Segundo o Ibope e o Datafolha presidenciável Jair Bolsonaro do PSL cresceu nas últimas pesquisas
São Paulo – SP
Os candidatos à presidência da República deram os seus votos na manhã do domingo.
As últimas pesquisas mostram um crescimento do candidato do PSL, chegando a ultrapassar a casa dos 42% das intenções de voto. Fernando Haddad do PT também apresentou crescimento nas intenções de voto estando com cerca de 25% das intenções de voto.
Haddad tinha 22% até a semana passada.
A explicação para este crescimento se dá de duas maneiras.
PRIMEIRO – Alguns institutos de pesquisa foram acusados de divulgar pesquisas encomendadas por alguns partidos e agora na reta final do primeiro turno, estariam “corrigindo” as pesquisas, para ficarem mais próximas do resultado a ser divulgado neste segunda-feira. Caso mantivessem os números anteriores, estes institutos apresentariam uma margem de erro muito grande, o que não seria bom para eles.
SEGUNDO – Voto Útil – Simpatizantes dos candidatos: Geraldo Alckmin, Marina Silva, Álvaro Dias e João Amoedo, estariam optando pelo voto útil contra o PT, devido a baixa performance de seus candidatos de preferência. Já os simpatizantes de Ciro Gomes, estariam optando pelo candidato da esquerda de Fernando Haddad.
Assessores de Ciro Gomes já estariam vazando informações de que Ciro deve apoiar o PT no segundo turno.
Assessores de Geraldo Alckmin disseram que o tucano errou em gastar tempo atacando o candidato do PSL, quando deveria centrar as críticas no candidato do PT, Fernando Haddad.
Com a derrota já no primeiro turno e tendo tido um enorme tempo na propaganda eleitoral na televisão, Alckmin vai sair bastante enfraquecido na liderança do PSDB, que tende a fortalecer João Dória com chances de vencer na disputa ao governo do Estado de São Paulo.
No PSDB vai se formando um consenso de que Dória deve ser o candidato do PSDB à presidência da república na próxima eleição, em 2022.
Segundo caciques do PSDB, Geraldo Alckmin teria recusado uma chapa tendo ele como candidato a presidente, João Dória como vice e Paulo Skaf para senador.
IBOPE
Jair Bolsonaro – PSL: 42%
Fernando Haddad – PT: 25%
Ciro Gomes – PDT: 13%
Geraldo Alckmin – PSDB: 8%
Marina Silva – Rede: 3%
João Amoedo – Novo: 3%
Henrique Meirelles – MDB: 2%
Cabo Dacciolo – Patriota: 2%
Álvaro Dias – Podemos: 2%
Guilherme Boulos – PSOL: 1%
Comentários desabilitados.