Novo motor 1.3 turbo flex elevou o SUV da Renault em outro patamar.
Avaliamos a nova Captur 2022 turbo com 170 cv de potência.
A Renault do Brasil lançou em junho a linha Captur 2022, com uma grande novidade.
O novo motor 4 cilindros, 1.3 turbo, construído em parceria com a Daimler (Mercedes) que trouxe um ganho enorme em termos de performance.
Por fora, o Captur continua sendo um dos SUVs com design mais acertado da categoria transmitindo elegância e robustez.
Na lateral, grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada.
O SUV chama atenção pela altura e design elegante, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro.
Os 212 mm de altura live do solo fazem com que o motorista passe tranquilo por lombadas, valetas e irregularidade do solo.
Interior
O interior foi atualizado com materiais suaves ao toque.
A versão topo de linha ganhou ainda a opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera, proporcionand um toque a mais de requinte ao veículo.
O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.
A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview.
A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz.
A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som Bose, com 6 alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital.
Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.
Além disso, foram incluídos novos itens como partida do motor à distância com a chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores.
Novo motor turbo
Principal estrela da versão 2022, o motor TCe 1.3 turbo flex trabalha com pressão máxima de 1.4 bar, que trouxe para o Captur mais potência colocando o SUV em outro patamar.
O motor tem sistema de alimentação com injeção direta flex que proporcionam maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência com sistema Start&Stop.
Agora o Captur tem 170 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, o maior do segmento.
Este motor é utilizado na Mercedes Benz A200 com outro câmbio.
Câmbio
O câmbio é CVT XTRONIC continuamente variável proporciona também troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas.
Tecnologia
Atualmente é possível ligar o Captur remotamente através da chave-cartão para que o ar-condicionado inicie a climatização do veículo.
O Captur 2022 também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa.
Bem como, sensor de ponto cego que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista.
Segurança
Controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais.
Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
O SUV acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).
Sistema Multiview com 4 câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.
Versões
Zen, Intense e Iconic.
O que o Captur tem de bom:
Novo motor, design e espaço interno.
O que o Captur precisa melhorar:
Painel de instrumentos poderia ter mais informações simultâneas.
Ficha Técnica Captur 2022
Motor: 4 cilindros, 1.3 cm³, turbo, 16V, flex, com injeção direta.
Potência: 170 cv com etanol e 163 cv com gasolina entre 5.500 a 6.000 rpm.
Torque: 27,5 kgfm com etanol e 27,5 kgfm com gasolina entre 1.600 a 3.750 rpm.
Câmbio: Automático CVT XTRONIC com trocas sequenciais de 8 velocidades.
Suspensão dianteira: McPherson com triângulos inferiores e amortecedores hidráulicos.
Suspensão traseira: Semi-independente com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos.
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS.
Rodas/Pneus: 215/60 R17 Michelin.
Comprimento: 4.379 mm.
Largura: 1.813 mm.
Entre-eixos: 2.673 mm.
Altura livre do solo: 212 mm.
Ângulo: 19 graus de entrada, 30 graus de saída e 25 graus de transposição.
Velocidade máxima: 190 km/h com gasolina ou etanol.
Aceleração: 0 a 100 km/h em 9,2s com etanol e 9,5s com gasolina.
Peso em ordem de marcha: 1.366 kg.
Porta-malas: 437 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Preços – outubro 21
Zen: R$ 126.690,00
Intense: R$ 131.690,00
Iconic: R$ 140.690,00
Avaliamos a nova Captur 2022 turbo com 170 cv de potência.
12 Comentáros
Bonito carro design moderna Renault está de parabéns !!!
Sim, com novo motorturbo
Lindo carro Renault
Painel lindo e muito elegante parabéns
Potente
Marca importante na Europa e há muitos anos no Brasil. Excelente qualidade potência e preço compatível com o conforto que possui. Eu recomendo
Eu tb
Robusto bonito ,parabéns Renault
Bonito carro parabéns!
Lindão
A nova Captur além do belo design que já tinha, agora com o novo motor também tem excelente performance
Parabéns ??
Verdade
Muito bonito gostei muito parabéns pela matéria