentos de conforto e direção.

O que falta no Compass 4xe:

Maior regeneração de energia da bateria nas freadas.

Maior regeneração de energia das baterias pelo motor a combustão.

Excelente opção de SUV para viagens com a família. Foto: Amauri Yamazaki

 

Andamos no Jeep Compass 4xe híbrido.

COMPARTILHAR

44 Comentáros

      • Gilson+Castanhal

        O carro já é bom . Agora ficol melhor este motor 1.3 turbo anda muito . E para ajudar híbrido. Parabéns.

        • Revista HG

          Falou quem conhece os carros por dentro

      • Carro muito bonito e ideal para as estradas..
        Pacote com itens de segurança e conforto ótimos.44 km para andar com baterias elétricas é muito bom

        • Revista HG

          Perfeito, pacote de segurança excelente

      • Jose Manoel Bezerra

        Tive o prazer de dirigir esse jeep Compass, e é um carro que dar gosto de dirigir muito bonito e confortável. Ficou muito top!!

    • Carlos marra

      Totalmente inviável nesse preço. Falta muito pra ser conviniente

        • CARLOS+A+FERRACINA

          Carro espetacular um verdadeiro sonho de consumo , pena que é para poucos.

  1. Pareceu bem legal com tanta tecnologia embarcada 10!

  2. Eduardo Ruiz

    Conheci o modelo no ano passado, e mesmo sendo a gasolina, o fato de poder rodar todos os dias agrada.
    Como sempre os altos preços o deixará distante de muitas garagens e ruas do país!
    Uma belo carro que faz os detalhes chamar a atenção!!

    • Revista HG

      Sim, o híbrido está dispensado do rodízio em SP

  3. Genildo Santos

    Carro luxuoso, espaçoso e elegante, sem contar o desempenho. Muito bom.

  4. Já tive oportunidade de dirigir….sensacional

  5. Eduardo Domingues Da Cruz

    Ficou show de bola esse carro

  6. Uau.. isso ja é um sonho de consumo! Lindo carro

  7. Sem nenhum cromado, lindão e sem rodízio melhor ainda

  8. Uma dúvida que tenho é quanto será que consome de energia 7 horas na tomada pra comparar com litro do combustível

  9. Wilson Yukihiro Takose já

    Um carro muito bonito, mas fazer 27 km/l e 7 horas para carregar a bateria, acho que estamos longe de ter um carro elétrico para o dia a dia.

  10. Renato Gloder Maciel

    Um excelente carro. Com essas novas tecnologias fica bem melhor.

  11. Cezar+Ragonha

    Um belo carro, porém com pouca autonomia com o motor elétrico.