Avanço do coronavírus na Europa e no Brasil fizeram a Bolsa de Valores de SP despencar e o dólar atingir novo recorde histórico
São Paulo – SP
As notícias vindas da Europa e Estados Unidos a respeito do avanço do coronavírus e da enorme desaceleração econômico que isto vai causar na economia, fizeram com que a Bolsa de Valores de São Paulo desabasse -13,92%, nesta segunda-feira.
Somente nesta segunda-feira, 16 de março, o “circuit breaker” mecanismo que interrompe as negociações em Bolsa quando ela cai mais de 10%, foi acionado duas vezes.
Em contrapartida, o dólar americano voltou a subir e fechou a cotação histórica de R$ 5,047 assustando a todos, pois o dólar alto causa inflação no país.
Notícias de que companhia aérea americana American Airlines suspendeu voos para o Brasil nos próximos 90 dias, causaram grande preocupação no setor de hotéis, restaurantes e setores ligados ao turismo de negócios, que já está preocupado com o cancelamento de 90% dos eventos.
De acordo com a American Airlines, os cliente serão contactados e terão flexibilidade para remarcar seus voos sem qualquer taxa.
As ações das companhias aéreas Azul e Gol sofreram uma desvalorização de mais de 50% nos últimos dias, uma vez que várias agências de viagem (como o Decolar.com) não estão fazendo reservas.
Para as companhias aéreas brasileiras com 90% da receita em real e dívida em dólar, a redução brusca no número de passageiros é outro agravante difícil de resolver.
As companhias aéreas americanas estão reduzindo em 75% os voos internacionais uma vez que o governo americano proibiu a entrada de europeus e mexicanos no país.
Várias empresas, escolas e academias de ginástica estão fechando temporariamente por 30 dias, o que vai causar um impacto econômico maior que a greve dos caminhoneiros.
TAXA DE JUROS
O governo brasileiro vem sofrendo pressão para reduzir ainda mais a taxa de juros Selic, que atualmente está no patamar de 4,15% ao ano.
Porém, se isto acontecer o dólar poderá subir ainda mais, pois a remuneração da renda fixa brasileira vai ficar abaixo da inflação, sendo o dólar americano uma reserva de valor atrativa e líquida.
Bolsa de Valores de São Paulo cai -13,92%
BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO – 16 de março 2020
Comentários desabilitados.