Modelos permanecem na liderança em vendas em seus respectivos segmentos.
Toyota do Brasil lança Hilux e SW4 versão 2024.
Hilux
Importada da Argentina, a linha Hilux 2024 ganhou nova central multimídia com tela de 9″ com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
Além disso, a picape ganhou a versão GR-SPORT na linha 2024. Com visual “rally road”, a versão carrega o DNA GAZOO Racing em sua construção.
Nesse sentido, a Hilux GR Sport ganhou aprimoramentos na plataforma, com bitola mais larga (+155 mm na traseira e +140 mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões da Hilux.
A partir da versão SR, a Hilux chega equipada de série com ar-condicionado de 2 zonas automático e digital, com saídas para o banco traseiro, computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, e outros itens de conforto e conveniência.
Já as versões SRX, GR-SPORT e Conquest trazem câmera 360° e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense com o sistema de pré-colisão frontal (PCS).
Motorização
Motor 4 cilindros, turbodiesel 2.8L 16V continua equipando a Hilux 2024. Nas versões com transmissão manual, o motor entrega 204 cv de potência e torque de 42,8 kgfm a 3.400 rpm.
Contudo, nas versões com transmissão automática, o torque sobe para 50,9 kgfm a 2.800 rpm.
De acordo com o Inmetro, a Hilux equipada com transmissão automática apresenta o consumo de 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.
Hilux GR Sport
A Hilux GR-SPORT é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha mais potente, com 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades sequencial com paddle shift, que reforça o espírito esportivo do veículo.
Segurança
Desde a versão de cabine simples, destinada ao trabalho, a Hilux 2024 já vem com 2 airbags frontais e 1 de joelho para o motorista; bloqueio do diferencial traseiro; freios ABS e sistema EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas; cintos de segurança de 3 pontos para todos os bancos com pré-tensionador.
Já os itens de assistência de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática seguem disponíveis em toda a linha Hilux.
Nas versões com cabine dupla, a Hilux ainda vem com mais quatro airbags, dois laterais e dois de cortina, sistema universal Isofix para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro e assistente de reboque.
Bem como, a partir da versão SR, são adicionados sensores frontais e traseiros que auxiliam o condutor nas manobras. Esses sensores medem a distância de objetos e/ou dos carros estacionados, indicando ao motorista a distância com sinais sonoros de aproximação.
A partir da versão SRX, é incorporado o sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), que vai agregado no modo de exibição do display, como suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo.
As versões SRX, Conquest e GR-SPORT adicionam o Toyota Safety Sense:
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) – O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem.
Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) – Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista.
Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade, para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
SW4 2024
A linha 2024 do SW4 ganhou atualizações que a deixaram mais reta. O line-up do modelo segue com as versões SRX, de cinco e sete lugares, Diamond e GR-SPORT de 7 lugares, sendo a última com aumento de 20 cv no desempenho, semelhante à picape Hilux GR-SPORT.
O pacote de conectividade inclui uma central multimídia com tela sensível ao toque de 9″, espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto e o sistema de áudio premium JBL.
Todas as versões vêm com o sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor) e ar-condicionado automático digital de 2 zonas.
As versões Diamond e GR-SPORT ganharam carregador por indução para smartphones e duas portas USB no console para maior conveniência dos passageiros traseiros.
Motor
O mesmo da Hilux, 4 cilindros, diesel, 2.8L 16V, com 204 cv de potência e torque de 50,9 kgfm a 2.800 rpm, acoplado a uma transmissão automática sequencial de 6 velocidades com paddle shift.
Segurança
Todas as versões do Toyota SW4 são dotadas do sistema Toyota Safety Sense.
– Sistema de pré-colisão frontal (PCS.)
– Sistema de aviso de mudança de faixa (LDA).
– Controle adaptativo de cruzeiro (ACC).
Itens adicionais de segurança
– Controle de estabilidade (VSC).
– Controle eletrônico de tração (A-TRC).
– Assistência de descida (DAC).
– Assistência de subida (HAC) .
– Sistema de Alerta de ponto cego (BSM).
– Sistema de Alerta de tráfego traseiro (RCTA).
– Controle de oscilação de reboque (TSC).
– ABS com freio eletrônico – distribuição de força (EBD).
– Assistência à frenagem de emergência (BA).
– Luzes de freio de emergência (EBS).
– Âncoras Isofix (x2) com amarração superior (x2).
Além disso, todas as versões contam com cintos de segurança de 3 pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e o passageiro dianteiro.
Por último, além de 7 airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.
Toyota do Brasil lança Hilux e SW4 versão 2024.
Comentários desabilitados.