Steve St. Angelo CEO da Toyota para América do Sul & Caribe, fez uma apresentação para demonstrar como o TPS (Toyota Product System) diminuiu em 30 minutos o atendimento no pronto socorro.

Desde o segundo semestre de 2015 a Toyota do Brasil e o Hospital Santa Cruz  firmaram uma parceria no intuito de aumentar a produtividade e a eficiência do hospital, utilizando o sistema Toyota de produção. Conhecido pelos funcionários da Toyota como TPS, a filosofia e o sistema de resolução de problemas e aumento da produtividade, foram desenvolvidos na década de 50 no Japão.

Na ocasião o CEO da Toyota para América Latina e Caribe Steve St. Angelo fez uma apresentação para médicos, profissionais da área de saúde e jornalistas, abrangendo o panorama a respeito do TPS, e os benefícios obtidos no pronto atendimento do hospital Santa Cruz em São Paulo.

Steve St. Angelo - CEO da Toyota na América do Sul & Caribe. Foto: Amauri Yamazaki
Steve St. Angelo – CEO da Toyota na América do Sul & Caribe. Foto: Amauri Yamazaki

A iniciativa de aplicar um sistema cujo objetivo final de atender às necessidades dos pacientes dentro do menor prazo possível, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade era mais uma etapa do Hospital Santa Cruz em busca da melhoria de seus serviços.

Em setembro de 2015 iniciou-se a implementação do Sistema Toyota de Produção (TPS – Toyota Production System) no Santa Cruz, primeiro e único hospital a contar com a metodologia.

Com uma equipe de especialistas da Toyota e funcionários do hospital, a área de pronto atendimento foi o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho. Do tempo de espera à qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo.

GANHO DE PRODUTIVIDADE

Após um longo processo de análise realizado passo a passo pela equipe da Toyota, conseguiu-se uma redução de 22% do tempo em que o enfermeiro levava para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento foi reduzida em aproximadamente 30 minutos, um ganho enorme para quem não está se sentindo bem. Já o espaço de deslocamento dos pacientes foi reduzido em 80 metros.

“Fui um estudante do TPS por 30 anos e sempre acreditei que ele poderia ser utilizado em diversas instituições e empresas. Sua maior contribuição está no engajamento e desenvolvimento das pessoas. Parabéns à equipe do Hospital Santa Cruz por assumir um projeto como esse, por estar aberta a novas ideias para melhorar seus processos e sua empresa e, o mais importante, melhorar a satisfação dos clientes”, afirma Steve St. Angelo.

De acordo com o CEO da Toyota, o TPS pode ser utilizado em qualquer lugar e em qualquer empresa, sendo que nos EUA vários hospitais implementaram o sistema.

TOYOTA PRODUCTION SYSTEM

Desenvolvido no pós-Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, chefe de produção da Toyota na época, o TPS começou a ser empregado nas décadas de 60 e 70, sempre operando sob dois pilares: o Just-In-Time, ou seja, produzir e transportar aquilo que é necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária; e o Jidoka, conceito que propõe 100% de qualidade de produção sem permitir que um defeito ou falha siga sem ser identificado.
Case de sucesso em entidades dos Estados Unidos e Canadá, o TPS foi responsável por otimizar os atendimentos hospitalares da cidade de New Orleans após a passagem do furacão Katrina, além de ter sido empregado até mesmo para a reconstrução de áreas destruídas.

Renato Ishikawa presidente do Hospital Santa Cruz declarou: “Estamos muito felizes com esse apoio para aprimorar nossa gestão. É de extrema importância para o Hospital Santa Cruz essa troca de experiências para aperfeiçoar nossos serviços, além de fortalecer o relacionamento entre as empresas japonesas no Brasil”.

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