Novo motor 1.3 turbo flex elevou o SUV da Renault em outro patamar.

Avaliamos a nova Captur 2022 turbo com 170 cv de potência.

A Renault do Brasil lançou em junho a linha Captur 2022, com uma grande novidade.

O novo motor 4 cilindros, 1.3 turbo, construído em parceria com a Daimler (Mercedes) que trouxe um ganho enorme em termos de performance.

Por fora, o Captur continua sendo um dos SUVs com design mais acertado da categoria transmitindo elegância e robustez.

Design aerodinâmico e faróis e luz de circulação diurna em full LED na versão topo de linha Iconic. Foto: Amauri Yamazaki

Na lateral, grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada.

O SUV chama atenção pela altura e design elegante, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro.

Friso cromado na lateral e rodas de 17 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Os 212 mm de altura live do solo fazem com que o motorista passe tranquilo por lombadas, valetas e irregularidade do solo.

Interior

O interior foi atualizado com materiais suaves ao toque.

A versão topo de linha ganhou ainda a opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera, proporcionand um toque a mais de requinte ao veículo.

O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.

A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview.

A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz.

Painel de instrumentos do Captur 2022. Foto: Amauri Yamazaki

A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som Bose, com 6 alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital.

Sistema de som Bose na versão Iconic – topo de linha. Foto: Amauri Yamazaki

Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.

Além disso, foram incluídos novos itens como partida do motor à distância com a chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores.

Ar-condicionado de uma zona e sistema multimídia de 8 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki
Interior da versão Iconic – topo de linha. Foto: Amauri Yamazaki
Espaço para cinco adultos e duas saídas USB para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Novo motor turbo

Principal estrela da versão 2022, o motor TCe 1.3 turbo flex trabalha com pressão máxima de 1.4 bar, que trouxe para o Captur mais potência colocando o SUV em outro patamar.

O motor tem sistema de alimentação com injeção direta flex que proporcionam maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência com sistema Start&Stop.

Agora o Captur tem 170 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, o maior do segmento.

Este motor é utilizado na Mercedes Benz A200 com outro câmbio.

Novo motor 1.3 turbo flex produzido em parceria com a Mercedes fez uma média de 6,3 km/l com etanol em trajeto urbano. Foto: Amauri Yamazaki

Câmbio

O câmbio é CVT XTRONIC continuamente variável proporciona também troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas.

A Renault acertou na combinação de cores do teto com o restante do veículo. Foto: Amauri Yamazaki

Tecnologia

Atualmente é possível ligar o Captur remotamente através da chave-cartão para que o ar-condicionado inicie a climatização do veículo.

O Captur 2022 também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa.

Bem como, sensor de ponto cego que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista.

Design é um dos mais acertados do segmento e o tanque de combustível tem capacidade para 50 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais.

Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

O SUV acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).

Sistema Multiview com 4 câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.

O porta-malas tem capacidade para 437 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Versões

Zen, Intense e Iconic.

O que o Captur tem de bom:

Novo motor, design e espaço interno.

O que o Captur precisa melhorar:

Painel de instrumentos poderia ter mais informações simultâneas.

Falta ao painel de instrumentos do Captur mais informações simultâneas para que o motorista acione menos o botão do computador de bordo. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica Captur 2022

Motor: 4 cilindros, 1.3 cm³, turbo, 16V, flex, com injeção direta.

Potência: 170 cv com etanol e 163 cv com gasolina entre 5.500 a 6.000 rpm.

Torque: 27,5 kgfm com etanol e 27,5 kgfm com gasolina entre 1.600 a 3.750 rpm.

Câmbio: Automático CVT XTRONIC com trocas sequenciais de 8 velocidades.

Suspensão dianteira: McPherson com triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos.

Suspensão traseira: Semi-independente com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos.

Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS.

Rodas/Pneus: 215/60 R17 Michelin.

Comprimento: 4.379 mm.

Largura: 1.813 mm.

Entre-eixos: 2.673 mm.

Altura livre do solo: 212 mm.

Ângulo: 19 graus de entrada, 30 graus de saída e 25 graus de transposição.

Velocidade máxima: 190 km/h com gasolina ou etanol.

Aceleração: 0 a 100 km/h em 9,2s com etanol e 9,5s com gasolina.

Peso em ordem de marcha: 1.366 kg.

Porta-malas: 437 litros.

Tanque de combustível: 50 litros.

Preços – outubro 21

Zen:  R$ 126.690,00
Intense: R$ 131.690,00
Iconic:  R$ 140.690,00

Design é um dos pontos fortes da Captur 2022. Foto: Amauri Yamazaki

Avaliamos a nova Captur 2022 turbo com 170 cv de potência.

COMPARTILHAR

12 Comentáros

  1. Bonito carro design moderna Renault está de parabéns !!!

      • Lindo carro Renault
        Painel lindo e muito elegante parabéns

        • Paulo Manzieri

          Marca importante na Europa e há muitos anos no Brasil. Excelente qualidade potência e preço compatível com o conforto que possui. Eu recomendo

  2. A nova Captur além do belo design que já tinha, agora com o novo motor também tem excelente performance
    Parabéns ??