Conforto e mecânica estão entre os atrativos do SUV de entrada da Toyota.
Andamos no Corolla Cross XR 2.0 flex com 177 cv de potência.
Lançado em março deste ano, o Corolla Cross tornou-se gradativamente um sucesso de vendas da Toyota no Brasil.
Produzido na cidade de Sorocaba – SP, o Corolla Cross inicialmente canibalizou vendas do Corolla sedan, mas gradativamente ganhou clientes da concorrência sem atrapalhar o sedan mais vendido do país.
O modelo de entrada XR tem um acabamento mais simples, com bancos em tecido simples, ar-condicionado de uma zona e sem carregador de celular sem fio.
Contudo, apresenta uma excelente relação custo benefício, já que o SUV é mais confortável que o Corolla sedan, além de ser mais espaçoso.
Além disso, o Corolla Cross é mais confortável que seus principais concorrentes, por ter uma suspensão mais macia que absorve os impactos com mais eficiência.
Design
Transmite mais robustez e presença que o Corolla sedan dado ao seu porte mais robusto.
Interior
O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças.
Nesse sentido, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação de amplitude.
Na versão de entrada o sistema de ar-condicionado é digital de uma zona, com dutos para os passageiros do banco traseiro.
Estão disponíveis no volante: comandos para telefone, volume e computador de bordo.
O freio de estacionamento é no pedal esquerdo como nos carros americanos e os espelhos retrovisores recolhem automaticamente quando o motorista trava o veículo.
Campo de Visão
A posição de dirigir elevada tornou o campo de visão 120 mm mais alto do que o Corolla sedã.
Além disso, foram realizados aprimoramentos como o estreitamento da coluna A em 7 mm (na comparação com o sedã), o que além de ajudar na visibilidade, contribui para a redução do ruído do vento.
Isolamento acústico
Foram colocados isoladores de som adicionais no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas que resultam em menor vibração.
Motor
O motor a combustão flex, 2.0L Dynamic Force de 4 cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm com etanol e 169 cv com gasolina.
O torque com etanol ou gasolina é de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.
Sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. São 2 injeções assim como no Corolla.
Transmissão
Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem eliminando perdas e atritos.
Suspensão
Dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora com buchas de borracha grandes que permitem que a suspensão trabalhe bem em terrenos com grandes ondulações.
Raio de Giro
De acordo com a montadora, ele tem o menor raio de giro da categoria, sendo possível realizar uma manobra de 180º em apenas 10,4 m, contribuindo para realizar balizas e circular em locais apertados.
Garantia
5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) .
Plataforma
O Corolla Cross é construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedã, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro.
Segurança
Atualmente, desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED e ISOFIX, para fixação de cadeirinhas.
10 Comentáros
Muito lindo e elegante
Corolla e um carro perfeito
Parabéns pelo modelo Cross XR
Ok
O Cross XR ficou muito legal e deve ser uma delícia dirigi-lo??
Confortável
Na minha opinião uns dos carros mais confiáveis
Veículo perfeito , merecia bancos de couro pelo preço.
Gostei desse SUV da Toyota, tem cara de bravo!!!
Um designer muito bonito ,sem falar os acessórios, além de tudo é um Toyota
Verdade
de acordo