Montadora ganhou 3 estrelas, do Índice de Segurança Viária da FIA, para organizações e empresas medirem sua pegada de segurança viária.

Honda recebe classificação mais alta em segurança da FIA.

A Honda se tornou a primeira empresa do setor automotivo a receber a classificação mais alta de “3 estrelas” no Índice de Segurança Viária da FIA*1, o qual permite que empresas e organizações meçam sua pegada de segurança viária.

O reconhecimento de 3 estrelas foi anunciado em 17 de fevereiro no “Challenge 2030: Achieving the Global Road Safety Goals” (em português, “Desafio 2030: Alcançando as Metas Globais de Segurança Viária”), evento simultâneo da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada em Marrakech, no Marrocos, entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025.

O Índice de Segurança Viária (Road Safety Index, em inglês) da FIA é uma ferramenta projetada para permitir que empresas e organizações visualizem e meçam o impacto de suas operações na segurança viária e alcancem um tráfego mais sustentável nas vias.

A princípio, o Índice fornece uma avaliação da pegada de segurança de cada empresa/organização com base em vários fatores, como suas metas de segurança, compromisso e o número de fatalidades e ferimentos no trânsito em toda a sua cadeia de valor.

Índice FIA

Além disso, o sistema do Índice FIA RS contém duas classificações: 1) a “classificação da cadeia de suprimentos”, que abrange uma ampla gama de atividades corporativas, desde a aquisição de matérias-primas até o desenvolvimento, produção e a entrega dos produtos ao cliente, e 2) a “classificação de produtos/serviços”, que avalia os aspectos de segurança dos produtos/serviços.

A Honda se tornou a primeira empresa na indústria automotiva a passar por auditorias para ambas as classificações e recebeu o
reconhecimento mais alto, 3 estrelas*2, em ambas.

Nesse sentido, a Honda está comprometida em buscar iniciativas de segurança, tanto em hardware quanto de software, sob o slogan de segurança global “Segurança para Todos”. Como marcos de seu desafio, a empresa está se esforçando para reduzir o número de fatalidades em colisões de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda em todo o mundo em 50% até 2030*3, e então atingir zero fatalidades em colisões de trânsito até 2050.

Primeira Montadora

De acordo com a Honda, tornar-se a primeira montadora a receber 3 estrelas como parte do Índice FIA RS representa o forte comprometimento da Honda com a busca pela segurança nas estradas.

Nesse sentido, as iniciativas de segurança que a Honda vem conduzindo com base em sua estratégia de segurança de longo prazo foram altamente avaliadas, assim como o fato de que a empresa vem monitorando o número de fatalidades em colisões de trânsito e ferimentos graves em toda a sua cadeia de valor, por idade e por tipo de usuário, como sua pegada de segurança nas vias.

A Honda apoiará proativamente a padronização de índices para avaliar iniciativas de segurança no trânsito. Por meio dessas atividades, a Honda contribuirá para resolver problemas sociais centrados na segurança no trânsito a partir da perspectiva de ESG (Ambiental, Social e Governança) e continuará sua busca pela segurança em direção à realização da alegria e da liberdade de mobilidade e de uma sociedade mais agradável e sustentável.

*1 Fédération Internationale de lʼAutomobile (Federação Internacional de Automobilismo)

*2 O escopo das operações da Honda avaliadas pela FIA desta vez é limitado às operações relacionadas à produção e vendas de motocicletas e automóveis no Japão.

*3 Reduzir as fatalidades em colisões de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda por 10.000 unidades vendidas em 50% até 2030, em comparação a 2020.

Honda recebe classificação mais alta em segurança da FIA.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.