Novo SUV surpreende pela excelente dirigibilidade e economia de combustível ao fazer 17,5 km/l, com gasolina na cidade.
Andamos no Corolla Cross XRV Hybrid 1.8 flex, novo Sport Utility Vehicle da Toyota.
O Cross é um veículo que veio para competir principalmente com o Jeep Compass (líder em vendas) e agora ganhou a concorrência do badalado VW Taos, repleto de recursos eletrônicos.
Porém, nenhum deles possui uma versão híbrida deixando o Corolla Cross sozinho no segmento de eletrificação dos veículos que cresce lentamente no país.
A tecnologia de motorização híbrida é altamente sofisticada, razão pela qual poucas montadoras de automóveis no país tem colocado veículos desta categoria no mercado.
Design
Elegante, transmite robustez e sofisticação com a grade frontal trapezoidal dupla. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o logo Toyota é na cor azul.
Plataforma
O Corolla Cross é construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedã, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro.
O Corolla Cross é fácil de dirigir, silencioso e bastante econômico. Quando exigido em uma ultrapassagem o motor 1.8 é auxiliado por dois motores elétricos que complementam a potência necessária.
Equipamentos
Ar-condicionado digital automático de uma zona com duto traseiro, banco do motorista com regulagem manual, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual, direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2”, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo com pisca-pisca integrado, rack de teto e central multimídia sensível ao toque de 8 polegadas, AM/FM, MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
Sistema flex híbrido
Combina um motor flex de 1.8L, VVT-i 16V de ciclo Atkinson, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).
Além disso, o motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico que alimenta o motor elétrico está localizada embaixo do banco traseiro.
Transmissão
Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos.
Freios regenerativos
O Corolla Cross possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida.
Nesse sentido, isso permite maior autonomia ao modelo no modo elétrico contribuindo para economia de combustível.
Tanque de combustível
Capacidade para apenas 36 litros. Se tivesse a capacidade de 47 litros como na versão com motor 2.0 a autonomia seria muito maior.
Com um tanque de combustível na versão híbrida (36 litros) dá para rodas cerca de 430 km na cidade.
Garantia
5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) .
Contudo, as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia de 8 anos para o sistema híbrido composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.
Preços do Corolla Cross Híbrido:
XRV Hybrid 1.8 flex: R$ 177.290,00.
XRX Hybrid 1.8 flex: R$ 184.490,00.
Pintura metálica + R$ 1.950,00.
Pintura perolizada + R$ 2.250,00.
Andamos no Corolla Cross XRV Hybrid 1.8
Comentários desabilitados.