Sedã ganhou novo design e equipamentos de assistência de direção.
Avaliamos o Nissan Versa Exclusive 1.6 flex.
Tivemos a oportunidade de avaliar o Nissan Versa Exclusive 1.6 flex, que recebeu profundas alterações por dentro e por fora.
O sedã faz parte do segmento de sedãs compactos, concorrendo principalmente com o Chevrolet Onix Plus, VW Virtus e Honda City.
Entre os atrativos oferecidos pela marca está o recurso de Visão 360º inteligente com detector de objetos em movimento para ajudar nas manobras.
Design
Por fora é fácil identificar o novo Versa, pois o novo design tornou o sedã mais elegante.
O sedã ganhou dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior preservando o espaço interno.
Interior
Ganhou novo painel de instrumentos digital, mas o velocímetro continua analógico.
O painel de instrumentos em TFT vem com mostradores configuráveis, com 12 funcionalidades.
Na tela estão informações como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento, Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações do veículo.
As telas também mostram informações sobre o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), tacômetro, temperatura externa, GPS, áudio e telefone que estiver conectado.
Ainda no painel TFT, o motorista poderá ver as direções do GPS. Com a funcionalidade Turn by Turn, o motorista não precisa desviar o olhar para a tela do sistema multimídia no centro do painel.
Conforto
Em relação ao antecessor, os vidros das portas dianteiras ficaram mais grossos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes.
Afastamento dos retrovisores em relação à carroceria: a distância passou de 20 mm da geração anterior para 40 mm, para redução do ruído do vento.
Motor
Motor 4 cilindros,1.6, flex, desenvolve 114 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm, entrega excelente performance.
O consumo com etanol em trajeto urbano foi de 6,4 km por litro, de acordo com o computador de bordo.
O motor está acoplado a um câmbio CVT que maximiza a potência do motor.
Tecnologia
O novo Versa está equipado com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias de segurança que monitora, protege e responde em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco.
Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD); o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).
Além disso, o Versa agora vem com 6 air bags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA); Isofix de cadeiras infantis (todos equipamentos de série desde a versão de entrada, a Sense com câmbio manual), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno.
O Alerta de Colisão Frontal (FCW) detecta objetos na frente e avisa o motorista no painel e, caso ele não acione o freio, o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB) atua para estancar o carro.
O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo.
4 câmeras
O sedã vem com 4 câmeras localizadas na frente, traseira e laterais do sistema de Visão 360° Inteligente fornecem visibilidade total do entorno.
Elas atuam com o Detector de Objetos em Movimento (MOD) para que o Novo Nissan Versa identifique objetos, animais, crianças em locais com visibilidade reduzida nas manobras.
E o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) emite alertas visual e sonoro ao detectar um veículo em uma manobra de troca de faixa de rolamento.
Ao passo que, um dos diferenciais exclusivos do novo Nissan Versa é o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), que ajuda o condutor a não esquecer nada dentro do carro.
Atualmente, o modelo conta com multimídia Nissan Connect com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens.
Rigidez
De acordo com a montadora, a rigidez da coluna da direção aumentou 30% proporcionando mais controle em diversas situações da condução.
Atualmente, a nova calibração da Direção Elétrica possibilita uma direção mais leve em manobras e segura em estradas.
Ficha Técnica
Motor: Dianteiro, transversa, 1.6, 16V, flex, 4 cilindros com 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol.
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Tração: Dianteira.
Transmissão: CVT Xtronic.
Velocidade Máxima: 185 km/h.
Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,8 segundos.
Suspensão Dianteira: McPherson, independente com barra estabilizadora.
Suspensão Traseira: Eixo de torção e molas helicoidais.
Freio Dianteiro: Discos ventilados.
Freio Traseiro: Tambor.
Roda versão Exclusive: Liga leve de 17 polegadas.
Pneus: 205/50 R17 Continental.
Comprimento: 4.495 mm.
Largura: 1.740 mm.
Altura: 1.475 mm.
Peso: 1.131 kg.
Intervalos de revisão: 10.000 km/12 meses.
Garantia: 3 anos sem limite de quilometragem.
Preço: 121.190,00 versão Exclusive (fev/22).
14 Comentáros
Evoluiu muito este modelo dentro da Marca. Design atualizado, dirigibilidade excelente.
Ótima matéria!
Sim, evoluiu muito
Elegante e com ar de sofisticação. Ao mesmo tempo muito confortável e preço compatível aos modelos dos concorrentes.
Sofisticado
Ficou muito lindo show, parabéns bela matéria
Lindão
Mais um sedan para disputar está faixa de mercado, hoje muita competitiva , desta vez com muitas inovações quem ganha somos nós consumidores .
Parabéns a Nissan
Mercado disputado
Um carro incrível, sem dúvidas um custo benefício baixo para esse modelo…
Tb acho
Evoluíu muito e está muito elegante
Parabéns Nissa
Verdade
Um carro maravilhoso, sem dúvidas com um custo benefício baixo para esse modelo…
Custo benefício