Reciclagem em circuito fechado de Nylon.
Honda e Toray iniciam demonstração conjunta de reciclagem.
A Honda R&D Co., Ltd. e a Toray Industries Inc. iniciaram uma demonstração conjunta relacionada à reciclagem em circuito fechado*1 de resina de Nylon 6*2 recuperada de veículos no fim do ciclo de vida (ELVs).
Esta demonstração é certificada pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão (MOE) como parte de seu projeto para estabelecer um sistema descarbonizado de economia circular*3.
A Honda e a Toray instalarão e verificarão uma instalação piloto com capacidade de processamento de 500 toneladas métricas de resina por ano, com o objetivo de colocar este processo de reciclagem em aplicação prática por volta de 2027.
A princípio, pela promulgação da Lei de Circulação de Recursos Plásticos, a demanda social pela reciclagem não apenas de recipientes de bebidas e roupas, mas também de resíduos plásticos, tem crescido nos últimos anos no Japão.
Contudo, até agora, o tratamento de resíduos de resina de nylon automotivo tem sido limitado à recuperação e utilização da energia térmica gerada durante a incineração devido à dificuldade técnica de triagem, coleta e reciclagem.
Monomerizar
Neste contexto, a Honda e a Toray conseguiram conjuntamente monomerizar a resina de nylon recuperada de volta ao seu estado molecular usando água subcrítica*4.
Foi comprovado que o uso de água subcrítica como solvente resulta na reciclagem da resina de nylon em um tempo mais curto, com maior rendimento*5 e menor impacto ambiental em comparação ao processo que utiliza catalisadores ácidos. Dessa forma, aplicando esta tecnologia as duas empresas irão verificar a reciclagem de coletores recuperados de ELVs no Japão e irão se esforçar para estabelecer um processo de reciclagem de circuito fechado para gerar material reciclado com desempenho e qualidade equivalentes a um material virgem.
Principais Recursos
– Principais recursos da tecnologia de reciclagem de circuito fechado de resina de Nylon que a Honda e a Toray irão verificar:
・ É possível produzir monômeros, matéria-prima para plásticos de engenharia*6, diretamente do material reciclável;
・ Este método de produção de monômeros que utiliza água como solvente permite uma produção de monômeros mais ambientalmente responsável e eficiente, levando apenas um quinto do tempo comparado ao método que utiliza catalisadores ácidos convencionais.
Espera-se que esta tecnologia seja aplicável à monomerização de materiais para plásticos de engenharia além da resina de nylon. Através desta demonstração conjunta, as duas empresas verificarão até que ponto a sua tecnologia de reciclagem pode contribuir eficazmente para uma economia circular quando aplicada à uma gama mais ampla de materiais, incluindo peças não automotivas, como roupas e filmes, principalmente no Japão.
A Honda identificou a circulação de recursos como uma das principais direções a se concentrar para avançar no futuro com seus produtos de mobilidade. Através de diversas parcerias e colaborações, como esta com a Toray, a Honda utilizará proativamente recursos reciclados e continuará se esforçando para alcançar o “impacto ambiental zero”.
Etapas
*1 – Processo de reciclagem onde produtos pós-consumo são reciclados para fornecer o material utilizado para produzir uma nova versão do mesmo tipo de produto.
*2 – Um tipo de resina de nylon. Sua excelência em resistência, resistência ao calor e resistência química torna o Nylon 6 adequado para peças automotivas que são frequentemente expostas ao calor, gasolina e óleos automotivos.
*3 – Projeto do ano fiscal de 2023 do Ministério do Meio Ambiente para estabelecer um sistema de economia circular descarbonizado (incluindo o Projeto de Demonstração para um Sistema de Circulação de Recursos Plásticos).
*4 – Água líquida de alta temperatura e alta pressão a uma temperatura e pressão ligeiramente abaixo do crítico ponto de água (374 °C, 22 MPa).
*5 – A relação entre a quantidade de substância alvo realmente obtida em relação à quantidade teoricamente esperada ao extrair a substância alvo da matéria-prima em uma reação química.
*6 – Plásticos com excelente resistência mecânica, resistência ao calor e resistência à abrasão, amplamente utilizados em componentes de máquinas, automóveis, equipamentos eletrônicos e outros produtos.
Projeto de demonstração
・Nome do projeto: Projeto do ano fiscal de 2023 do Ministério do Meio Ambiente para estabelecer um sistema de economia circular descarbonizado (incluindo um projeto de demonstração para um sistema de circulação de recursos plásticos.
・Período do projeto: de julho de 2023 a março de 2026 (previsão)
・Representante do projeto: Toray Industries, Inc.
・Parceiro de demonstração conjunta: Honda Motor Co., Ltd
Comentários desabilitados.