De 15 a 31 de maio no Espaço Cênico Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo (porão).
Teatro: Ossada – Espaço Cênico Ademar Guerra.
Para encerrar a mostra Grito de Mulher, ESTER LACCAVA reestreia o terceiro espetáculo de sua trilogia, OSSADA dia 15 de maio, quinta-feira, no porão do Centro Cultural São Paulo.
Depois de Curtume e A Árvore Seca, Ester, uma das grandes atrizes brasileiras, empresta corpo e alma a mulheres angustiadas, exaustas com o dia a dia opressor.
A princípio, o solo reúne cinco histórias da atriz e autora inglesa Maureen Lipman, além de referências à escritora e poeta polonesa Wislawa Szymborska e à cantora, compositora e performer americana Laurie Anderson.
Nesse sentido, são situações cotidianas de cinco mulheres: um pai em coma, o casamento de um filho, uma entrevista para a TV, os abusos familiares e um cigarro que nunca acende. Nos cinco monólogos baseados em adaptações livres, o ponto comum é a figura da mulher “esgarçada” em sua existência. Personagens que desafinam diante das regras sociais e acabam “vazando”, deixando transparecer o animal indomesticável que habita em nós: a mulher como sujeito, a mulher como objeto, a mulher.

Sinopse
O patético inconfessável no cotidiano de cinco mulheres que desafinam diante das regras sociais e acabam vazando, deixando transparecer o animal indomesticável que habita em cada um de nós. A partir de textos de Wislawa Szymborska, Maureen Lipman e Laurie Anderson, adaptados por Ester Laccava, Elzemann Neves e João Wady Cury.
43 anos de teatro
Com 43 anos de teatro, esta atriz, performer, autora e diretora paulistana, filha de italiana, continua inquieta quando fala do seu ofício, e das suas escolhas. Foi exemplo como produtora ao traduzir, elencar, atuar e produzir um dos maiores sucessos do teatro paulistano A Festa de Abigaiú, em 2007, onde, com ilustres desconhecidos, inclusive ela, arrebatou o público e permaneceu 4 anos em cartaz fazendo filas nos teatros onde passava.
Ficha Técnica
Direção e criação: Ester Laccava. A partir de textos de Maureen Lipman, Wislawa Szymborska e Laurie Anderson (Obras da Wislawa Szymborska Edição da Companhia das Letras – tradutora: Regina Przybycien).
Tradução: Gabriela.
Adaptação dos textos: Ester Laccava, Elzemann Neves e João Wady Cury.
Atriz: Ester Laccava.
Diretor de Produção: Emerson Mostacco.
Desenho de luz e imagem: Mirella Brandi.
Trilha Sonora: Mueptemo.
Figurinos: Ester Laccava.
Costureira: Judite Lima.
Assistentes de direção: João Wady Cury e Elzemann Neves.
Operação de luz: Giuliano Caratori.
Operação de som: Giulia Lacava.
Designer Gráfico: Giulia Lacava e Pedro Lacava.
Tradutor em Libras: Ricieri Palha.
Assessoria de Imprensa: Arteplural Comunicação – M. Fernanda Teixeira.
Fotos: João Caldas Fº.
Produção: Lacava Produções Artísticas / Mostacco Produções. Um projeto da Cia. Indomável.
Teatro: Ossada – Espaço Cênico Ademar Guerra.