• KIA RIO um dos modelos mais vendidos da marca sul-coreana em todo o mundo chega ao Brasil.

• Disponível em duas versões, hatch conta com motor 1.6 flex, com 130 cv de potência.

São Paulo – SP

Com design moderno e uma boa lista de equipamentos de série, a Kia Motors no Brasil lançou hoje em São Paulo, o RIO, um hatch premium que veio disputar mercado com as versões mais caras do VW Polo, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Toyota Yaris, entre outros.

A montadora já havia exposto o modelo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 e estudava a viabilidade de trazer o modelo no país.

O hatch premium traz uma conjunto de desempenho, tecnologia, recursos de segurança e conveniência com um excelente acabamento interno para a categoria.

“Estamos otimistas com a chegada do KIA RIO, um modelo que tem tudo a ver com o Brasil. O hatch é um produto alegre e divertido – e seu nome ainda remete, mesmo que não intencionalmente, ao Rio de Janeiro, cidade-símbolo do nosso País e referência em belezas naturais, musicalidade e estilo de vida”, observa José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.

Modelo foi lançado em São Paulo com a presença do CEO da KIA do Brasil, José Luiz Gandini, que anunciou que a meta é comercializar 2.400 unidades do modelo em 2020. Foto: Amauri Yamazaki

Em sua quarta geração, o KIA RIO foi lançado em 2000 e conquistou a posição de um dos modelos mais vendidos da história da montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.

Fabricado no México, o KIA RIO chega as concessionárias brasileiras em duas versões:

LX por R$ 69.990,00

EX por R$ 78.990,00

Ambas as versões contam com garantia de 5 anos ou 100 mil km.

Design atrativo aliado a boa mecânica. Foto: Divulgação

DESIGN

O desenho com linhas firmes e marcantes, proporcionando visual mais sofisticado e esportivo.

Na frente, a grade “nariz de tigre” marca registrada da marca, conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva.

A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas lembrando bastante a traseira da BMW série 1 .

O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura.

O entre-eixos é de 2.580 mm proporcionando cabine espaçosa e confortável para todos os passageiros.

O porta-malas tem capacidade para 325 litros.

Traseira lembra a do BMW série 1. Foto: Divulgação

As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus 185/65.

A montadora anunciou que em breve, para um visual mais esportivo, o RIO EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.

Porta-malas com capacidade para 325 litros. Foto: Amauri Yamazaki

INTERIOR

O interior tem espaço para 5 adultos com um painel de instrumentos bem equipado, layout ergonômico e materiais sofisticados.

O console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.

A cabine do KIA RIO está entre as mais espaçosas da categoria sendo mais ampla e confortável que a do Toyota Yaris.

O hatch mexicano traz sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, conectividade com smartphones, via Android Auto e do Apple CarPlay, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.

Na versão EX ele está equipado com ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para o banco traseiro.

Interior com bom acabamento e boa oferta de equipamentos com tela multimídia de 7 polegadas e ar-condicionado digital de uma zona na versão topo de linha EX. Na versão LX o ar-condicionado é analógico. Foto: Amauri Yamazaki

MOTOR & CÂMBIO

Motor flex de 4 cilindros, 1.6, 16V, com comando duplo variável (Dual CVVT) e transmissão automática de 6 velocidades.

Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm.

Com gasolina, atinge 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.

É o mesmo motor que equipa o Hyundai Creta proporcionando boa performance.

O motor 1.6 com 130 cv de potência é o mesmo utilizado no Hyundai Creta. De acordo com a montadora o consumo com gasolina é de 9,7 km/l na cidade. Foto: Divulgação

PLATAFORMA

É maior que a do modelo da geração anterior, além de sustentada por uma suspensão atualizada.

Os engenheiros da montadora refinaram a experiência de condução por meio da suspensão dianteira MacPherson independente e de um eixo traseiro com barra de torção.

Freios a disco na dianteira e freios a tambor de 8” na traseira.

A estrutura sólida do KIA RIO é constituída de aço (importado do Brasil) de alta resistência para melhorar o desempenho do teste de colisão e a rigidez à torção, além de reduzir o peso.

Modelo tem 5 anos de garantia ou 100.000 km. Foto: Divulgação

KIA RIO – SEGURANÇA

Em ambas as versões incluem câmera de ré com gráfico de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica, air bags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus, controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire, acendimento automático dos faróis, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.

Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.

Em ambas as versões o modelo vem equipado com 2 airbags.

KIA RIO – Ficha Técnica

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.