Montadora japonesa sai na frente da concorrência e traz o Leaf ao preço de R$ 195.000,00 incluso o equipamento de recarga e a instalação na residência do proprietário
AMAURI YAMAZAKI – São Paulo – SP
A Nissan do Brasil lançou em São Paulo a segunda geração do Leaf, conforme programado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.
O Leaf é um automóvel 100% elétrico e sua primeira geração foi lançada em 2010, no Japão.
O modelo importado para o Brasil é produzido na fábrica da Nissan na Inglaterra e está sendo comercializado com sucesso em 50 países.
O Leaf tornou-se reconhecido mundialmente por ser o automóvel elétrico mais vendido do mundo com uma autonomia de até 240 km no ciclo americano de avaliação.
Quando o preço foi anunciado pela primeira vez no Brasil no começo de 2019, o preço era de R$ 178 mil, mas não contava com o equipamento de recarga e a instalação na casa do cliente.
O brasileiro Marco Silva, presidente da Nissan, reconheceu que o preço é para poucos, mas está otimista com relação ao futuro do modelo no país. De acordo com Silva, estudo da montadora mostra que um proprietário do modelo que roda em média 70 km por dia, para ir e voltar do trabalho, a economia proporcionada pelo modelo pode chegar até R$ 10 mil por ano, se comparado a um automóvel a combustão de porte médio.
Neste valor de economia não está computado somente o custo do combustível, mas também um custo menor de manutenção do carro elétrico que de acordo com a Nissan, é 30% mais barato que um sedã médio.
O Leaf utiliza um motor elétrico com potência equivalente a 149 cv de potência e impressionantes 32,6 kgfm de torque, um ganho de 37% na potência, e de 26% no torque com relação a primeira geração do modelo.
Todos os automóveis elétricos disponibilizam o torque imediatamente quando acionados, pois não há a necessidade de subir a rotação do motor para se atingir a rotação máxima, como acontece com os motores a combustão.
O motorista pode optar por três modos de condução:
ECO – Limita o desempenho do motor e consequentemente economiza energia;
B – Que utiliza a frenagem para regenerativa mais potente e carregar com mais rapidez a bateria sem comprometer a potência;
D – Modo de operação normal com potência máxima do motor elétrico.
Em uma estação de recarga rápida o modelo recarrega 80% da bateria em até 40 minutos. No sistema oferecido pela Nissan (já incluso no preço do carro) o Wallbox de 6,6 KW leva 8 horas para recarregar a bateria em casa.
Em uma tomada normal, são necessárias de 20 a 40 horas para o recarregamento total da bateria.
No interior a tela multimídia é de 8 polegadas e permite a utilização de aplicativos como: Waze, Spotify, Deezer, Googo Maps, What´s Up, Car Play e Android Auto.
O Leaf é equipado com o e-pedal, um moderno recurso para quando o motorista tirar o pé do acelerador o veículo vai reduzindo a velocidade de forma mais acentuada que em um automóvel normal. Com o recurso o motorista utiliza menos os freios aumentando a longevidade do equipamento.
O Leaf também está equipado com alerta de mudança de faixa, sistema de prevenção de mudança de faixa, sistema de alerta de pontos cegos, controle inteligente de velocidade, alerta inteligente de atenção do motorista, monitoramento da pressão dos pneus, e tráfego cruzado traseiro.
Seis airbags reforçam a segurança do motorista e passageiros, associado ao controle de tração e estabilidade, freios ABS e carroceria reforçada.
Além do Brasil, o modelo foi lançado no dia 18 de julho simultaneamente na Argentina, Chile e Colômbia.
Atualmente o Leaf já é produzido em três fábricas: Oppama no Japão, Sunderland na Inglaterra e Smyrna nos EUA.
Os automóveis elétricos são isentos do rodízio e tem desconto no IPVA no Estado de São Paulo.
Na capital o modelo será comercializado por duas concessionárias: Carrera e Fuji.
NISSAN LEAF – FICHA TÉCNICA
Motor: Elétrico de 110 kv com 149 cv de potência e 32,6 kgfm de torque
Bateria: Ion-lítio laminada localizada entre o piso e os bancos dianteiro e traseiro.
Suspensão Dianteira: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Direção: Elétrica
Comprimento: 4.480 mm
Largura: 1.790 mm
Altura: 1.565 mm
Altura livre do solo: 155 mm
Distância entre eixos: 2.700 mm
Rodas: liga leve de 17 polegadas
Pneus: 215/50 R17
Capacidade para 5 passageiros
Emissão de CO2: Zero
Porta Malas: 435 litros
Preço: R$ 195.000,00
Garantia: 3 anos do carro e 8 anos da bateria
Comentários desabilitados.