Lançamento mais importante da Toyota do Brasil nos últimos dez anos com versões 2.0 flex e 1.8 flex híbrida.
Toyota lança Corolla Cross produzido no Brasil.
A Toyota lança no Brasil o Corolla Cross, novo SUV produzido na fábrica de Sorocaba, localizada no interior do estado de São Paulo.
O modelo vem para competir principalmente com o Jeep Compass, VW Taos (a ser lançado), Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Honda HR-V.
O novo SUV chega com um diferencial importante proporcionado pela versão híbrida com motor 1.8 flex, mais dois motores elétricos.
Nenhuma montadora possui um SUV com motorização híbrida no segmento.
Além disso, a versão topo de linha do Corolla Cross vem equipado com o sistema de segurança ativa Toyota Sense, de auxílio de direção.
O objetivo da Toyota é recuperar clientes que saíram do Corolla em busca de um SUV médio, proporcionando as qualidades do Corolla em um veículo mais versátil.
De acordo com a montadora, foram investidos R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba, inaugurada em 2012, onde são produzidos os modelos Yaris e Etios.
Versões
Corolla Cross XR – com motor 2.0 flex.
Corolla Cross XRE- com motor 2.0 flex.
Corolla Cross XRV Hybrid – com motor 1.8 flex + 2 motores elétricos.
Corolla Cross XRX Hybrid – com motor 1.8 flex + 2 motores elétricos + ar-condicionado digital dual zone e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica e teto solar elétrico.
Todavia, a montadora preparou um versão do Corolla Cross denominada Special Edition – com motor 1.8 flex + 2 motores elétricos + acessórios limitada a apenas 1.200 unidades.
Design
Assim como a maioria dos SUVs o Corolla Cross transmite robustez e sofisticação com a grade frontal trapezoidal dupla.
Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul.
Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões.
Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED.
Rodas
Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na versão de entrada XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada.
A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada.
Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.
Interior
O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação de amplitude.
O console central tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata.
De acordo com a montadora, o SUV com três tipos de acabamento dos bancos.
A versão XR conta com partes revestidas de tecido preto.
Já as versões XRE e XRV Hybrid contam com partes revestidas de couro e material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid é dotada de partes revestidas de couro e material sintético bege.
A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift).
O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid vem com 3 mostradores: um circular, no centro, com o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo com o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo; e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito com o computador de bordo.
Já a versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo.
Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
Bem como, a versão XRX Hybrid do Corolla Cross conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico.
Equipamentos
Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para 6 ajustes, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para 4 ajustes, direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo com pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para smartphones para Android Auto e Apple CarPlay.
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão, limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.
As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para 8 posições e teto solar elétrico com função antiesmagamento.
A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid e agrega carregador por indução para celular e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.
Plataforma
O Corolla Cross é construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedã, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro. Seu objetivo é criar veículos melhores por meio de 5 fundamentos: Conforto/dirigibilidade, habitabilidade/espaço, praticidade de uso e segurança.
A estrutura é leve, porém, super-rígida com baixo centro de gravidade para proporcionar agilidade de condução.
Campo de Visão
A posição de dirigir elevada tornou o campo de visão 120 mm mais alto do que o Corolla sedã.
Além disso, foram realizados aprimoramentos como a colocação dos espelhos retrovisores nos painéis das portas e o estreitamento da coluna A em 7 mm (na comparação com o sedã), o que além de ajudar na visibilidade, contribui para a redução do ruído do vento.
Isolamento acústico
Foram colocados isoladores de som adicionais no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas que resultam em menor vibração.
Suspensão
Dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora com buchas de borracha grandes que permitem que a suspensão trabalhe bem em terrenos com grandes ondulações.
Raio de Giro
De acordo com a montadora, ele tem o menor raio de giro da categoria, sendo possível realizar uma manobra de 180º em apenas 10,4 m, contribuindo para realizar balizas e circular em locais apertados.
Motor
O motor a combustão flex, 2.0L Dynamic Force de 4 cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm com etanol e 169 cv com gasolina.
O torque com etanol ou gasolina é de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.
Sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. São 2 injeções assim como no Corolla.
Sistema flex híbrido
Combina um motor flex de 1.8L, VVT-i 16V de ciclo Atkinson, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).
O motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico que alimenta o motor elétrico está localizada embaixo do banco traseiro, para a redução do centro de gravidade.
Transmissão
Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
Freios regenerativos
O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.
Isso permite maior autonomia ao modelo no modo elétrico contribuindo para economia de combustível.
De acordo com o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.
Ao passo que com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
Segurança
Atualmente, desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX, para fixação de cadeirinhas.
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam limpador do para-brisa com sensor de chuva e as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro, que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão.
Ainda assim, um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.
Porém, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.
O sistema conta com radar combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
Garantia
5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) .
No entanto, as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia de 8 anos para o sistema híbrido composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.
Cores
Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.
Preços Corolla Cross 2022
XR 2.0 flex: R$ 139.990,00
XRE 2.0 flex: R$ 149.990,00
XRV Hybrid 1.8 flex: R$ 172.990,00
XRX Hybrid 1.8 flex: R$ 179.990,00
Special Edition: R$ 183.980,00 ( limitado a 1.200 unidades)
Toyota lança Corolla Cross produzido no Brasil.
Dessa forma, o mercado ganha mais um SUV de peso para concorrer no segmento mais competitivo do mercado automotivo.
Toyota lança Corolla Cross produzido no Brasil
Comentários desabilitados.