Com design ousado e acabamento ainda mais requintado da linha F Sport o Lexus UX conquista quem pode pagar R$  214.490,00 pelo SUV

São Paulo – SP

A Lexus é a única montadora de luxo a ter toda a sua linha de veículos com motorização híbrida no Brasil.

Para aqueles que já tiveram a oportunidade de dirigir um modelo híbrido por alguns dias, fica difícil voltar ao automóvel movido totalmente a combustão, se o usuário tiver condições para adquirir comprar um modelo dessa categoria.

O automóvel híbrido é mais “inteligente” que o automóvel movido a combustão, pois desliga o motor nas descidas, quando o carro vai no “embalo”, ou quando ele fica parado no trânsito ou no semáforo.

Desligando o motor, mas mantendo todo o sistema elétrico operando (ar-condicionado, som, limpador do para brisa, navegador) o veículo híbrido economiza combustível e não emite poluentes enquanto estiver desligado, diminuindo também a emissão de calor pelo motor.

Nas freadas, o calor gerado pelo disco e pela pastilha gera energia elétrica que ajuda a recarregar a bateria do sistema híbrido.

Lexus UX F-Sport tem design ousado. Foto: Amauri Yamazaki

Todas as informações de quando o motor é desligado, quando o carro anda somente com bateria, aproveitamento do calor do sistema de freios é informada no painel multimídia do modelo, demonstrando para todos como o modelo híbrido é moderno, ecológico e econômico.

No período de avaliação do UX F Sport o modelo fez uma média de 16 km/l com gasolina na cidade, proporcionando uma autonomia ao redor de 600 km com apenas um tanque de combustível de  43 litros.

Média de consumo com motor 2.0 e sistema híbrido foi de impressinantes 16 km/l com gasolina. Modelo não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

O mesmo modelo se não fosse híbrido (motor 2.0) faria uma média de 9,5 km/l de gasolina na cidade.

EQUIPAMENTOS DA VERSÃO F SPORT

O sistema de suspensão adaptativa variável (AVS) para o modo de condução Sport S+ aumenta a força de amortecimento para minimizar o rolamento em curvas ou mudanças de faixa, além de reduzir a força de amortecimento em linha reta para preservar a qualidade da direção.

Inclui ainda molas específicas e barras estabilizadoras e um amortecedor de desempenho traseiro para uma condução mais refinada.

Teto solar na versão topo de linha e bancos com o logo F-Sport. Foto: Amauri Yamazaki

Rodas de liga leve de alumínio de 18” com cinco raios duplos especiais para a versão são ainda mais rígidas do que as rodas das demais versões do UX, contribuindo para a capacidade de resposta e a agilidade da direção.

Dentre as características da versão F-SPORT destacam-se um design de grade exclusivo com um padrão de malha estilo “colméia” composto por peças individuais em forma de L, um exclusivo para-choque dianteiro com grandes faróis de neblina com molduras cromadas em forma de L e o mesmo padrão de malha da grade.

Rodas de liga leve de 18 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Um para-choque traseiro diferenciado e um acabamento na cor jet-black nas molduras dianteiras e traseiras completam o visual F-Sport.

Os recursos desta versão incluem bancos dianteiros esportivos feitos com uma técnica de espuma integrada de suporte desenvolvida especialmente para os modelos  F Sport.

Fazem parte do pacote um volante com o logo F Sport revestido em couro, alavanca de câmbio com acabamento em couro, soleiras, pedais e apoio para os pés em alumínio com inserções de borracha para evitar que os pés escorreguem durante uma condução mais esportiva.

O UX F-SPORT possui um visor TFT LCD de 8”. O anel de medidor móvel, originado no supercarro LFA Lexus e presente também no cupê premium LC, possibilita que o conteúdo exibido seja facilmente alterado; pressionar um botão no volante move o anel para a direita e amplia a exibição de informações múltiplas.

A experiência de condução do UX F-SPORT pode ser melhorada com o Controle de Som Ativo (ASC), que gera o efeito auditivo de trocas de marcha ascendentes e redutoras como as de uma transmissão automática com engrenagens.

Para os passageiros do banco traseiro o espaço é um pouco apertado. Foto: Amauri Yamazaki

LEXUS UX 250h F Sport – Ficha Técnica

Motor: 4 cilindros, 2.0 DOHC, VVT-IE, somente a gasolina acoplado ao motor elétrico

Potência combinada: 181 cv

Torque:  18,8 kgf.m do  motor a combustão mais 20,2 do motor elétrico

Transmissão: Automática Hybrid Transaxle

Tração: Dianteira

Freios:  Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira com ABS, EDB e BAS

Pneus/Rodas: 225/50 – 18 polegadas

Comprimento: 4.495 mm

Largura sem os espelhos retrovisores: 1.840 mm – com espelhos 1.873 mm

Altura: 1.520 mm

Entre-eixos: 2.640 mm

Porta-malas: 234 litros

Tanque de combustível: 43 litros

Consumo médio na cidade com 1 passageiro sem bagagem durante o período de avaliação: 16 km/l – gasolina

O porta-malas tem capacidade para apenas 234 litros, pois a bateria do sistema híbrido ocupa boa parte do compartimento. Foto: Amauri Yamazaki
Lexus UX F-Sport híbrido é mais econômico que o Corolla híbrido mesmo tendo motor 2.0. Foto: Amauri Yamazaki.

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