11ª geração do sedã ganhou mais tecnologia, segurança e motorização de alta eficiência.

Honda Accord Advanced Hybrid desembarca no Brasil.

O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao mercado com a avançada tecnologia híbrida e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão.

A princípio, o segredo da tecnologia e:HEV está na forma como os motores interagem, proporcionando uma condução com alta performance e economia de combustível.

O novo motor 4 cilindros 2.0 de ciclo Atkinson agora possui injeção direta de combustível e entrega uma performance superior em relação à geração anterior.

A grade dianteira de visual marcante tem acabamento Black Piano, compondo uma frente vigorosa em conjunto com os faróis full-LED com DRL como protagonistas de uma “assinatura luminosa” que destaca a horizontalidade desejada pelo conceito “Low & Wide”, ou seja, baixo e largo.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa com o H da Honda ao centro de uma superfície limpa e nivelada, que se harmoniza com a parte dianteira por exaltar a largura da carroceria, oferecendo a desejada linearidade, imponência e modernidade.

Rodas aro 18 polegadas calçadas com pneus 235/45. Pintadas em preto com a superfície exterior polida, seu desenho equilibra sofisticação e esportividade.

Novo design foi adotado em toda a carroceria. Divulgação

Design

Novo design externo com capô baixo e longo com o novo visual veio acompanhado de aperfeiçoamentos técnicos que proporcionaram evolução dinâmica, aumentando o prazer a bordo.

A linha de cintura horizontal e o caimento da coluna C é complementada pela dianteira, com capô longo e frontal baixo. O resultado é uma silhueta elegante e moderna, mas sem excessos.

Nova grade e para-choque. Divulgação

Interior

A visibilidade é privilegiada pelo fato de os limpadores de para-brisa ficarem fora do campo de visão do motorista.

O sistema de segurança Honda SENSING que equipa esta nova geração do Accord se beneficiou de importantes aperfeiçoamentos. O modelo também traz toda a conectividade do myHonda Connect, plataforma que torna a vida do usuárip mais prática, confortável e segura.

As saídas de ventilação do painel se camuflam em meio a uma trama metálica que aumenta a sensação de organização e horizontalidade, com os comandos giratórios do sistema de ar-condicionado digital dual zone ocupando a porção central.

Novas saídas de ar-condicionado e som Bose. Divulgação

O teto solar elétrico do novo Accord funciona de maneira integrada com o ar-condicionado. Ao ativar a função Tilt-up do teto solar com o ar-condicionado no modo Auto, a recirculação é automaticamente desligada, diminuindo o nível de ruído na cabine.

Bem como, o isolamento acústico evoluiu pela adoção de materiais fonoabsorventes mais espessos aplicados ao assoalho da cabine.

Bancos com estabilizador corporal, que eleva o nível de suporte e conforto, possibilitando que longos períodos ao volante sejam cumpridos sem fadiga

Os bancos também possuem ajustes elétricos para motorista e passageiro – com memórias no caso do condutor.

Som Bose

Um sistema de som premium da marca Bose com 12 alto-falantes, quatro entradas USB-C iluminadas (duas para os ocupantes dos bancos dianteiros, duas para os do banco traseiro) e carregador de celular por indução no console central complementam a oferta tecnológica da cabine.

A plataforma de conectividade myHonda Connect, baseada em pilares de segurança e conveniência, também está disponível no Accord, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone. De uso intuitivo, o sistema reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil.

As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, rastreamento do veículo em movimento, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

O myHonda Connect está mais evoluído no Accord. Tem como destaque a estreia da TCU (Unidade de Controle de Telemática) de segunda geração. Com isso, alguns recursos foram aprimorados ou introduzidos. O ajuste remoto da temperatura do ar-condicionado está mais preciso (de 1 °C em 1 °C), há a possibilidade de inibição remota do motor, o alerta de colisão não depende mais exclusivamente da deflagração de um dos airbags e o tempo de envio de comandos remotos e sua efetiva execução está ainda menor.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, já que a Honda oferece um ano de degustação aos seus clientes.

Segurança

A nova configuração traz a câmera instalada no topo do para-brisa, cujo campo de visão passou de 50º para 90º. Já o radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, camuflado pelo H da Honda, tem um pico de ângulo de varredura de 120º contra os 50º da versão anterior.

O melhor desempenho da câmera, radar e sensores expande a capacidade de cada uma das funções do Honda SENSING, que são as seguintes:

– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. No Accord, o sistema conta com Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal. É capaz de detectar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto, incluindo bicicletas e motos;
– LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: identifica faixas de rodagem e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;
– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes;
– AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

Motor

Os motores elétricos, um de tração e outro destinado à geração de energia para a IPU (Intelligent Power Unit), foram posicionados com eixos paralelos e não mais em série como no Civic, configurando assim uma nova e-CVT.

Nesse sentido, esta configuração resultou em melhor performance do conjunto em termos de redução de ruídos e vibrações, inclusive pela adoção de um volante do motor equipado com pré-amortecedor.

Esse powertrain evoluído do novo Accord preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 34,1 kgfm (antes, 32,1 kgfm).

Motor a combustão ganhou mais potência e torque. Divulgação

Motor a combustão 4 cilindros 2.0 16V, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC, com injeção direta de gasolina, que contribuiu para o aumento significativo do torque, passando para 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) e ligeiro ganho de potência para 146 cv a 6.100 rpm (antes 145 cv a 6.000 rpm).

O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.

O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias.

No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é acionado em velocidades elevadas de cruzeiro, condição em que motores a combustão trabalham em sua faixa de maior eficiência energética.

Consumo

O novo Accord conseguiu ser nota A em sua categoria, nota A em consumo e nota A em nível de emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, registrando 17,8 km/l de consumo urbano e de 16,1 km/l de consumo rodoviário.

A tecla Drive Mode no console, permite selecionar entre P, R, N e D, se destina a oferecer a opção entre quatro modos de direção: Econ, Normal, Sport e Individual. No modo Sport, a resposta do acelerador mais direta. O modo Econ favorece a economia, enquanto no modo Individual (novidade no Accord), a resposta do acelerador e do sistema de direção pode ser escolhida pelo motorista conforme sua preferência.

Novo design traseiro. Divulgação

 Porta-malas

Capacidade para 574 litros.

O espaço de carga pode ser aumentado por meio do encosto bipartido, rebatível em proporção 60/40.

Honda Accord 2024 no Brasil. Divulgação

Garantia

3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.

O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.

Honda Accord Advanced Hybrid desembarca no Brasil.

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