Destaque para o motor 1.0 turbo com 130 cv, espaço interno, porta-malas com 490 litros e design único.

Novo Citroën Bassalt Shine 1.0 turbo flex.

Lançado recentemente no país pela Citroën do Brasil, o Bassalt reúne um conjunto de características para se tornar um dos modelos  mais vendidos da marca no país.

Produzido na fábrica da Stellantis, na cidade de Porto Real – RJ, o modelo chega com design único (Coupé), mecânica turbo, espaço interno e excelente capacidade no porta-malas.

Versátil, nas ruas o Bassalt chama atenção pelo design e a dirigibilidade não decepciona proporcionada pelo motor 1.0 turbo, com 130 cv.

O nome Basalt vem do do mineral basalto (rocha vulcânica) que significa robusto.

A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,8 segundos e a velocidade máxima é de 199 km/h.

A princípio, seus principais concorrentes são o Renault Kardian e o Nissan Kicks.

Luz diurna em LED e faróis com lâmpadas halógenas na versão topo de linha Shine. Amauri Yamazaki

Design

De acordo com a montadora, o Basalt é montado na plataforma CMP, que possibilitou a criação de uma carroceria elegante, com aços de resistência e amplo espaço interno.

Mesma plataforma do C3 Aircross e no C3.

Vincos nos para-choques, laterais e teto transmitem elegância e conferem mais resistência às peças, enquanto as elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica.

Luz de rodagem diurna em LED e farol e farol de neblina com lâmpadas halógenas.

Design único ao estilo coupé e pneus de perfil alto 205/60 R16. Divulgação

Comprimento: 4.343 mm.
Largura: 2.014 mm com os espelhos retrovisores.
Altura: 1.585 mm.
Altura mínima do solo: 180 mm.
Ângulo de entrada: 20,5º.

Pneus: 205/60 R16 – Wrangler Goodyear.

Distância entre-eixos de 2.645 mm e altura mínima do solo de 180 mm. Amauri Yamazaki

Interior

Interior com materiais duros ao toque.  O painel adota uma faixa integrando o painel digital colorido de 7” com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25″ com Android Auto e Apple Carplay e 6 alto-falantes.

Para nossa surpresa, o modelo Shine (um dos mais equipados) não vem com regulagem de profundidade do volante nem com sensor crepuscular.

Painel de instrumentos com velocímetro digital e comandos no volante. No volante não há ajuste de profundidade. Divulgação
Computador de bordo digital. Divulgação
Tela multimídia de 10,25″ com pareamento de smartphone sem fio. Citroën
Ar-condicionado digital de uma zona e uma entrada USB-A para carregamento de smartphone. Divulgação

Não há ajuste dos cintos de segurança dianteiros.

Revestimento dos bancos em 3 tons com materiais que imitam o couro. Divulgação
Excelente espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro com 2 entradas USB-A. Citroën

O banco traseiro não é bipartido.

Motor turbo

Dianteiro, transversal, 3 cilindros, 1.0, turbo, flex, com injeção direta de combustível.

Potência: 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina.
Torque: 20,4 kgfm com gasolina ou etanol.

Câmbio: Automático CVT simula 7 marchas. Não há aletas para troca de marchas no volante.

Consumo cidade: 8,0 km/l com etanol.
Consumo estrada: 9,7 km/l com etanol.

Motor Stellantis 1.0 turbo flex com 130 cv de potência com etanol. Divulgação

Suspensão Dianteira: Independente McPherson.
Suspensão Traseira: Eixo de torção e stop hidráulico.

Freio Dianteiro: Disco ventilado.
Freio Traseiro: Tambor.

Porta-malas com capacidade para 490 litros é um dos atrativos do modelo. Divulgação

Tanque de combustível: 47 litros.

Ângulo de saída: 28º.

Estepe: Do tipo temporário.

Ausência de limpador de para-brisa traseiro e estepe do tipo temporário. Amauri Yamazaki

O que falta no Citroën Bassalt:

– Ajuste de profundidade no volante.
– Sensor crepuscular e recolhimento elétrico dos retrovisores externos.
– Melhor isolamento acústico do motor.
– Limpador de para-brisa traseiro.

O que o Bassalt tem:

– Motor turbo flex com  130 cv de potência.
– Espaço interno e porta-malas com 490 litros.
– Custo benefício positivo.

Citroën aposta no Bassalt para dar um salto de vendas no Brasil. Divulgação

Novo Citroën Bassalt Shine 1.0 turbo flex.

COMPARTILHAR

29 Comentáros

  1. Jose Manoel Bezerra Responder

    Tive o prazer de dirigir esse novo Citroen bassalt, gostei achei um carro bonito com uma altura boa um bom espaço e também gostei da potência. Mais ainda precisa esperar mais um pouco sabe como é Citroen no Brasil né?

  2. Uma boa alternativa para quem busca porta malas e quer fugir de sedãs convencionais!
    Mostra realmente que a união das marcas trás a um único veículo pontos positivos de seu irmão de empresa.

Escreva um comentário