SUV reúne tecnologias visando eficiência energética, segurança e conforto.

Corolla Cross XRX híbrido flex modelo 2024.

Andamos na versão topo de linha do Corolla Cross híbrido produzido na fábrica da montadora na cidade de Sorocaba-SP.

Durante a avaliação, nos primeiros quarteirões chamam a atenção o baixo nível de ruído e o conforto proporcionado pela suspensão e bancos de couro mais macios que os da concorrência.

A combinação de silêncio a bordo e capacidade de amortecimento fazem do SUV um dos mais confortáveis do segmento. Além disso, equipamentos de auxílio ao motorista (Toyota Safety Sense) ajudam a evitar acidentes facilitando a vida do condutor.

Design

Na linha 2024, não mudou nada.

SUV de porte médio vem com pneus 225/50 R18 – Dunlop. Foto: Amauri Yamazaki

Toyota Safety Sense

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): Usa a câmera e o radar para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar, ou reduzir; os danos causados por ela. No Corolla Cross, o sistema detecta pedestres e ciclistas.

Luz diurna, farol, farol de neblina e pisca em LED, além de sensor de distância sonoro dianteiro. Amauri Yamazaki

Sistema de Permanência de Faixa (LTA), com de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): Detecta desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para manter sua posição, aplicando suporte de direção e um alerta sonoro.

Distância entre-eixos de 2,64 m e altura de 1,62 m. Amauri Yamazaki

Vão Livre: 16 cm.   Diâmetro de giro: 11,6 m.

Faróis altos automáticos (AHB): Trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade. No início, o motorista vai achar que o farol alto está com defeito pois ele entra sozinho conforme leitura da câmera do carro.

Interior

O interior é bem macio e o revestimento bege claro dos bancos proporcionam um visual agradável.  Equipado com direção elétrica, volante revestido em couro com comandos de som, computador de bordo, telefone e piloto automático.

Ar-condicionado digital de 2 zonas e sistema multimídia de 8″ com pareamento de smartphone sem fio com uma entrada USB do tipo A.

Equipado com 7 airbags e espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e aviso de ponto cego.

Painel de instrumentos analógico e computador de bordo digital. Amauri Yamazaki

No painel de faz falta mais uma entrada USB preferencialmente do tipo C, mais moderna.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): A princípio, utiliza o radar na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Tela multimídia de 8″ com pareamento de smartphone sem fio. Amauri Yamazaki

Freio de mão: Pedal do lado esquerdo.

Bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista e teto solar convencional. Amauri Yamazaki
Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos do ar-condicionado. Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, 1.8L VVT-i 16V, flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). O conjunto conta com + 2 motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.

Potência combinada: 122 cv.
Torque combinado: 16,6 kgfm.

Consumo: 10,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol apenas com o motorista.

Bateria do sistema híbrido: Níquel-hidreto com 1,31 kWh.

Motor 1.8 a combustão flex + 2 motores elétricos geram potência combinada de 122 cv. Amauri Yamazaki

Aceleração: 0 a 100 km/h ao redor dos 12,4 segundos.

Transmissão do tipo CVT com modos: Normal, Eco e Sport.

Consumo: Segundo o computador de bordo o consumo foi de 10,9 km/l na cidade com etanol. Amauri Yamazaki
Rack no teto e antena tipo tubarão. Amauri Yamazaki

Suspensão Dianteira: Independente McPherson.

Suspensão Traseira: Semi independente por eixo de torção.

Capacidade do tanque de combustível da versão híbrida XRX: 36 litros. Amauri Yamazaki

Freios: A disco nas quatro rodas sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

Capacidade de carga: 450 kg.  Estepe: Do tipo temporário.

A tampa do porta-malas funciona manualmente não havendo comando elétrico para abertura ou fechamento.

Porta-malas com capacidade para 440 litros. Amauri Yamazaki

Principais concorrentes:

A princípio: Jeep Compass, VW Taos, Chery Tiggo 7, Hyundai Tucson e Mitsubishi Eclipse Cross.

O que o Corolla Cross tem:

– Conforto, alta eficiência energética, segurança ativa e passiva (7 airbags)..
– Produção no Brasil gera empregos e riquezas no país. Automóveis importados tiram divisas do país.
– Automóveis híbridos e elétricos são livres do rodízio na cidade de São Paulo.
– Excelente valor de revenda.
– Garantia de 5 anos do veículo e 8 anos do sistema híbrido dão segurança ao proprietário.
– Uma das melhores assistências técnicas do país.

O que falta no Corolla Cross:

– Mais uma entrada USB na dianteira preferencialmente a do tipo C.
– Tanque de combustível com capacidade superior aos 36 litros principalmente quando abastecido com etanol.

O Corolla Cross é produzido na cidade de Sorocaba – SP, de onde é exportado para diversos países da América do Sul. Amauri Yamazaki

Corolla Cross XRX híbrido flex modelo 2024.

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39 Comentáros

  1. Eduardo Domingues Da Cruz

    Lindo carro e bastante confortável !

      • CARLOS+A+FERRACINA

        Carro espetacular ,com muitas inovações tecnológicas, só poderia ser um Toyota.
        A concorrência terá que correr atrás.

        • Revista HG

          Realmente, se vc andar vai querer um

          • GIANCARLO

            Se antes já estava defasado com um conjunto híbrido confiável mas aquém dos que estão chegando, agora com BYD e GWM, é melhor a Toyota repensar os preços e a retirada de equipamentos para nosso mercado ( vide escape à mostra, freio de estacionamento no pé, suspensão traseira simplificada, acabamento idem, etc).

        • Cezar+Ragonha

          Carro lindo, com ótimo acabamento interno, realmente o tanque poderia ser um pouco maior.
          Gostei muito!!

  2. Belíssimo carro! Poderia ter mais potência…

  3. Reginaldo porto

    Lindo carro perfeito puro, top em todos os sentidos tecnologia avançada pra nossa geração será sucessos; parabéns Toyota

  4. Carro mto elegante e mto confortável e espaçoso,parabéns pela tecnologia sempre à frente ?

  5. Jose Manoel Bezerra

    Tive o prazer de dirigir esse imóvel Corolla Cross e achei o máximo conforto espaço porta mala tudo perfeito.

  6. Renato Gloder Maciel

    O carro é lindo. Achei bem interessante os sistemas LTA e AHB

  7. Rodrigo Morgado

    CONFORTO E COMODIDADE. LINDO CARRO.

  8. Belo carro!

    Padrão Toyota e híbrido, ótima combinação.

  9. Carlos marra

    Top.e muito bonito. Gostei muito do acabamento show de bola

  10. Belo design, na falta do C-HR vai de corola Cross msm rs