Na 25ª volta, Toto Wolf chefão da Mercedes, deu ordem para Valtteri Bottas ceder a primeira posição para Lewis Hamilton, que venceu a prova e ampliou a vantagem sobre Sebastian Vettel para 50 pontos
São Paulo – SP
Com a presença do anfitrião russo Vladimir Putin, a IV edição do GP da Rússia foi marcada pelo o que o pessoal da Mercedes chamou de “um dia difícil” para a equipe.
O tal do “dia difícil” foi uma polêmica ordem transmitida ao vivo pela tv, em que Toto Wolf aparece apertando um botão chamado “tática”, ordenando a inversão entre os pilotos da equipe.
Bottas havia feito a pole no sábado e após a largada mantinha a primeira posição, estava em segundo quando recebeu a determinação da equipe para permitir a ultrapassagem de Lewis Hamilton, que naquele momento estava sendo seguido pela Ferrari de Sebastian Vettel.
A motivação da ordem era que Vettel se aproximava perigosamente de Hamilton na disputa da posição, e Bottas seria o obstáculo para o alemão da Ferrari.
O estrategista da Mercedes recebeu o comando eletrônico de Toto Wolf e acionou o rádio de Bottas, ordenando a troca de posições que poderia ser revertida no final da corrida, o que não ocorreu.
Na última volta, Bottas perguntou para a equipe se ficaria por isso mesmo, sendo que obteve a resposta que sim, e que depois o assunto seria discutido internamente na equipe.
Pelo rádio, Toto Wolff disse a Bottas: “Um dia difícil para você, um dia difícil para nós. Vamos discutir mais tarde e explicar.”
Ao sair do carro, o vencedor Lewis Hamilton tentou escapar de uma entrevista ainda na pista com o ex-piloto Paul di Resta, para tentar não comentar o do assunto.
Hamilton declarou: “Foi realmente um dia difícil. Valteri fez um trabalho fantástico e obviamente deixou eu passar. Temos que nos preocupar com o campeonato, equipe como um todo. O importante é que estamos na frente com os dois carros. Mas sei que foi muito difícil para ele” concluiu.
A CORRIDA
Na largada, Sebastian Vettel que havia feito o terceiro tempo no sábado, largou bem e tentou forçar para cima da Mercedes de Lewis Hamilton que conseguiu se recuperar e ainda emparelhou com Valtteri Bottas, que havia largado em primeiro.
Logo no início da corrida, as duas Toro Rosso rodaram separadamente e abandonaram a prova. Havia sido anunciado que a Honda faria uma atualização no motor no GP da Rússia.
Max Verstappen da RBR que havia largado em 19a posição após ser punido pela troca de peças do motor, em menos de dez voltas já ocupava a quinta posição.
Com os primeiros indo para as trocas de pneus, Verstappen assumiu a ponta e Vettel ultrapassou Hamilton quando o inglês foi para os boxes. Verstappen foi para os boxes apenas na volta 43.
Enquanto isso, Esteban Ocon e Sergio Perez tentavam pressionar Kevin Magnussen pela oitava posição.
Com a ordem da Mercedes para que Bottas cedesse a primeira posição para Hamilton, o inglês manteve a ponta vencendo a prova, com seu companheiro de equipe terminando em segundo, Sebastian Vettel em terceiro, Kimi Raikkonen em quarto, e Max Verstappen em quinto.
PRÓXIMA PROVA: GP DO JAPÃO – 7 de outubro
RESULTADO DO GP DA RÚSSIA DE F-1
Pos | Piloto | Carro | Voltas | Tempo | Pts |
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 53 | 1:27:25.181 | 25 |
2 | Valtteri Bottas | Mercedes | 53 | +2.545s | 18 |
3 | Sebastian Vettel | Ferrari | 53 | +7.487s | 15 |
4 | Kimi Räikkönen | Ferrari | 53 | +16.543s | 12 |
5 | Max Verstappen | Red Bull TAG Heuer | 53 | +31.016s | 10 |
6 | Daniel Ricciardo | Red Bull TAG Heuer | 53 | +80.451s | 8 |
7 | Charles Leclerc | Sauber Ferrari | 53 | +98.390s | 6 |
8 | Kevin Magnussen | Haas Ferrari | 52 | +1 volta | 4 |
9 | Esteban Ocon | Force India Mercedes | 52 | +1 volta | 2 |
10 | Sergio Perez | Force India Mercedes | 52 | +1 volta | 1 |
11 | Romain Grosjean | Haas Ferrari | 52 | +1 volta | 0 |
12 | Nico Hulkenberg | Renault | 52 | +1 volta | 0 |
13 | Marcus Ericsson | Sauber Ferrari | 52 | +1 volta | 0 |
14 | Fernando Alonso | McLaren Renault | 52 | +1 volta | 0 |
15 | Lance Stroll | Williams Mercedes | 52 | +1 volta | 0 |
16 | Stoffel Vandoorne | McLaren Renault | 51 | +2 voltas | 0 |
17 | Carlos Sainz | Renault | 51 | +2 voltas | 0 |
18 | Sergey Sirotkin | Williams Mercedes | 51 | +2 voltas | 0 |
19 | Pierre Gasly | Toro Rosso Honda | 04 | Não term | 0 |
20 | Brendon Hartley | Toro Rosso Honda | 04 | Não term | 0 |
CAMPEONATO MUNDIAL DE CONSTRUTORES
Posição | Equipe | Pontos |
01 | Mercedes | 495 |
02 | Ferrari | 442 |
03 | Red Bull Tag Heuer | 292 |
04 | Renault | 091 |
05 | Haas Ferrari | 080 |
06 | McLaren Renault | 058 |
07 | Force India Mercedes | 035 |
08 | Toro Rosso Honda | 030 |
09 | Sauber Ferrari | 027 |
10 | Williams Mercedes | 007 |
CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS 2018
Pos | Piloto | País | Carro | Pts |
01 | Lewis Hamilton | Inglaterra | Mercedes | 306 |
02 | Sebastian Vettel | Alemanha | Ferrari | 256 |
03 | Valtteri Bottas | Finlândia | Mercedes | 189 |
04 | Kimi Raikkonen | Finlândia | Ferrari | 186 |
05 | Max Verstappen | Holanda | Red Bull Tag Heuer | 158 |
06 | Daniel Ricciardo | Austrália | Red Bull Tag Heuer | 134 |
07 | Kevin Magnussen | Dinamarca | Haas Ferrari | 53 |
08 | Nico Hulkenberg | Alemanha | Renault | 53 |
09 | Fernando Alonso | Espanha | McLaren Renault | 50 |
10 | Sergio Perez | México | F-India Mercedes | 47 |
11 | Esteban Ocon | França | F-India Mercedes | 47 |
12 | Carlos Sainz | Espanha | Renault | 38 |
13 | Pierre Gasly | França | Toro Rosso Honda | 28 |
14 | Romain Grosjean | França | Haas Ferrari | 27 |
15 | Charles Leclerc | Mônaco | Sauber Ferrari | 15 |
16 | Stoffel Vandoorne | Bélgica | McLaren Renault | 08 |
17 | Marcus Ericsson | Suécia | Sauber Ferrari | 06 |
18 | Lance Stroll | Canadá | Williams Mercedes | 05 |
19 | Brendon Hartley | Nova Zelândia | Toro Rosso Honda | 02 |
20 | Sergey Sirotkin | Rússia | Williams Mercedes | 00 |
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