Entrada da equipe só foi possível após a família Andretti acionar políticos do congresso americano.
F-1 confirma a Cadillac como a 11ª equipe a partir de 2026.
A F-1 anunciou hoje que chegou a um acordo preliminar com a General Motors para apoiar a entrada da GM/Cadillac como a 11ª equipe no grid da Fórmula 1, a partir de 2026.
A princípio, a categoria manteve um diálogo com a General Motors e seus parceiros na TWG Global sobre a viabilidade de uma entrada, após avaliação de viabilidade comercial.
De acordo com a categoria, ao longo deste ano, foram alcançadas etapas ficando claro o compromisso de nomear a 11ª equipe como GM/Cadillac, e que a GM entrará como fornecedora de motores, a partir de 2026.
A principal categoria do automobilismo internacional, anunciou que tem o prazer de seguir em frente com o processo de inscrição e fornecerá mais atualizações oportunamente.
“Com os planos de crescimento contínuo da Fórmula 1 nos EUA, sempre acreditamos que receber uma marca americana impressionante como a GM/Cadillac no grid e a GM como fornecedora de unidades de potência no futuro poderia trazer valor e interesse adicionais ao esporte.
“Acreditamos que a liderança da General Motors e seus parceiros deram progressos significativos em sua prontidão para entrar na Fórmula 1. Estamos empolgados em avançar com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac ingressar no Campeonato em 2026.”
Stefano Domenicali – CEO da Fórmula 1:
“O compromisso da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso e o crescimento deste processo de inscrição, certos da plena colaboração e apoio de todas as partes envolvidas.”
Mark Reuss, Presidente da General Motors:
“Como o auge do automobilismo, a F1 exige inovação e excelência que ultrapassam limites. É uma honra para a General Motors e a Cadillac se juntarem à principal série de corridas do mundo, e estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para elevar o esporte para os fãs de corrida ao redor do mundo. Este é um palco global para nós demonstrarmos a expertise em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível completamente novo.”
Nos dois primeiros anos, a GM – Cadillac deve comprar motores Ferrari, para em 2028, utilizar as próprias unidades de potência.
Nesse sentido, o valor pago as atuais 10 equipes da F-1, será dividido entre 11 equipes, a partir de 2026.
O atual CEO da Liberty Media, Greg Maffei resistiu o quanto pode para barrar a entrada da 11ª equipe na categoria, atendendo aos pedidos das 10 equipes que compõe o grid.
Contudo, a família Andretti acionou conhecidos políticos do congresso americano para forçar a entrada da segunda equipe norte-americana na F-1.
F-1 confirma a Cadillac como a 11ª equipe a partir de 2026.
2 Comentáros
??????
Sim