Companhia projeta faturamento recorde de US$ 14 bilhões com o modelo.
Embraer apresenta carro voador em São Paulo.
A Embraer exibiu no dia 7 de abril em São Paulo a cabine do eVTOL – ou ‘carro voador’ – reforçando seu otimismo com a iniciativa da EVE, subsidiária da companhia brasileira. Com 2.800 unidades na fila de pedidos já feitos, a estimativa é que o modelo ainda não lançado deverá garantir US$ 14 bilhões em receita líquida, começando a operar a partir de 2026. O eVTOL da Embraer tem pedidos feitos por 28 clientes de 9 países.
Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento da Eve, destaca que o carro voador deve fazer o trajeto entre a Avenida Faria Lima em São Paulo, até o Aeroporto de Guarulhos, em cerca de 13 minutos – trajeto que costuma levar 1,5 hora de carro.” [O eVTOL] terá alcance de 100 quilômetros, que é o necessário em ambiente urbano. Além disso, vai pousar e decolar de forma automática, vai baratear o treinamento de pilotos”, disse Affonso durante um evento do Bradesco, no hotel Grand Hyatt.

Atualmente, o maior desafio é o sistema de produção da aeronave, que envolve motor, bateria e hélice, já que os padrões são ‘completamente diferentes’ de outros modelos de aviação comercial.
Além disso, destacou que o eVTOL ‘é um avião que decola como helicóptero’, e que esse modelo híbrido também demandará desafios na hora de acostumar os clientes a uma experiência desse tipo.
Embraer apresenta carro voador em São Paulo.