• Com o propósito de melhorar a vida das pessoas por meio de seus produtos, a empresa inaugurou três unidades fabris no país e entregou mais de 27 milhões de veículos.

• Para marcar a celebração, a empresa lança selo especial; além de filme com fatos históricos de sua trajetória no Brasil.

Honda completa 50 anos de presença no Brasil.

Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda em solo nacional.

E para celebrar, a empresa lança nesta quarta-feira, dia 30 de junho, uma campanha especial em suas redes sociais.

Na estreia, a Honda apresenta um vídeo inspirador, elaborado em técnica de foto colagem, que relembra os principais fatos históricos da empresa no Brasil, além de trazer a visão de futuro da marca para a mobilidade.

Além disso, a campanha também conta com um selo comemorativo, que reforça elementos de brasilidade em suas cores e linhas, além de expressar a força dos 50 anos da empresa.

A peça é acompanhada do slogan “Sonhos que Movem Gerações”, escolhido a partir de concurso interno com os colaboradores Honda em todo país.

Para os canais digitais, o selo também possui uma versão em animação, que mostra a evolução da empresa ao longo destas cinco décadas ao passar por suas unidades de negócio e realizações.

Até o final do ano, as páginas corporativas da Honda no Facebook e no Linkedin – facebook/hondabrasil e linkedin/hondabrasil – também apresentarão uma série de conteúdos especiais sobre a trajetória da empresa no Brasil. A campanha é assinada pela agência Publicis.

 

A história da Honda no Brasil

O ano era 1971 e, após ganhar a confiança de milhares de clientes nos continentes asiático, europeu e norte-americano, a Honda chegou ao Brasil.

No dia 26 de outubro, em um pequeno escritório estabelecido no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo, a empresa deu início às operações da Honda Motor do Brasil Ltda. em solo nacional.

Primeiro prédio da Honda no Brasil. Divulgação

As primeiras motocicletas Honda desembarcaram no porto de Santos (SP), trazendo toda a tecnologia japonesa, que não demorou muito para conquistar o coração dos brasileiros.

Logo, as motocicletas da marca foram popularizadas, e se iniciava ali uma trajetória de crescimento não só da empresa, mas também do mercado de duas rodas no Brasil.

Assim, em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, levando para a cidade de Manaus (AM) todo conhecimento global de fabricação, qualidade de produto e visão de negócios da empresa.

Primeira fábrica da Honda em Manaus – AM. Divulgação

“Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região”, comenta Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado CEO da empresa na América do Sul, cargo que ocupou entre abril de 2014 e março de 2021.

O brasileiro Issao Mizoguchi. Foto: Amauri Teruo Yamazaki

Com 45 anos de existência, a Moto Honda da Amazônia é hoje um complexo industrial que vai muito além da montagem de motocicletas. “A unidade é a mais verticalizada em produção de motos Honda no mundo, além de ser uma das maiores do Polo Industrial de Manaus (PIM) e um dos centros de produção mais representativo das Américas, onde são fabricados desde embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais, até diversos componentes que integram o produto final como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças”, explica Julio Koga, Vice-Presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia.

O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional, a motocicleta CG, também completa 45 anos de existência e é o veículo mais vendido do Brasil.

Honda CG – Divulgação

A CG carrega consigo não só a admiração nacional, mas também a história da evolução da motocicleta no país.

Pioneira na introdução de tecnologias ao mercado, com melhorias no conforto, segurança e no consumo de combustível, a CG foi a percursora da popularização da mobilidade em duas rodas.

Com a premissa de desenvolver soluções de mobilidade que atendam às expectativas dos mais variados perfis de clientes, a Honda Motos conta com a maior linha de motocicletas do mercado, com modelos que vão desde a Pop, com 110cc, até a GL Gold Wing, com 1.800cc.

“A Honda ocupa um lugar especial na vida de milhões de motociclistas no Brasil. São clientes que aprenderam a pilotar em uma Honda, que utilizam uma moto Honda em seu deslocamento diário e que também vivenciam a experiência prazerosa de lazer que só as ‘Asas da Liberdade’ proporcionam. Há, ainda, quem tenha memória afetiva com modelos icônicos da marca. É por isso que os 50 anos da Honda no Brasil é tão significativo para os apaixonados por motocicletas”, comenta Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos.

Alexandre Cury – Diretor Comercial da Moto Honda da Amazônia. Divulgação

Em Manaus, também são produzidos, desde 2001, os Produtos de Força Honda.

Atualmente a empresa realiza a produção nacional de dois modelos de motores estacionários e três modelos de motobombas, além de oferecer a importação de roçadeiras, geradores e cortadores de grama.

Com aplicações para a agropecuária, construção civil e jardinagem, os Produtos de Força Honda agregam praticidade ao dia a dia das pessoas.

Operação da Honda Automóveis do Brasil

O sucesso no segmento de motocicletas abriu caminho para a Honda iniciar no Brasil sua operação de automóveis.

Em 1992, foi a vez do Honda Accord desembarcar no porto de Santos (SP), como o primeiro automóvel importado pela marca.

E, novamente, não demorou muito para a empresa se consolidar também no exigente e competitivo mercado automotivo.

Reconhecida por seus produtos de qualidade superior e atendimento de excelência, a Honda expandiu a atuação também no mercado de quatro rodas, inaugurando, em 1997, sua primeira fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré (SP).

A operação teve início com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.

Primeiro Honda Civic produzido no Brasil. Honda completa 50 anos de presença no Brasil – Divulgação

Ano após ano, a Honda Automóveis do Brasil introduziu novas tecnologias e modelos ao mercado nacional, além de ampliar seu parque fabril com a inauguração, em 2008, do setor de PowerTrain, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores.

E não parou por aí. “Em 2019, inauguramos uma nova fábrica na cidade de Itirapina (SP), que conta com modernas instalações e inúmeros diferenciais.

A iniciativa demonstra o nosso compromisso com os brasileiros, em entregar produtos que superem suas expectativas”, comenta Otávio Mizikami, Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil.

Mais de 2  milhões

A Honda Automóveis acumula mais de 2 milhões de veículos entregues e oferece uma completa gama de produtos nacionais, entre SUVs, sedãs e monovolume; além dos importados CR-V e Accord, esse último recentemente confirmado com motorização híbrida, dando início ao processo de eletrificação dos automóveis Honda no país.

Honda Accord. Divulgação

“Um dos principais atributos associados à marca Honda é a Qualidade. Adotamos internamente o termo DQR – Durability, Quality and Reliability (Durabilidade, Qualidade e Confiabilidade), que expressa o compromisso da marca em entregar produtos e serviços que superem as expectativas. Estes atributos são percebidos pelos clientes em toda a sua história de relacionamento com a marca, desde a aquisição, experiência de uso do produto, nos serviços pós-vendas e até no momento da revenda, uma vez que os veículos da Honda preservam o valor investido pelo cliente”, explica Roberto Akiyama, Vice-Presidente Comercial da Honda Automóveis do Brasil.

Honda Serviços Financeiros

Em 2021, o Consórcio Honda também completa aniversário e chega ao seu quadragésimo ano de atividade, marcando a história da democratização da mobilidade no país e se consolidando como uma administradora referência no mercado: mais de 6 milhões de veículos, entre motocicletas e automóveis zero-quilômetro, foram entregues pela operação.

Com o objetivo de facilitar o acesso aos produtos da marca, a Honda oferece o Consórcio Honda desde 1981.

Além disso, esta sinergia com as fábricas representa importante fator de competitividade e contribui ativamente com as vendas dos produtos Honda no país.

“À expressiva força de vendas do Consórcio Honda, soma-se sua dinâmica de atuação. Com a chamada venda porta a porta, consultores viajam os quatro cantos do Brasil oferecendo as soluções de acesso a um produto da marca. Assim, o sonho da mobilidade é democratizado até mesmo em regiões remotas do país”, comenta Marcos Zaven Fermanian, presidente da Honda Serviços Financeiros.

Ao longo dos 50 anos da Honda no Brasil, a Honda Serviços Financeiros cresceu e hoje é composta, ainda, pela Corretora de Seguros Honda e pelo Banco Honda.

A empresa também lançou, mais recentemente, soluções de digitalização de seus serviços, agregando mais praticidade e agilidade ao dia a dia dos seus clientes.

Rede de Concessionárias e Operação de Pós-Venda

A marca Honda carrega consigo, ao longo de suas cinco décadas de atuação no Brasil, inúmeros diferenciais. Um deles é a ampla e sólida rede de concessionárias da marca, com mais de 1.300 pontos de venda no Brasil, que garante o atendimento em todas as regiões do país. Técnicos e mecânicos altamente capacitados integram o time de assistência das lojas, tornando a Honda uma empresa reconhecida também por seus serviços pós-vendas.

Outro diferencial Honda é a estrutura da operação de peças de reposição de motocicletas e automóveis, que conta com três depósitos em solo nacional, nas cidades de Sumaré (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Manaus (AM), garantindo a disponibilidade de peças em toda a rede de concessionárias

“A qualidade do serviço pós-vendas e a disponibilidade de peças de reposição são aspectos fundamentais para a satisfação plena do cliente. A filosofia da marca é estabelecer relacionamentos duradouros e com base em confiança com todos que adquirem nossos produtos e utilizam nossos serviços”, comenta Marcelo Langrafe, Diretor de Peças e Serviços Pós-Vendas.

HondaJet

Desde 2015, reforçando seus atributos únicos no campo da mobilidade, a Honda conta, no Brasil, com a comercialização do HondaJet, o jato executivo mais avançado de sua categoria e com excepcionais vantagens em performance, conforto, qualidade e eficiência. O HondaJet incorpora muitas inovações tecnológicas em design, incluindo a configuração exclusiva OTWEM – Over-The-Wing Engine Mount (motores sobre o topo das asas), que melhora significativamente a performance ao reduzir o arrasto aerodinâmico.

O HondaJet é fabricado pela Honda Aircraft Company, nos Estados Unidos, e comercializado desde 2015 pela Líder Aviação no Brasil (representante local de vendas do jato executivo no país).

HondaJet está localizada em Greensboro na Carolina do Norte nos EUA. Divulgação

Filosofia Honda e contribuições sociais

A Honda conduz suas atividades guiada pelo propósito de melhorar a vida das pessoas por meio de soluções de mobilidade, criando valores diferenciados para a sociedade. “Somos uma empresa orientada ao ser humano, que coloca a satisfação do cliente no centro das nossas decisões. É com este foco que seguiremos atuando rumo ao futuro, sempre agregando soluções cada vez mais seguras e amigáveis ao meio ambiente, a fim de expandir o potencial da vida das pessoas”, explica Atsushi Fujimoto, presidente da Honda South America.

Dessa forma, a Honda mantém no Brasil iniciativas como o Parque Eólico Honda Energy, em Xangri-Lá (RS), que produz energia elétrica limpa para as unidades produtivas de automóveis; a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada em Manaus (AM), que possui 16 hectares de mata preservada; além de ações em prol da harmonia no trânsito, com a operação de três Centros Educacionais de Trânsito – CETHs que, juntos, já alcançaram mais de 350 mil pessoas em ações de conscientização.

Parque Eólico Honda está localizado na cidade de Xangri-lá – RS. Divulgação

“Estas iniciativas estão alinhadas às metas globais da Honda de atingir a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas em que a empresa está envolvida até 2050, assim como a de zerar os acidentes fatais de trânsito envolvendo automóveis e motocicletas da marca, também até o mesmo ano”, completa Atsushi Fujimoto.

Para saber mais sobre as iniciativas e a história da Honda no Brasil, acesse: www.honda.com.br

Se a Honda comemora tantas conquistas, é devido à persistência e dedicação de diferentes gerações de colaboradores, à parceria de seus fornecedores e concessionários, que são movidos pelo espírito de inovação e trabalho em equipe, e também aos seus milhares de clientes, que possuem uma relação mútua de confiança com a marca no Brasil.

Todos, juntos, ajudaram a trilhar o caminho descrito a seguir:

Linha do tempo

1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.

1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus (AM) e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.

1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou uma administradora de consórcio referência no mercado, com aproximadamente 1,5 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.

1987 – Início das atividades da Seguros Honda, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.

1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda. O primeiro modelo que desembarcou por aqui foi o Honda Accord.

1997 – É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 – A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP).

2000 – Fundação do Banco Honda.

2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

2008 – Inauguração do PowerTrain de automóveis, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes dos motores.

2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

2014 – Em Sumaré, é inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda.

2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

2019 – Inauguração da nova fábrica de automóveis da Honda em Itirapina-SP

2020 – Honda alcança o marco de 25 milhões de motocicletas e 2 milhões de automóveis produzidos em solo nacional

Honda completa 50 anos de presença no Brasil.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.