O Kia Niro fará a sua estreia na América Latina durante o 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
O mercado de subcompacto CUV é dos segmentos que mais cresce no mundo e o Kia Niro traz um pacote prático e exclusivo para os consumidores. Trata-se  do primeiro modelo da marca montado sobre uma plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes. Design “Un-Hybrid” – Desenvolvido nos Centros de Design da Kia em Irvine, na Califórnia, e Namyang, na Coreia, o Kia Niro foi projetado para demonstrar aos consumidores da marca que não é preciso sacrificar um veÃculo envolvente ou de utilidade funcional em nome da eficiência.
O Kia Niro traz proporções esportivas de largura com teto longo e projeções curtas que lhe conferem um perfil mais atlético. Na dianteira, o modelo traz um desenho bastante familiar da marca sul-coreana com destaque para a grade contendo a assinatura da Kia e faróis com desenhos mais agressivos. Os contornos do capô oferecem ao Kia Niro um visual interessante e equilibrado com os arcos das rodas. O modelo foi projetado para contribuir com a aerodinâmica e sua carroçaria foi cuidadosamente projetada e traz um coeficiente aerodinâmico de 0,29. Explorar o interior do Kia é descobrir um veÃculo moderno, convidativo com um interior high tech. Seu painel de instrumentos é organizado e limpo, com indicadores coloridos e informativos de vanguarda. Os controles secundários estão expostos facilmente à mão do condutor e demais ocupantes do veÃculo.
O espaço interior é beneficiado com a distância do entre-eixos de 2.700 mm, além de amplitude no que diz respeito à altura. Os assentos com maior densidade nas almofadas garantem uma viagem confortável, ajudando a prevenir a fadiga em trechos mais longos. Com suas proporções de crossover, o Niro traz uma posição elevada bastante semelhante ao do Kia Soul que oferece aos motoristas uma visão mais privilegiada nas ruas. As baterias de alta tensão localizadas sob os assentos traseiros também contribuem com o espaço de carga e da cabine. Além de espaço e conforto que garantem um ambiente agradável a todos os ocupantes do veÃculo, os engenheiros da Kia não mediram esforços para desenvolver um isolamento acústico eficiente para a estrutura frontal do veÃculo, com foco na suspensão e vedação com espumas. Vale acrescentar que o para-brisa acústico e espelhos laterais foram projetados de forma a minimizar o ruÃdo do vento. Também vale incluir todo o trabalho para solucionar problemas associados à s motorizações hÃbridas, com a redução do ruÃdo do sistema e vibração com a montagem do motor. Um amortecedor no cubo do volante também foi inserido para reduzir as vibrações da direção. A nova plataforma do Niro foi especificamente projetada para acomodar um único powertrain hÃbrido gasolina-elétrico e traz uma estrutura leve e durável com 53% de aço de alta resistência (AHSS). O uso de materiais também contribuiu com a integridade estrutural e rigidez a torções. Com o Kia Niro, os engenheiros almejam ganhar honras valiosas como o Highway Traffic, da Administração Nacional de Segurança (NHTSA) e do Instituto de Seguros de Segurança Rodoviária (IIHS).
A redução de peso foi um aspecto crÃtico no desenvolvimento do Kia Niro. Seu peso foi reduzido com o uso de alumÃnio no capô, tampa traseira e em vários elementos de suspensão incluindo os braços inferiores e pinças de freio. Mesmo o pedal do freio de estacionamento contribui para a economia de peso por meio da utilização de uma construção de plástico reforçado com fibra. A bateria tradicional de 12 volts foi eliminada e, em seu lugar, o Kia Niro utiliza o polÃmero de lÃtio-Ãon de alta tensão. Powertrain hÃbrido – O Kia Niro traz um powertrain eficiente e envolvente começando com um Kappa 1.6 litro GDI de quatro cilindros totalmente novo e projetado especificamente para aplicações hÃbridas. Ao desenvolver 103 cavalos de potência, o novo motor marca a primeira combinação do ciclo Atkinson ao arrefecer-se da recirculação do gás de escape (EGR) para maximizar a eficiência. As emissões são melhoradas por meio do sistema de recuperação de calor do escape do Kia Niro. O motor de tração de 43 hp, conhecido como o dispositivo elétrico montado na transmissão (TMED), trabalha em conjunto com o motor à gasolina para produzir um desempenho robusto de 146 cavalos de potência e 195 lb-ft de torque. Toda a potência do modelo é transmitida por meio de um recém-desenvolvido projeto de transmissão de seis velocidades e dupla embreagem (DCT), que não só aumenta a eficiência como também trata-se de um fator chave para a grande experiência de condução do Niro. A transmissão oferece suaves e rápidas mudanças de marcha e todo o sistema traz no conjunto uma bateria de 1,56 kWh de lÃtio-Ãon polÃmero leve e compacta, localizada sob o banco traseiro.
A bateria de alta tensão permitiu ao time de engenharia da Kia Motors o uso de um motor menor para maximizar a economia de combustÃvel e reduzir as emissões de gases. Condução prazerosa – Em paralelo, o simplificado sistema hÃbrido do Niro cria transições suaves de potência para as rodas dianteiras, que proporciona uma experiência de condução não óbvias e nem incomoda do sistema hÃbrido. O Kia Niro acelera rapidamente e dá continuidade a sua entrega de potência suave, inspirando confiança ao motorista em manobras de condução diárias tanto na cidades quanto nas estradas. Uma atenção especial também foi dispensada para os freios com lições aprendidas com as duas gerações do Optima hÃbrido bem como o Soul EV, totalmente elétrico. Os engenheiros da Kia projetaram um sistema regenerativo no Kia Niro para frenagem de fricção hidráulica que; consequentemente, traz desaceleração mais consistente e linear do que outros hÃbridos. Tecnologia HÃbrida Avançada – Como o restante da linha da Kia Motors, o Niro será oferecido com um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor e conveniência avançado. O novo Driver Assistance System faz sua primeira aplicação no Controle de Energia, que usa o sistema de navegação e controle de cruzeiro para antecipar mudanças topográficas na estrada e gerenciar ativamente o fluxo de energia para otimizar a eficiência geral, e o Guia de Coasting da Kia Motors, responsável por maximizar a economia de combustÃvel. Outras caracterÃsticas notáveis incluem a entrada de ar inteligente que reduz o arrasto por gerir a entrada de ar do exterior para o sistema e também um sistema auto-desembaçante que impede a condensação sobre o vidro.
O sistema de infotainment e telemática, item premiado da Kia, está assegurado no Kia Niro para manter os motoristas conectados com a versão mais recente, UVO3. Completo com Android5 Auto™, Apple6 CarPlay® e eServices UVO com 14 serviços telemáticos, o sistema permite até 8 GB de armazenamento de música, acesso a aplicativos na tela, tais como Pandora®7 e SoundHound e capacidade de tethering Wi-Fi. Tudo isto é exibido em uma tela de toque capacitivo de 7 polegadas.
Comentários desabilitados.