_dsc5008
Jose Roman vice-presidente da Nissan na América do Sul e François Dossa presidente da Nissan do Brasil. Foto: Nissan

A Nissan iniciou no dia 27 de setembro as vendas do superesportivo GT-R no mercado brasileiro. Um dos veículos de produção em série mais rápidos do mundo, o GT-R é famoso por bater recordes de tempo nas mais tradicionais pistas do mundo, passando por cima de números obtidos por superesportivos alemães, o que contribuiu para torná-lo conhecido também como “Godzilla”.

O Nissan GT-R é produzido somente no Japão, será vendido no Brasil já em sua linha 2017, com novidades no desenho, motor, suspensão e lista de equipamentos. Ele chega na versão 3.8 V6 Premium, com opções de cinco cores de acabamento interno. A sua comercialização também dá início no país a adoção do novo padrão mundial de estilo das concessionárias Nissan, que busca elevar a imagem da marca, proporcionando uma experiência diferenciada para o cliente.

O novo layout foi desenvolvido para guiar  o cliente pela concessionária, garantindo a fácil localização das áreas de interesse e dando destaque aos produtos da marca. A primeira concessionária do país a adotar esse novo padrão é a Nissan Carrera localizada na Avenida Brasil, área nobre da cidade de São Paulo, que comercializará o superesportivo.

A estratégia de vendas do GT-R visa atender todo território nacional. O cliente que estiver interessado no modelo poderá contatar qualquer revenda da marca, independente da localização e estas os indicarão para a Nissan Carrera, que dará continuidade ao processo de venda. Como será oferecido somente sob encomenda, o modelo ícone da Nissan terá prazo previsto de entrega em média de três a quatro meses após a compra.

O Nissan GT-R chega ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 900.000,00.

 

gt-r-painel-lado-motorista-1
O interior do Nissan GR-R está mais luxuoso. Foto: Nissan

Lançada em julho deste ano no Japão, a linha 2017 do Nissan GT-R traz as alterações mais significativas do superesportivo desde o lançamento da atual geração. Com visual renovado tanto por fora quanto por dentro, o GT-R 2017 teve também os principais itens de performance da condução aprimorados, entre eles o chassi, que foi significativamente reforçado, e o motor biturbo V6 3.8 24 válvulas, que está mais potente. Lançado em 2007, o Nissan GT-R de sexta geração está mais confortável do que nunca, com uma nova percepção de elegância, algo bem raro em um modelo superesportivo de alto desempenho.

O novo GT-R exibe design externo totalmente renovado, que confere ao modelo uma pegada com mais estilo e permite que integre o grupo de superesportivos que se diferenciam pelo design. O grande destaque se encontra na frente, com capô e para-choques redesenhados, faróis de rodagem diurna (DRL) e a assinatura de estilo atual da Nissan na grade “V-motion”, que traz acabamento cromado fosco. A grade diferenciada foi alargada em 20% para aumentar o fluxo de ar que resfria o motor, sem provocar mais arrasto. Seu formato sofisticado harmoniza de forma suave com o novo capô, cuja rigidez estrutural foi aumentada. Após a eliminação da deformação, os testes realizados mostraram que o novo design do capô aumenta a performance aerodinâmica na frente do veículo em velocidades mais elevadas (acima de 200 km/h).

gt-r-laranja-movimento
O Nissan Skyline GT-R foi mais rápidos que os superesportivos alemães no traçado antigo de Nurburgring na Alemanha.

A maioria das mudanças no visual do GT-R teve como objetivo a melhoria da aerodinâmica. A eficiência aerodinâmica foi focada em três áreas principais: geração de força de sustentação negativa (downforce), redução do arrasto e maior capacidade de resfriamento dos sistemas vitais do veículo. A meta era maximizar o resfriamento do fluxo de ar, mantendo ao mesmo tempo o arrasto aerodinâmico sob controle (isto é, não aumentar o arrasto em uma área do veículo como resultado de uma melhor performance em termos de resfriamento / fluxo de ar em outra área).

A traseira do novo GT-R continua sendo definida por suas icônicas lanternas traseiras arredondadas. Um difusor com acabamento prateado e novas saídas de ar laterais, que foram incorporados às ponteiras quádruplas do escapamento de titânio, para melhorar a aerodinâmica do veículo.

 

gt-r-laranja-7-4-traseira

 

 MOTOR

A potência do motor biturbo V6 3.8 24 válvulas do GT-R aumentou em 20 cavalos em comparação à versão anterior. Agora são 572 cavalos a 6.800 rpm, graças ao aumento na pressão do atuador e a um sistema de temporização da ignição que é controlado individualmente por cada cilindro, uma tecnologia anteriormente exclusiva do GT-R NISMO de competição.

As novas mudanças resultam em melhor aceleração em rotações médias (3.200 rpm ou superior), com rendimento máximo do torque disponível em uma faixa maior de utilização. Assim como no GT-R NISMO, por meio de um controle mais preciso da temporização da ignição em cada cilindro, reduziu-se significativamente a autoignição (imprecisão da explosão).

Chamado de “VR38DETT”, o motor apresenta cilindros revestidos com jato de plasma (em contraposição às camisas fundidas), que permite menor atrito, menor peso, maior capacidade de resfriamento, maior rendimento e consumo mais eficiente. Sistema coletor de admissão e escape simétrico e independente, com turbo compressores duplos de alta performance; segundo sistema de gestão do ar para melhor performance das emissões em partida a frio e sistema de resfriamento do óleo controlado termostaticamente.

gt-r-motor-placa-takumi
Motor biturbo V6 3.8 24 válvulas do GT-R teve a potência aumentada em 20 cavalos em comparação à versão anterior. Agora, ele entrega 572 cavalos a 6.800 rpm.

 

O modelo será uma das atrações da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro no São Paulo Expo SP, antigo Centro de Exposições Imigrantes.

 

20160927_121703-copia
François Dossa presidente da Nissan do Brasil e Amauri Yamazaki da revista HG e do jornal SP Shimbun, durante o lançamento do GT-R.

 

NISSAN GT-R 2017 (R35) 
Modelo
Tipo de carroceria cupê de 2 portas (modelo para Europa)
Versões Premium Edition, Black Edition, Track Edition
Lugares 4
Motor
Nome do Motor VR38DETT
Número de cilindros, configuração V6, biturbo
Válvulas por cilindro 4
Cabeçote DOHC com comando continuamente variável
Capacidade Volumétrica cm³ 3.799
Diâmetro e Curso mm 95,5 x 88,4
Potência máxima cavalos 572 @ 6.800 rpm
Torque máximo kgfm 64,96 de 3.300 a 5.800 rpm
Taxa de compressão 9,0
Combustível  Recomendada octangem de 100 RON. Performance é atingiga com RON 100.  98 RON pode reduzir ligeiramente o desempenho
Sistema de ignição Sistema de Ignição Direta Nissan
Sistema de injeção de combustível Multiponto
Certificação de Emissões Eur6b
Sistema de Controle de Emissões Catalisador de 3 vias e sistema de injeção de ar secundário
Transmissão
  Configuração Eixo transversal traseiro independente (4×4)
  Transmissão Dupla embreagem de seis velocidades
  Relações de marchas: 1ª 4,056
  2ª 2,031
  3ª 1,595
  4ª 1,248
  5ª 1,001
  6ª 0,796
  Ré 3,383
  Relação de Transmissão Final (Frente/Traseira) 2.937 / 3.700
  Diferencial de deslizamento limitado 1.5 Way LSD mecânico
 
CHASSIS
Suspensão dianteira Independente, braço duplo de alumínio forjado independentes, links superiores e inferiores
Suspensão traseira Multi-link com alumínio forjado links superiores, independente
Amortecedores dianteiros Bilstein DampTronic
Amortecedores traseiros Bilstein DampTronic
Direção  Pinhão e Cremalheira controlada eletrônicamente, com assistência variável
Freios Discos ventilados com pinças de alumínio com 6 pistões na frente e 4 na traseira
Freios dianteiros e espessura mm 390 x 32,6mm
Freios traseiros e espessura mm 380 x 30 mm
Pneus e Rodas 255/40 ZRF20 (Frente), 285/35 ZRF20 (Traseiros) / 20″x 9.5″(Frente), 20″x10.5″(Traseiros)
Pesos e Dimensões
Peso em ordem de marcha kg 1.752
Peso Bruto Total (PTW) kg 2.200
Peso máximo por eixo (PAW) / frente kg 1.080
Peso máximo por eixo (PAW) / traseiro kg 1.165
Comprimento mm 4.710
Largura mm 1.895
Altura mm 1.370
Entreeixos mm 2.780
Bitolas dianteiras mm 1.590
Bitolas traseiras mm 1.600
Diâmetro de giro m 12,2
Voltas do volante (batente a batente) 2,4
Coeficiente de arrasto cx 0,26
Vão livre do solo mm 105
Espaço bagagem – comp. min. / compr. max. mm 695 / 840
 largura min. / largura max. mm 795 / 1470
altura min. / altura max. mm 430 / 520
Capacidade do porta-malas (VDA) l 315
Capacidade do tanque l 74
Desempenho
Consumo combustível
Cidade l/100 km 17
Estrada l/100 km 9
Combinado l/100 km 12
Emissões de CO² g/km 275
Aceleração máxima km/h 507
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.