Aperfeiçoamentos incluem chassi, suspensões e design, onde se destaca o novo painel.
Honda ADV 160 2025 ganhou motor mais potente.
A scooter aventureira evolui através do novo motor com tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus, equipado com cabeçote de quatro válvulas e sistema de controle de torque HSTC.
Os aperfeiçoamentos incluem chassi, suspensões e design, onde se destaca o novo painel.
Design
Elementos como o para-lama dianteiro e a ponteira de escape tem desenho inédito, assim como a cobertura do radiador do sistema de arrefecimento.
O assento foi redesenhado, e está mais estreito em sua porção anterior, o que ajuda nas manobras de estacionamento pela maior facilidade de movimentação das pernas e alcance dos pés no solo.
Bem como, o compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade (de 27 para 29 litros), o que permite abrigar um capacete integral e outros objetos como traje impermeável, bolsa ou pasta de documentos.
O comando de abertura do banco é uma tecla posicionada à direita do escudo frontal, logo abaixo do comutador da trava de guidão e partida. Tal tecla aciona também a portinhola de acesso ao bocal do tanque de combustível, que traz encaixe para a tampa do reservatório durante a operação de abastecimento.
Painel de instrumentos
O painel LCD tem design inédito, e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas, entre as quais o indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro digital, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo.
Luzes alerta monitoram o funcionamento do HSTC (on/off) temperatura do motor, sistema ABS, Smart Key e o Idling Stop, entre outras. Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações como ligar e desligar o HSTC ou acessar o menu de configurações.
Motor
Monocilíndrico SOHC de 4V arrefecido a líquido, incorpora a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, que se vale da redução de atrito interno e outras tecnologias para a obtenção de grande eficiência energética e reduzidas emissões nocivas ao meio ambiente.
A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV precedente para 16 cv.
No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgm.f para 1,49 kgm.f.
A elevação da capacidade cúbica de 149,3 para 156 cm3 deriva do diâmetro do cilindro aumentado de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução, de 57,9 mm para 55,5 mm. O curso do pistão menor criou o espaço para o novo cabeçote de quatro válvulas. Outra alteração diz respeito à taxa de compressão, que de 10,6:1 passou a 12,0:1.
O sistema de admissão de ar foi aperfeiçoado, e do filtro de ar até o tubo de admissão que leva ao corpo da borboleta o percurso do ar é mais uniforme, beneficiado também pela caixa do filtro de ar de 4,9 litros de capacidade. Também o sistema de exaustão foi aperfeiçoado, com a nova ponteira de escape que abriga o catalisador, oferecendo reduzida resistência à saída dos gases.
Um novo virabrequim, mais rígido, permitiu alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruído.
Um sistema que direciona um jato de óleo na parte interna do pistão, tecnologia já usada no motor da CRF 450R, permite melhor arrefecimento e avanço do ponto de ignição, favorecendo a entrega de potência e durabilidade. O motor da ADV 160 conta com um tensor hidráulico da corrente do comando que reduz as vibrações internas.
O sistema Idling Stop pode ser desativado pelo condutor é capaz de reconhecer automaticamente uma eventual baixa tensão da bateria, que determina o desligamento do sistema para evitar descarga.
HSTC
Novidade no ADV 160 2025 é o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.
No painel de instrumentos uma luz-alerta “T” pisca quando o sistema entra em funcionamento. Um comando no punho esquerdo permite desligar o HSTC em situações onde a limitação de perda de aderência impede a devida progressão, situação comum em terrenos escorregadios.
Câmbio
O sistema CVT – Continuous Variable Transmission – foi ajustado para a ADV 160 2025 e a maior potência e torque de seu novo motor. Reconhecido por atuar de maneira progressiva, a conexão entre o acionamento do acelerador e o consequente ganho de velocidade é uma importante qualidade deste sistema de transmissão, e diretamente relacionada ao prazer de pilotar e pleno controle da scooter nas mais variadas situações de utilização.
Chassi
O chassi de aço tipo monobloco da ADV 160 2025 foi redesenhado para se adequar à maior potência e torque oferecidos pelo novo motor.
A geometria do chassi, com ângulo de cáster de 26,5º e trail de 85 mm, permite a agilidade ideal tanto em uso urbano como nos trajetos realizados em estradas sem pavimentação.
A suspensão dianteira do tipo telescópico oferece um curso de 130 mm, garantindo conforto e competente absorção das irregularidades. Na traseira, o sistema de suspensão se vale de um par de conjuntos mola-amortecedor com reservatório separado, Twin Subtank Showa, com curso de 110 mm e mola progressiva de três estágios.
Rodas e pneus
As rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira.
O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS.
Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.
Preço
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.534,00.
A Honda ADV 160 2025 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro de 2024.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).
O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
As cores disponíveis são Vermelho Perolizado/Pearl Siena Red e Cinza Metálico/Iron Nail Silver Metallic.
Honda ADV 160 2025 ganhou motor mais potente.
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