Em segundo, larga o holandês Max Verstappen seguido pelo inglês George Russell.
Oscar Piastri crava a pole para o GP de Emilia-Romagna.
O australiano Oscar Piastri, da McLaren, confirmou a boa fase ao conquistar a pole position em Ímola na Itália com um tempo de 1:14.670, superando Max Verstappen por apenas 0,034 segundos.
A princípio, a sessão classificatória foi marcada por acidentes em lata velocidade com Yuki Tsunoda, da Red Bull, sofrendo um acidente impressionante na curva Villeneuve, virando completamente após bater nas barreiras.
Bem como, o argentino Franco Colapinto, da Alpine, também se acidentou na curva Tamburello, levando a outra paralisação. Ambos os pilotos foram submetidos a exames médicos e liberados.
O inglês George Russell, da Mercedes, garantiu a terceira posição, enquanto Lando Norris, da McLaren, ficou com o quarto lugar. Fernando Alonso, da Aston Martin, teve uma excelente performance, qualificando-se em quinto, sua melhor posição na temporada até o momento.
Contudo, a Ferrari enfrentou dificuldades com Charles Leclerc e Lewis Hamilton não conseguindo avançar para o Q3, terminando em 11º e 12º lugares.
Hamilton, em sua primeira temporada com a equipe italiana, expressou frustração com o desempenho, reconhecendo os desafios de adaptação no início desta temporada.
O GP da Emília-Romagna promete uma corrida emocionante, com Piastri buscando sua quinta vitória em sete corridas e Verstappen tentando subir para a segunda posição no campeonato.
A largada está prevista para às 10 horas.
Oscar Piastri crava a pole para o GP de Emilia-Romagna.