Andamos no Camry conhecido por ser potente, robusto e confortável ao preço de R$ 276.990,00.
Toyota Camry XLE V6 vem com 310 cv de potência é uma das opções para o segmento executivo.
Andar no Camry é uma delícia, pois o carro é silencioso, macio e muito potente.
Nos EUA, o modelo é um dos automóveis mais vendidos da Toyota, mas no Brasil ele é vendido sob encomenda nas concessionárias devido ao preço elevado.
Assim como o Corolla, a oitava geração do modelo ficou mais baixa para diminuir a altura do centro de gravidade e dar mais estabilidade ao veículo.
Contudo, para o motorista e passageiro quanto mais baixo fica o automóvel, mais trabalhoso tornar-se para entrar e sair do veículo.
À primeira vista, o design mantém-se atrativo com linhas elegantes e harmoniosas.
Simultaneamente, o conjunto óptico ganhou luzes diurnas de LED e faróis bi-LED, com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.
Interior
Por dentro, o Camry é uma sala de estar com muito conforto para cinco adultos e ar-condicionado de três zonas.
Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto.
O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos de alto desempenho, para envolver o passageiro.
O painel de instrumentos também conta com iluminação em LED.
Sistema Multimídia & Conforto
Sistema multimídia com tela LCD de 8 polegadas, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth e seis alto falantes, entrada para conexão USB e Aux-in.
Além disso, o volante possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7 polegadas.
Bem como, indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave.
Sistema de ar condicionado de três zonas.
O banco traseiro possui um console digital no descansa braço central para o controle de temperatura.
O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.
Banco do motorista conta com ajuste elétrico para até oito posições, enquanto o assento do passageiro dianteiro também pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições.
Motor & Câmbio
V6 3.5L DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão e injeção direta D-4S, proporcionam potência de 310 cv e torque de 37,7 kgf.m a 4.700 rpm.
De acordo com a Toyota, o revestimento acústico foi reforçado com o isolamento acústico do capô do motor, assoalho e pontos de estrutura do carro.
Nesse sentido, no interior do capô do motor foi introduzido um novo suporte da unidade de potência a fim de reduzir ainda mais a vibração para o veículo.
Câmbio
Nova transmissão automática de 8 velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio e uma sensação de direção mais direta. Não há borboletas atrás do volante.
Consumo
Durante o período de avaliação, o Camry apresentou um consumo de 7,0 Km/l na cidade e 11,0 Km/l na estrada, somente com gasolina. Atualmente o motor não é flex, ao passo que nos EUA existe a opção pela versão híbrida.
Segurança
Freio de mão eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.
Controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC); sete airbags, sendo dois frontais e dois laterais – para motorista e passageiro dianteiro, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada.
Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força.
De acordo com a montadora, a função de aviso de luz e sonoro para uso de cinto de segurança está habilitada aos passageiros dianteiros, além do sistema ISOFIX com ancoragem de dois pontos nos bancos traseiros para fixação de cadeira infantil.
Conclusão
Definitivamente uma das melhores opções no segmento executivo no Brasil.
Porém, faltam os avisos de ponto cego nos retrovisores externos, um importante item de segurança.
Contudo, o preço de R$ 276.990,00 (+ pintura metálica) faz com que as vendas do modelo sejam muito restritas.
Toyota Camry XLE 2018 – Ficha Técnica
MOTOR: 6 cilindros em V, 3.5L, 24 válvulas – somente a gasolina, com 310 cv de potência a 6.600 rmp
TORQUE: 37,7 kgf.m a 4.700 rpm
TRAÇÃO: Dianteira
CÂMBIO: Automática de 8 velocidades com modo sequencial
SUSPENSÃO Dianteira: Independente tipo McPherson, com barras estabilizadoras
SUSPENSÃO Traseira: Independente tipo Double Wishbone, com barras estabilizadoras
DIREÇÃO: Eletroassistida Progressiva (EPS)
FREIO Dianteiro: Discos ventilados com ABS, EDB e BAS
FREIO Traseiro: Discos sólidos com ABS, EDB e BAS
PNEUS: 235/45
RODAS: Liga leve de 18 polegadas
PESO BRUTO: 2.100 kg
PORTA MALAS: 593 litros
TANQUE DE GASOLINA: 60 litros
PREÇO: R$ 276.990,00 (Pintura perolizada + R$ 2.550,00).
Toyota Camry XLE V6 vem com 310 cv de potência, ou seja; potência não é problema.
Comentários desabilitados.