CB 500F e CB 500X 2020 ganharam mais potência e torque em baixas e médias rotações.
Nova embreagem deslizante é mais macia e eficiente.
Novo painel Black Out em LCD traz indicador de marcha engatada e alerta “shift-up” avisa o momento ideal para subir a marcha.
São Paulo – SP
A Moto Honda da Amazônia proporcionou um teste na CB 500F (naked) e CB 500X (crossover) para avaliação principalmente das melhorias mecânicas e de pilotagem da linha 2020.
Os dois modelos compartilham da mesma mecânica com motor de dois cilindros de 471 cm3, com 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e torque de 4,53 kgf.m a 6.500 rpm.
O motor com refrigeração líquida conta com dois comandos de válvula no cabeçote (DOHC) que atuam por meio de balanceiros roletados nas 4 válvulas de cada cilindro.
De acordo com a Honda o ganho de potência e torque foi de 4%. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º.
O câmbio de 6 velocidades conta com uma moderna embreagem deslizante com acionamento assistido que por ser mais macia, poupa energia do motociclista.
Os freios são a disco dianteiro simples tipo margarida com diâmetro de 320 mm na CB 500F e 310 mm na CB 500X com pinça de pistão duplo.
Na traseira o disco tipo margarida tem 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único. O sistema ABS é de dois canais.
A convite da Honda andamos na CB 500F e na CB 500X para sentir as evoluções da linha 2020.
CB 500F – modelo 2020
Em um percurso de 80 km pelas estradas da cidade de Campos do Jordão em São Paulo, tivemos a oportunidade de conhecer bem a naked que com a nova embreagem ficou muito mais fácil de pilotar. A nova embreagem é impressionantemente mais macia que a anterior poupando o motociclista do cansaço principalmente na cidade onde as trocas de marcha são constantes.
A centralização das massas que a Honda tem implementado em diversos modelos também contribui para o controle da CB 500F e a distribuição de peso para uma melhor maneabilidade.
O ganho de torque e potência trouxe mais agilidade e vai ser notado por quem já pilotou a versão 2019.
Outro item importante na linha 2020 é o novo guidão cônico que proporciona uma posição de pilotagem mais adequada para facilitar o controle da moto.
O curso da suspensão dianteira é de 120 mm e a suspensão traseira ganhou um novo conjunto de mola-amortecedor regulável na pré-carga com 5 posições. Já a suspensão traseira tem curso de 119 mm.
CB 500X – modelo 2020
A CB 500X, ganhou um novo para-brisa 2 cm mais elevado aumentando a proteção para o motociclista e novas aletas que direcionam o ar para o radiador e o tanque de combustível agora passou a ter 17,7 litros aumentando a autonomia do modelo.
O banco de dois níveis foi redesenhado ficando mais estreito e arredondado para facilitar o apoio dos pés no solo. A CB 500X é uma moto muito confortável e por isso tem a preferência dos motociclistas com mais de 50 anos que apreciam a sua versatilidade e a suspensão mais macia que a da 500F.
A aerodinâmica da CB 500X 2020 foi refinada melhorando a fluidez do ar em volta da carenagem e para-brisa.
O modelo ganhou uma nova roda dianteira de 19 polegadas na dianteira e desenho ainda mais robusto (lembrando um modelo de 750 cc), novos retrovisores e conjunto ótico em LED.
No período de avaliação comprovamos novamente o ganho de torque e potência que a aproxima dos modelos de cilindrada superior, mostrando a evolução da linha 2020.
Seu principal concorrente é a Yamaha XT 600, sendo que a Honda CB 500X possui maior valor de revenda superior a concorrente.
Com a CB 500X o motociclista irá usufruir de versatilidade, boa relação potência/consumo e excelente posição de pilotagem com bastante conforto.
PREÇO (base Estado de São Paulo)
CB 500F: R$ 26.900,00
CB 500X: R$ 28.900,00
Ambos os modelos contam com 3 anos de garantia + Honda Assistance (assistência 24 h) durante o período da garantia.
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