Em segundo, cruzaram as Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc.
Lando Norris vence o GP de Abu Dhabi de F-1.
Com a vitória na última prova do campeonato, a McLaren conquistou após 26 anos da última conquista em 1988 com os pilotos Mika Hakkinen e David Coulthard.
O britânico Lando Norris, da McLaren, largou na pole position e dominou a última prova da temporada 2024 da Fórmula 1, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.
Com um total de 666 pontos, a McLaren garantiu seu 9º título de construtores com a Ferrari terminando na segunda posição, com 652 pontos.
Já campeão da temporada, coroado no GP de Las Vegas, o holandês Max Verstappen da Red Bull enfrentou dificuldades em Abu Dhabi, terminando em sexto lugar.
Largada
Logo na primeira curva, um toque entre Verstappen e Oscar Piastri da McLaren fez com que os dois rodassem com prejuízo maior para o australiano. Nesse sentido, Verstappen foi penalizado com 10 segundos, enquanto Piastri caiu para as últimas posições.
Mais a frente, o mexicano Sergio Pérez rodou, abandonando a corrida e encerrando a temporada de forma melancólica.
Com consistência e ritmo, Lando Norris controlou a corrida do início ao fim, garantindo uma vitória importante para a McLaren e consolidando sua posição como o melhor carro na segunda parte da temporada.
Pela Mercedes, Toto Wolff, chefe de equipe pediu que Hamilton e Russell não forçassem a briga pelo 4º lugar e que a disputa deveria ser limpa.
Contudo, uma ultrapassagem espetacular de Hamilton na última volta ultrapassando Russell e terminando a corrida na quarta posição.
Largando na 19ª posição, Charles Leclerc conseguiu uma arrancada impressionante e terminou a corrida em terceiro somando pontos para a Ferrari.
No final, vitória do inglês Lando Norris consolidando a conquista do campeonato de construtores e o vice-campeonato de pilotos.
Hamilton
Lewis Hamilton fez sua última corrida pela Mercedes antes de se transferir para a Ferrari em 2025. Ele encerrou sua participação com um bom resultado terminando na quarta posição..
Alpine
A Alpine colocou Jack Doohan no grid em Abu Dhabi, no lugar do francês Esteban Ocon, antecipando sua estreia planejada para 2025. O australiano terminou em 14º lugar.
A Fórmula 1 retorna em 16 de março de 2025, com o GP da Austrália, no Circuito de Melbourne.
Todas as 4 vitórias de Lando Norris foram conquistadas em 2024: Miami, Holanda, Singapura e Abu Dhabi.
Lando Norris vence o GP de Abu Dhabi de F-1.