Motor 2.0 com 177 cv era uma aspiração dos clientes da marca.

Toyota lança Corolla Cross XRX com motor 2.0 flex.

A Toyota do Brasil anunciou hoje a chegada da nova versão XRX do Corolla Cross, equipada com o motor 2.0L Dynamic Force Flex.

A princípio, a novidade já está disponível nas concessionárias Toyota de todo o País.

Desde seu lançamento no mercado brasileiro, em 2021, o Corolla Cross vem sendo bem recebido pelos clientes.

Somente de janeiro a novembro deste ano, o modelo emplacou 37.685 unidades, figurando entre os mais vendidos de seu segmento, com participação de 31,6%.

“A chegada da versão XRX 2.0L flex do Corolla Cross complementa um portfólio que já é um sucesso de vendas em todo o Brasil. Essa configuração é exclusiva para o mercado brasileiro, demonstrando nosso constante comprometimento com as necessidades dos consumidores. Através de uma escuta ativa junto à nossa rede de concessionárias, identificamos que muitos clientes buscavam o nível de equipamentos anteriormente disponível apenas na versão XRX Hybrid. A tecnologia híbrida flex continua sendo nossa bandeira em eletrificação, mas ouvir nossos clientes é parte integrante de nosso DNA, e isso inclui oferecer produtos que atendam às suas necessidades de mobilidade, mantendo nossos pilares de segurança, confiabilidade e eficiência”, afirma José Ricardo, Diretor Comercial da Toyota do Brasil.

José Ricardo Gomes – Diretor Comercial da Toyota do Brasil. Divulgação

Equipamentos

O Corolla Cross conta com itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança que o qualificam como um dos automóveis mais completos de sua categoria.

Desde a versão de entrada XR, o modelo possui ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, bem como banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação).

Bem como, a nova versão XRX 2.0L Flex do Corolla Cross chega ao mercado com os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex com bancos de couro com ajuste eletrônico de altura para o motorista, cluster com tela TFT de 7″, central multimídia de 9″ com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas e teto-solar.

Rodas de 18” na cor preta e diamantada e pneus 225/50 R18, faróis de LED e retrovisores externos na cor do veículo, eletrorretráteis, com regulagem elétrica.

Painel de instrumentos do Corolla Cross XRX 2024. Divulgação

Motorização

O  destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0L Dynamic Force de 4 cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável inteligente VVT-iE, com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo.

Potência de 177 cv a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina.

O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

A transmissão do SUV também é a Direct Shift que simula 10 marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

Segurança

Desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRX, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), 4 sensores de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático, faróis de neblina em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro.

As versões GR-S, XRX FFV, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam com sensor de chuva, Alerta de Ponto Cego  (luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros alertam o motorista quando um veículo próximo fica fora de sua visão) e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nessa situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Corolla Cross tem 31,6% de participação no segmento. Divulgação

Toyota Safety Sense (TSS)

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): o sistema usa a câmera e o radar para localizar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema entender a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais.

No Corolla Cross, o sistema detecta, ainda, pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): em determinadas circunstâncias, o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis.

Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta.

Faróis altos automáticos (AHB): sistema de segurança para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem atrapalhar outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada.

O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Toyota lança Corolla Cross XRX com motor 2.0 flex.

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