SUV vem com motor 1.6 turbo flex com 173 cv de potência.

Citroën C4 Cactus 2022 para quem quer estilo.

Andamos no Citroën C4 Cactus Shine Pack, versão topo de linha que se destaca pelo estilo, elegância e excelente motorização.

Por fora, o Cactus tem estilo único com frente robusta, design arrojado e pintura em duas cores, com teto pintado em black piano.

Atualmente, não há nenhum modelo no país com design semelhante ao Cactus o que dá um ar de exclusividade ao modelo.

Design robusto, luzes diurnas em LED e faróis de neblina com função cornering. Foto: Amauri Yamazaki

O SUV é agradável de dirigir, pois graças ao motor 1.6 turbo ele é ágil (e silencioso) no trânsito, além de vir equipado com uma suspensão bem acertada que amortece com eficiência as irregularidades do trânsito.

Assim como a maioria dos SUVs, o Cactus tem suspensão elevada o que proporciona ao motorista tranquilidade para superar lombadas e irregularidades do asfalto.

Além disso, vem com boa ergonomia com os comandos ao alcance do motorista e com o volante com regulagem de altura e profundidade.

Distância entre-eixos de 2.600 mm e rodas de 17 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Por dentro, o modelo tem bom acabamento com painel de instrumentos digital e sistema multimídia de 7 polegadas sensível ao toque, equipado com Apple CarPlay, Android Auto e câmera de ré.

O pacote de segurança possui sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta (sonoro) de saída de faixa, alerta de condução, indicador de descanso, seis airbags e freio a disco nas quatro rodas.

Painel de instrumentos é digital e o sistema multimídia tem 7 polegadas sensível ao toque. Foto: Amauri Yamazaki

O espelho retrovisor interno é eletrocrômicro, mas faltam botões físicos para o  manuseio do sistema de ar-condicionado que pode ser acionado apertado um botão abaixo do sistema multimídia.

Todavia, se houvessem botões físicos só para o ar-condicionado o manuseio do motorista seria mais ágil.

Bancos de couro com acabamento estilizado Citroën. Foto: Amauri Yamazaki

O banco do motorista tem regulagem vertical e de altura apoiando bem o corpo.

Espaço para cinco passageiros. Foto: Amauri Yamazaki

No banco traseiro, há cintos de três pontos e encostos para cabeça para todos.

A coluna grossa na parte de trás dificulta um pouco as manobras de estacionamento.

Motor & Câmbio

Quatro cilindros, 1.6 THP (Turbo High Pressure), 16V, com 166 cv de potência com gasolina e 173 cv com etanol a 6.000 rpm, com tração dianteira.

Não há opção de tração 4 x 4.

O bloco e o cabeçote são em alumínio e o sistema de alimentação do motor é com injeção eletrônica multiponto.

Ao passo que o torque é de 24,5 kgfm a 1.400 rpm com gasolina ou etanol.

Motor 1.6 turbo com 173 cv de potência abastecido com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

De acordo com a montadora, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 212 km/h.

Além disso, o câmbio é automático da empresa Aisin com seis velocidades, com a possibilidade de troca de marchas na alavanca do câmbio e modo ECO e SPORT.

Bem como, não há borboletas para a troca de marchas atrás do volante.

Rack no teto, pintura em duas cores e suspensão elevada com 225 mm de distância do solo. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo

Durante o período de avaliação, o consumo com gasolina foi de 9,2 km/l em trajeto urbano.

Posteriormente, na estrada, o consumo foi de 12,7 km/l também abastecido com gasolina.

Suspensão

Dianteira – Do tipo McPherson.

Traseira – Travessa deformável, molas helicoidais e barras estabilizadoras.

Em síntese, a suspensão é confortável e pula menos nos obstáculos que a maioria dos SUVs.

Bem como, a versão topo de linha avaliada Shine Pack vem equipada com Grip Control, um sistema eletrônico que adapta a tração a diferentes tipos de piso.

O porta-malas tem capacidade para levar 320 litros, acima dos 306 litros do Chevrolet Tracker. Foto: Amauri Yamazaki

O que falta no C4 Cactus?

Sensores sonoros de estacionamento que são vendidos como acessório.

O que o C4 Cactus tem de sobra?

Em suma, estilo, robustez e excelente motor 1.6 turbo flex.

Ficha Técnica Cactus Shine Pack :

Motor: Dianteiro, 4 cilindros, 16V, flex, 1.590 cc, com injeção eletrônica multiponto.

Torque: 24,5 kgfm com etanol ou gasolina a 1.400 rpm.

Suspensão: Dianteira: pseudo McPherson, independente com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Traseira: Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Freios: Dianteira com discos ventilados e traseira com discos sólidos. ABS com repartidor eletrônico de frenagem e auxílio à frenagem de urgência.

Pneus: 205/55 R17.

Tanque de combustível: 55 litros.

Airbags: 6 na versão topo de linha sendo = 1 frontal condutor, 1 frontal passageiro, lateral dianteiros e de cortina.

Comprimento: 4.170 mm
Largura: 1.714 mm
Largura com espelhos: 1.979 mm
Altura: 1.563 mm
Entre-eixos: 2.600 mm
Altura do solo: 225 mm
Ângulo de ataque dianteiro: 22 graus
Ângulo de saída traseiro: 32 graus

Preço: R$ 131.590,00 (Shine Pack – topo de linha)

A velocidade máxima é de 212 km/h. Foto: Amauri Yamazaki

Citroën C4 Cactus 2022 para quem quer estilo.

 

COMPARTILHAR

28 Comentáros

  1. Micael Santos

    Literalmente, um sonho de consumo!
    Carro robusto e elegante, lindíssimo.

  2. Álvaro Lima

    Veículo bonito, moderno. Inspira confiança. Um carro que te conquista com facilidade.

    • HEWERTON LUIZ DE OLIVEIRA

      Lindo carro e muito confortável
      Um carro completo

    • CARLOS A FERRACINA

      Finalmente a Citroën lança um carro com muito estilo e uma boa motorização , pacote perfeito a um custo interessante .

    • Leo Amorim

      Realmente um sonho de consumo ,muito elegante e sofisticado gostei muito

  3. Paulo Manzieri

    A marca Citroën oferece conforto, elegância, potência, segurança valor bem investido. Tenho o C 4 Lounge e não troco por qualquer outra marca

  4. Eduardo Ruiz

    Para um carro de valor acima dos 130Mil, a falta de alguns itens os deixa para trás diante dos concorrentes.
    O desenho ainda é um ponto positivo a parte.

  5. JONES KIWARA

    Design impecável! mas infelizmente o conceito SUV tem virado modinha entre as montadoras só no marketing… Segundo a “Jaguar” como um veículo pode ser definido como SUV?
    Além do porte avantajado e interior espaçoso, outras características ajudam a enquadrar um veículo como SUV. Um artigo da Hemmings (revista automotiva) define os SUVs como um veículo que está “entre o carro e o caminhão”. No entanto, há um consenso de que uma das principais características é a tração e a possibilidade de trafegar em vários terrenos — para isso, esse tipo de veículo costuma trazer tração nas quatro rodas — o popular 4×4.
    Logo esta mais p hatch bombadão do q suv… rs