O CARDE –  Carros, Arte, Design e Educação, será inaugurado no dia 28 de novembro de 2024.

Campos do Jordão ganha um sofisticado Museu de Carros.

No meio de uma floresta de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, utilizando o automóvel como personagem principal.

Com recursos da Fundação Lia Maria Aguiar (filha do falecido banqueiro Amador Aguiar do Bradesco) o museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são parte da trajetória do nosso País.

A princípio, serão cerca de 100 veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que conta com mais de 500 automóveis históricos.

Carro, Arte, Design e Educação não só emprestaram suas iniciais para formar o acrônimo CARDE, mas também são os pilares que representam o que esse museu genuinamente é.

CARDE. Foto: Amauri Yamazaki

Bairro Alto da Boa Vista

O prédio, de 6 mil m², construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista, a 10 minutos do centro de Campos do Jordão, conta com iluminação teatral, cenografia rica em detalhes e muita tecnologia.

Cada sala tem painéis de LED de alta definição para vídeos históricos e artísticos e sistema de som 5.1, de maneira a tornar a experiência sensorial única. Os ambientes contam com um sistema de luz e som com trilhas sonoras sincronizadas com os vídeos, produzidos com o auxílio da computação gráfica a partir de uma pesquisa histórica profunda. Monitores touchscreen complementam o conteúdo.

Os ambientes temáticos são imersivos, divididos de acordo com as décadas dos anos 1900, com fatos e histórias marcantes. Cada ambiente foi montado a partir de detalhado estudo histórico para somar referências de época. O CARDE conta com centenas de obras de arte espalhadas pelo museu, entre quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcante, José Zanini Caldas, Frans Krajcberg, Vick Muniz, Oswaldo Teixeira, Djanira da Motta e Silva, Agostinho Batista de Freitas, Heitor dos Prazeres, José Antônio da Silva, Niccolò Frangipane, Yutaka Toyota, entre outros, que auxiliam na construção de uma visão clara sobre cada momento de nossa sociedade no século 20.

Lamborghini Diablo. Divulgação

9 Salas Temáticas

Foram construídas nove salas temáticas, entre elas, a de Carros Governamentais, da História do Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, incluindo João do Amaral Gurgel e seus carros revolucionários para a época.

Na entrada, uma “câmara de descompressão” prepara o visitante para aguçar a análise crítica e se abrir às percepções. O saguão de entrada já quebra qualquer expectativa de um museu meramente automobilístico com a proposta inovadora do CARDE. A experiência começa por meio de um cenário onde um dos automóveis brasileiros mais raros, o Brasinca Uirapuru (1964), surge com uma pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê.

Brasinca Uirapuru. Amauri Yamazaki

A grande colcha foi produzida por 200 mulheres do projeto social Instituto Proeza, da Capital Federal. O trabalho das crocheteiras abraça pinturas e outras obras de povos
originários dos estados do Ceará e Amapá. A instalação servirá para sensibilizar o público com o posicionamento do museu, que apresenta o passado, com um olhar à sustentabilidade e à preservação do planeta.

“Fizemos o CARDE com carinho e o máximo direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto à riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Foi feita uma curadoria meticulosa em todos os sentidos. No caso do acervo de automóveis, a meta foi chegar a um alto nível de originalidade e representatividade histórica. E conseguimos. Com o CARDE, queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a história, agora estejam acessíveis”, afirma Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, que também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA).

Luiz Goshima idealizador do projeto. Amauri Yamazaki

Fundação Lia Maria Aguiar

O CARDE é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a população brasileira e mundial. Neste ano, a instituição independente e sem fins lucrativos completou 16 anos de atuação em arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social em Campos do Jordão (SP).

São mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades. A FLMA também conta com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita os alunos, familiares e colaboradores, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município. E atende também a população do município por meio de parceria com a prefeitura municipal.

Willis Interlagos. Divulgação

Salas temáticas no térreo

As salas do andar térreo são divididas em períodos históricos, nas quais os automóveis se misturam com os acontecimentos de cada período. Nessa narrativa, os objetos ajudam os visitantes a imergir nos fatos históricos surpreendentes.

O museu contou com a consultoria de história da professora Heloísa Starling e do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para selecionar os fatos históricos mais relevantes do nosso País e do mundo, que também mostram os movimentos e lutas que aconteceram em busca da democracia e do desenvolvimento social em cada período.

Para os amantes do automobilismo, há outra sala também muito especial. Com uma referência visual de um autódromo, apresenta três carros originais da equipe Willys, que dominou o automobilismo brasileiro nos anos 1960.

Chrysler Town & Country. Amauri Yamazaki

Evolução do design e tecnologia

Já no primeiro andar, a exposição “O Design e a Evolução da Forma e da Tecnologia” com foco no desenho automobilístico e na experiência por meio de tecnologias imersivas, como a Sala de Hologramas de Automóveis, na qual os visitantes poderão conhecer em detalhes todos os modelos à mostra no CARDE.

É um grande salão apresentando a evolução do design, da forma, da aerodinâmica e da tecnologia geral dos automóveis. Totens interativos relacionam o design dos automóveis ao design geral de cada época, como arte, arquitetura, mobiliário, objetos, moda, costumes e filosofia.

Bem como, há um ambiente com uma homenagem a Campos do Jordão, que conta com um ônibus jardineira em exposição e uma grande tela de LED que mostra, por meio da computação gráfica, a história, a cultura e as tradições da cidade mais alta do Brasil, além de depoimentos de vários moradores sobre suas lembranças e memórias especiais com a cidade.

Residentes da cidade de Campos do Jordão não pagam entrada. Amauri Yamazaki

Design inédito

O design inédito do CARDE foi concebido por Gringo Cardia, uma referência brasileira na criação de museus, assim como designer e cenógrafo. Ele é também artista visual, arquiteto, diretor artístico, diretor de vídeos, teatro, ópera e moda, e criou mais de 150 shows para artistas renomados do Brasil e do exterior, entre eles o Cirque Du Soleil. “A ligação sentimental e histórica com o automóvel é o grande diferencial do CARDE. A emoção é a forma mais eficiente de transmissão de cultura”, destaca Gringo Cardia.

McLaren Senna. Divulgação

A pesquisa bibliográfica e documental histórica foi realizada durante cerca de um ano por uma equipe de 15 historiadores liderados pela professora
Heloisa Murgel Starling (UFMG).

Já o professor Felipe Scovino (UFRJ) fez a curadoria de arte. O professor, historiador e designer automotivo Carlos Castilho (FAAP) realizou as pesquisas de design no século 20. E João Pedro Gazineu é o responsável pela curadoria de história automotiva.

Cidadania e educação

Como parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), ações de transformação social também foram integradas desde o início ao CARDE.

Quem visitar o museu terá como monitores jovens formados pela Fundação. Além disso, estudantes do núcleo de teatro, com figurinos de época, vão apresentar de forma viva o contexto histórico para os visitantes. Como há uma grande utilização de tecnologia no CARDE, os monitores receberão treinamento profissionalizante em áreas técnicas. As campanhas educativas sobre segurança e educação no trânsito também serão um foco área de atuação da instituição.

Centro de referência

Vizinho ao prédio do museu, a área do CARDE também abriga um grande centro de referência e pesquisa. Destinado à documentação, preservação e inclusão de teses e materiais sobre os automóveis, design e a história do Brasil, o centro conta com uma ampla biblioteca especializada para a difusão de conhecimento junto ao público em geral, escolas e pesquisadores.

Simulador

O museu oferece a oportunidade pilotar uma Ferrari Testarossa restaurada e transformada em um simulador que proporciona aos visitantes a emoção de pilotar em circuitos com uma tela de 9 metros de largura.

A princípio, o simulador é um projeto único no mundo e permite uma experiência realista de controle e velocidade.

Escola de restauro automotivo

Conjuntamente com a inauguração do CARDE, a primeira turma de jovens jordanenses especializada em restauro de carros antigos concluirá o curso da Escola de Restauro, iniciado com a Turma Beta em 2022.

Esse curso envolve as necessidades para um restaurador eficiente de veículos antigos: conhecimento sobre as particularidades dos automóveis, marcas, diferentes tipos de motores e tecnologias, mecânica, funilaria, pintura, tapeçaria, parte elétrica, além de afinidade com a língua inglesa para acessar a literatura disponível mundialmente e entender o contexto histórico dos modelos. A primeira tarefa dos 25 estudantes foi restaurar um Ford T, de 1923, que será exposto com destaque no CARDE.

“Os principais valores e objetivos de nossa Fundação são a união da arte, educação, cultura e bem-estar. Acredito que com o CARDE atingimos todos eles. São muitos os destaques, mas um especial para mim é a sala que retrata o grande brasileiro João do Amaral Gurgel e suas criações. Sempre o admirei e com frequência o visitava em Rio Claro (SP), quando fazia questão de dar uma volta com suas últimas criações na pista de testes. Eram criações muito à frente de seu tempo. Sua esposa, Carolina, sorria, brincava comigo e dizia para não ir porque ele corria muito. Foi um grande brasileiro”, afirma Lia Maria Aguiar, presidente da Fundação Lia Maria Aguiar.

Recepção ao visitante

A experiência do CARDE inclui todo o conforto de um museu moderno. O espaço conta com estacionamento, acessibilidade, espaço família, playground temático, loja de souvenir e um lindo jardim encravado no verde da Serra da Mantiqueira.

A cafeteria e o restaurante serão assinados por grifes gastronômicas. E a valorização da cultura da Mantiqueira, está no mobiliário da cafeteria que foi todo desenvolvido por Morito Ebine, marceneiro japonês que se tornou um expoente no design de móveis.

Honda NSX. Divulgação

CARDE

Abertura ao público: 28 novembro 2024.
Fechado: terças e quartas-feiras.
Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00.
Endereço: Rua Benedito Olimpio Miranda, 280 – Alto da Boa Vista –
Campos do Jordão – São Paulo – SP.
CEP: 12.472-610
Site: www.carde.org
E-mail: contato@carde.org
Instagram: @carde.museu
Telefone: (12) 3512-3547

Campos do Jordão ganha um sofisticado Museu de Carros.

 

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11 Comentáros

  1. Jose Manoel Bezerra Responder

    Que maravilha pode Recordar vendo esses clássicos dá época, muito legal parabéns, essa ideia Foi maravilhosa campos do Jordão está de parabéns!!

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