Modelo é o veículo mais vendido da Toyota nos Estados Unidos
São Paulo – SP
Avaliamos o RAV4 CVT Top, que concorre diretamente com os modelos Jeep Compass, VW Tiguan, Honda CR-V, Hyundai Tucson e Peugeot 3008.
O modelo é fácil de dirigir, tem uma boa ergonomia e uma grande área envidraçada facilitando as manobras. Motor e câmbio são suficientes para uma condução confortável.
O RAV4 é conhecido por ser um gigantesco sucesso de vendas nos EUA, onde é o modelo mais vendido da Toyota no maior e mais competitivo mercado de automóveis do mundo.
Importado do Japão, o modelo sofre diretamente a influência do dólar que nos últimos anos tem se mantido elevado prejudicando sua competitividade em relação ao preço.
A Toyota parou de trazer para o Brasil a versão 4×4 (devido ao preço) e oferece duas versões de acabamento com tração 4×2.
O modelo ganhou atualizações no design para mantê-lo atrativo com relação aos avanços da concorrência, que introduziu novas tecnologias como os motores turbo, mais modernos, eficientes, econômicos e menos poluentes.
No Brasil, além do preço, o RAV4 também sofre com a menor quantidade de equipamentos que seus concorrentes como os de assistência de direção.
Um dos principais atrativos do RAV4 é a confiança que o proprietário terá de estar comprando um veículo consagrado em termos de qualidade e segurança, mesmo não estando entre os mais modernos. O valor de revenda também é outro ponto forte dos veículos da marca.
O modelo acomoda bem cinco passageiros adultos e tem porta malas com capacidade para 547 litros.
A versão 4×2 CVT Top tem a mais que a versão de entrada: sistema Smart Entry para o destravamento das portas por proximidade da chave. A partida dentro do carro é feita pelo botão Push Start sem chave.
Os bancos são revestidos em couro e material sintético, sendo que o do motorista tem ajuste elétrico.
O painel de instrumentos apresenta informações em TFT colorido com sete funções: hodômetro parcial e total, temperatura externa, consumo médio e instantâneo, indicador de direção Eco, autonomia e velocidade média.
O sistema multimídia tem tela de 7 polegadas sensível ao toque, com interface de acesso à internet, AM, FM, CD Player e MP3, DVD conexões USB, AUX e Bluetooth, mais seis alto falantes e antena no teto tipo barbatana de tubarão. Completam os recursos a câmera de ré e GPS integrado.
Outro item importante é o sensor de estacionamento sonoro dianteiro e traseiro, além do teto solar.
O sistema de ar-condicionado é dual zone com filtro antipólen Controle de velocidade de cruzeiro, indicador de marchas digital e aviso sonoro de faróis ligados.
Na parte de segurança o RAV 4 tem: controle de estabilidade, assistente de arranque em rampa, controle de tração, ABS e distribuição eletrônica de frenagem.
MOTOR: 2.0 com 145 cv de potência a 6.000 rpm, funciona somente a gasolina. O torque é de 19,1 kgfm a 3.600 rpm. O motor rende bem, mas nas ultrapassagens os motores turbo da concorrência tem desempenho superior.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 12,2 segundos.
CONSUMO: No período de avaliação o modelo fez 8,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina.
CÂMBIO: Tipo CVT apresenta bom desempenho e simula 7 velocidades.
Os principais concorrentes do RAV4 no Brasil são: Jeep Compass, Honda HR-V, Chevrolet Equinox e VW Tiguan.
FICHA TÉCNICA:
Motor: Dianteiro, transversal, DOHC, Dual VVT-i, 4 cilindros em linha, 2.0, 16V, injeção eletrônica e funciona somente a gasolina.
Potência: 145 cv a 6.200 rpm.
Torque: 19,1 cv a 3.600 rpm.
Câmbio: CVT com modo sequencial de 7 velocidades.
Pneus: 225 /6 / R17.
Direção: Elétrica.
Porta malas: 547 litros.
Tanque: 60 litros.
Freios dianteiros: Discos ventilados com ABS, EDB e BAS.
Freios traseiros: Discos sólidos com ABS, EDB e BAS.
O que falta no RAV4: Equipamentos de assistência de direção.
Comentários desabilitados.