Híbrido nacional vem com motor 1.0 turbo com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque mais um motor elétrico de 12V – 3kw.

Andamos no Fiat Fastback T200 híbrido CVT.

Tivemos a oportunidade de andar no controverso Fiat Fastback híbrido produzido no Brasil.

Controverso, pois uma das revistas especializadas em automóveis mais conceituadas do país, mencionou que o sistema híbrido funcionou raramente durante o período de avaliação.

Primeiramente, vamos deixar claro que o sistema híbrido escolhido pela Fiat do Brasil é o de híbrido leve.

Híbrido Leve:

– O motor elétrico não consegue impulsionar o carro sozinho.
– O sistema híbrido leve é menos potente que o híbrido pleno, mas com custo menor.
– O motor a combustão nunca desliga (nem nas descidas) com exceção quando para no farol, ou no trânsito, com o sistema Star & Stop.
– Quando o carro para no farol com o sistema Star & Stop o ar-condicionado para de funcionar, ao contrário do híbrido pleno.
– O ganho no consumo de combustível é pequeno se comparado ao híbrido pleno.
– No compartimento do motor o proprietário não vai encontrar aqueles cabos de alta tensão cor de laranja do híbrido pleno.

Por fora, o híbrido leve só tem uma identificação na tampa do porta-malas.

Comprimento: 4.427 mm.
Largura: 1.774 mm sem espelhos.
Altura mínima do solo: 192 mm.
Ângulo de entrada: 20,3º.
Ângulo de saída: 24,2º.

Faróis e pisca em LED, mas sem farol de neblina na versão Audace Hybrid. Amauri Yamazaki

Peso em ordem de marcha: 1.253 kg.

Dirigibilidade: Andando com o Fastback Audace Hybrid, não dá para perceber o impulsionamento do sistema híbrido, com exceção do mostrador digital no painel de instrumentos que demonstra seu funcionamento. No sistema híbrido leve, o ganhou no impulsionamento (e no consumo) do veículo é bem menor que no híbrido pleno.

Não há motor de arranque, sendo substituído pelo motor elétrico que liga o motor a combustão de forma suave e silenciosa.

Distância entre-eixos: 2.533 mm e pneus 205/50 R 17 Pirelli. Amauri Yamazaki

Interior

Equipado com 4 airbags e boa oferta de equipamentos na versão intermediária Audace. Amauri Yamazaki

Botão Sport (em vermelho) de fácil localização no lado direito do volante e paddle shifters.

Não há botão para desligar o Star & Stop no console ou no painel.

Não há aviso de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.

Velocímetro e conta-giros analógicos e painel de instrumentos digital configurável com ilustração do sistema híbrido leve. Amauri Yamazaki

Segurança

– Controle eletrônico de estabilidade.
– Sinalização de frenagem de emergência.
– Monitoramento da pressão dos pneus.
– Piloto automático convencional.
– Freio de estacionamento eletrônico com Autohold.

– Função para acionamento das setas indicando trocas de faixa.

Tela multimídia de 10,1″ com pareamento e carregamento de smartphone sem fio. Um dos melhores do segmento. Amauri Yamazaki

Câmera traseira em alta definição com linhas guia dinâmicas.

Ar-condicionado digital de uma zona deixa de funcionar quando o carro entra no sistema Start & Stop.

4 alto falantes.

Bancos com couro ecológico e ajuste manual. Amauri Yamazaki
Bateria do sistema híbrido fica embaixo do banco do motorista. Amauri Yamazaki
Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos de ar-condicionado e tomadas USB-A e C. Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, transversal, 999cm³, turbo, 12V, com injeção direta de combustível flex.

Potência: 120 cv com gasolina e 130 cv com etanol ambos a 5.750 rpm.
Torque: 20,4 kgfm com gasolina ou etanol.

Motor 1.0 turbo flex com 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Amauri Yamazaki

Motor elétrico: Dianteiro, transversal com tensão: 12V – 3kW.

Bateria auxiliar: Íon-lítio (11Ah).

Transmissão: CVT com 7 marchas emuladas no modo manual.

Tração: Dianteira.

Consumo cidade: 9,0 km/l com gasolina.
Consumo estrada: 13,4 km/l com gasolina.

Nas laterais não há identificação do sistema híbrido. Amauri Yamazaki
Identificação da versão híbrida na tampa do porta-malas. Amauri Yamazaki

Freio dianteiro: Disco ventilado.
Freio traseiro: Tambor.

Suspensão dianteira: Independente, McPherson com barra estabilizadora.
Suspensão traseira: Eixo de torção.

Tampa do porta-malas com acionamento manual e estepe do tipo temporário. Amauri Yamazaki

Tanque de combustível: 45 litros.

O que o falta no Fiat Fastback Audace Hybrid:

– Aviso de ponto cego nos espelhos externos.
– Estepe normal.

O que o Fiat Fastback Audace Hybrid tem:

– Isenção do rodízio para carros híbridos em São Paulo.
– Desconto no IPVA em algumas cidades.
– Espaço para passageiros e porta-malas com capacidade para 600 litros líquidos.
– Motor 1.0 turbo flex impulsiona bem o Fastback Audace Hybrid.

A Fiat é a segunda montadora a produzir no Brasil automóveis híbridos. Amauri Yamazaki

Andamos no Fiat Fastback T200 híbrido CVT.

 

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22 Comentáros

  1. Jaroslav Sussland Responder

    Carro elegante, bonito,interior espaçoso.Excelente para uso urbano e delicioso para viajar.

  2. Jose Manoel Bezerra Responder

    Tive o prazer de dirigir esse carro e achei muito bom, confortável e bem espaçoso. Top!

  3. Uma vantagem a isenção do rodízio em São Paulo e com porta malas de respeito!

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