Além da scooter estão confirmados para 2021 a CRF 1100L Africa Twin e a CBR 1000RR-R.
Honda confirma scooter Forza 350 no Brasil, além de mais dois grandes lançamentos.
O ano de 2021 será marcado pela chegada de novos modelos da Honda, destinados a satisfazer as exigências de clientes que buscam o melhor em tecnologia, performance e valor de revenda.
São elas: Forza 350, inédita no mercado brasileiro, CBR 1000RR-R Fireblade e CRF 1100L Africa Twin, modelos referências em suas categorias, que incorporam toda a experiência da fabricante nº 1 no Brasil e do mundo.
As novidades chegarão ao Brasil em momentos distintos, não são meras evoluções de versões anteriores, mas foram totalmente renovados.
Honda Forza 350: motor eSP+ e controle de tração
O nome Forza está associado às scooters mais sofisticadas da Honda.
Esta característica foi apresentada ao público brasileiro que esteve no Salão das Duas Rodas 2019, e que puderam conhecer a Forza 300, antecessora que em breve chegará ao Brasil.
A Forza 350 traz o inédito motor eSP+ (enhanced Smart Power Plus), com potência máxima e torque abundante, que em parceria com a transmissão CVT oferece uma performance sem concorrentes.
Detalhe tecnológico importante é o controle de tração HSTC (Honda Selectable Traction Control), que pode ser desconectado através de tecla no punho esquerdo do guidão.
Destaque para o robusto chassi tubular de aço com suspensão telescópica à frente e bichoque regulável atrás.
Freios
Os freios a disco com sistema ABS de dois canais e as rodas tem 15 polegada na dianteira e 14 atrás, com pneus 120/70 e 140/70.
Compartimento para capacetes
O compartimento sob o assento, capaz de abrigar dois capacetes, além do para brisa no melhor estilo Honda Gold Wing, com regulagem de altura por comando elétrico.
Equipada com computador de bordo, chave presencial Smart Key, iluminação full LED, tomada USB e o sistema Honda Smartphone Voice Control System, pelo qual o piloto – se equipado com capacete com fone de ouvido e microfone -, conseguirá fazer chamadas via telefone celular.
Honda CRF 1100L Africa Twin: mais leve, potente e transmissão DCT
Grande novidade é a introdução no Brasil de versões da nova Africa Twin com transmissão DCT – Dual Clutch Transmission.
A transmissão esportiva será oferecida em conjunto com a Africa Twin equipada com câmbio convencional de 6 marchas.
Serão 4 as CRF 1100L disponíveis: Africa Twin de cambio convencional, Africa Twin DCT e as versões top de linha Africa Twin Adventure Sports, com transmissão convencional ou DCT.
A versão Adventure Sports vem com tanque de maior capacidade e itens de comodidade e conforto para longas viagens.
O sucesso da tecnologia DCT em todo o mundo levou a Honda à oferecê-la nas Africa Twin 2021 vendidas no Brasil.
O sistema registra a evolução constante e o refinamento que aperfeiçoou a suavidade nas trocas de marcha e a precisão do engate, além de itens como o “botão G” para melhoria das capacidades em uso fora-de-estrada.
A transmissão DCT representa uma impressionante evolução técnica.
Na Europa, desde o lançamento, já foram vendidas mais de 140.000 motos equipadas com DCT.
No ano de 2019, 45% das Africa Twin, 52% das NC 750X e 67% das Goldwing vendidas eram dotadas de DCT.
Na CRF 1100L Africa Twin, potência e torque foram incrementados.
A distribuição de potência e torque e a resposta do acelerador eletrônico desde as mais baixas rotações foi aperfeiçoada.
Administrando tudo isso estão os “Riding Modes”, com opção de 4 níveis de potência, 3 de freio-motor e 7 seleções para o controle de tração HSTC (Honda Selectable Traction Control).
A CRF 1100L Africa Twin tem um chassi tubular de aço, mais leve, e o mesmo vale para a balança de suspensão traseira, derivada da bicampeã mundial de motocross, a Honda CRF 450R.
Suspensão
Suspensões de curso longo – 230mm na frente e 220mm atrás – fazem da maxitrail uma verdadeira aventureira, capaz de transpor os piores terrenos, inclusive por oferecer uma distância livre em relação ao solo de 250 mm.
Contudo, o assento (regulável) está 20 mm mais baixo que na versão anterior.
A parte frontal está mais afilada, com faróis mais integrados à carenagem, que abriga um painel TFT de 6,5 polegadas “touch screen”.
Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP: a mais potente de todos os tempos
A CBR 1000RR-R traz um motor 4 cilindros em linha inédito, que é simplesmente o 1000cc mais potente produzido pela Honda para uma moto de produção em série.
A Fireblade a ser lançada em 2021 resultou em uma radical relação peso/potência e se destaca pela extrema agilidade, aceleração e velocidade máxima.
Aerodinâmica
A aerodinâmica é exaltada pelos pequenos “winglets” situados no interior da carenagem, aletas destinadas a elevar a pressão, e que deixam a CBR 1000RR-R colada na pista em alta velocidade.
Motor novo, carenagem nova e chassi novo, com uma estrutura de trave dupla de alumínio onde a suspensão Öhlins Smart EC, com interface eletrônica OBTi (Objective Based Tunning interface), permite regulagem via painel de instrumentos.
Freios
Freios Brembo com pinças Stylema e rodas que calçam pneus capazes de controlar a superesportiva.
Painel
Em TFT oferece recursos para gestão da eletrônica embarcada, que permite selecionar 3 modos de pilotagem, 9 opções de controle de tração, 3 de “antiwheelie”, amortecedor de direção, freio motor, “quickshifter” tudo através de um joystick no punho esquerdo.
Comentários desabilitados.