Estratégia e equilíbrio da Red Bull Honda foram determinantes para derrotar as Mercedes.
Max Verstappen vence o GP dos 70 anos da F-1
Surpresa no GP comemorativo da F-1 em Silverstone com a vitória de Max Verstappen neste domingo.
A princípio as duas Mercedes eram favoritas para vencer a prova pois fizeram dobradinha no último domingo. Além disso, conquistaram o primeiro e segundo lugares no treino de classificação e mantiveram a ponta após a largada.
Na largada, o finlandês Valtteri Bottas manteve a ponta, seguido por Hamilton, Verstappen, Hulkenberg, Ricciardo, Stroll e Gasly.
O tetracampeão Sebastian Vettel da Ferrari que havia largado em 13º rodou sozinho na primeira curva e caiu para a última posição.
Porém, após 11 voltas as duas Mercedes não conseguiram abrir uma grande diferença para a Red Bull Honda de Max Verstappen que largou com pneus duros, ao passo que as Mercedes largaram de pneus médios que logo começaram a formar bolhas.
Verstappen assume a ponta
Na 15ª volta, Max Verstappen assumiu a ponta após as duas Mercedes pararem nos boxes para a troca de pneus para colocar compostos duros.
Todos achavam que as Mercedes iriam se aproximar de Verstappen, contudo a Red Bull Honda do holandês apresentava um excelente equilíbrio e seguia na ponta com 13,7 segundos de vantagem para Valtteri Bottas.
Verstappen só parou para a troca de pneus na 27ª volta, retornando atrás da Mercedes de Bottas, mas após algumas curvas o holandês conseguiu ultrapassar o finlandês e reassumir a ponta.
Na 33ª volta, Verstappen e Bottas entraram juntos nos boxes para a segunda troca de pneus sendo que a Red Bull Honda foi mais rápida na troca e conseguiu manter a liderança do holandês.
Ferrari
Nesse meio tempo, a Ferrari de Charles Leclerc ocupava a 4ª posição enquanto Sebastian Vettel seguia na 12ª colocação. Leclerc tem superado Vettel em todas as provas desta temporada.
Voltas finais
Faltando duas voltas para o final (total de 52 voltas) Lewis Hamilton foi para cima do seu companheiro de equipe Valtteri Bottas e conquistou a segunda posição.
Hamilton ainda tentou andar forte para se aproximar de Max Verstappen, mas a diferença era de 8,8 segundos e a Red Bull Honda do holandês seguia com equilíbrio na ponta.
No final, Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro conquistando a sua 9ª vitória na F-1.
A estratégia utilizada pela Red Bull de colocar pneus duros no carro do holandês foi determinante para a vitória neste domingo, pois o carro manteve-se equilibrado e o piloto pode parar bem depois das duas Mercedes.
Próxima Corrida
GP da Espanha: 16 de agosto – largada às 10:10.
Comentários desabilitados.