Autoridades não conseguem acordo, mas há expectativa para abertura da fronteira com o Egito.

Impasse para saída de Gaza, alerta ONU.

De acordo com informações locais, a passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, seria a única saída restante para abastecimento, mas esteve fechada durante a maior para da última semana.

Nesse sentido, os habitantes de Gaza e os cidadãos estrangeiros não puderam atravessar para se proteger do conflito na região.

Além disso, cinco caminhões de combustível da ONU estão esperando no lado da fronteira de Gaza para cruzar para o Egito e levar combustível para os geradores dos hospitais da região.

O responsável pela abertura da passagem disse que não recebeu autorização superior para deixar os caminhões cruzarem a fronteira, mesmo sendo da ONU.

Bem como, o  mesmo responsável disse que nada havia atravessado para o Egito.

Soldados israelenses. Divulgação

Brasileiros

Entre os estrangeiros que aguardam a passagem estão cerca de 28 brasileiros que esperam ser repatriados, sendo que 16 estão em Rafah e 12 em Khan Yunis, ambas no sul de Gaza.

O plano da diplomacia brasileira após atravessar a fronteira é levar os brasileiros de ônibus para o aeroporto de El Arish, onde embarcariam em um avisão da Força Aérea Brasileira.  Uma aeronava VC-2 disponibilizada pela Presidência da República, aguarda autorização em Roma, na Itália, para ir a região.

O embaixador da palestina disse que negocia a liberação dos brasileiros.

Impasse para saída de Gaza, alerta ONU.

 

 

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.