Governo norte-americano está enviando para a Polônia baterias antiaéreas Patriot.
EUA rejeitam caças poloneses para a Ucrânia.
A Polônia havia anunciado ontem que poderia enviar caças MIG-29 para o governo americano, para que fossem enviadas para os combatentes ucranianos.
A princípio, a notícia (de impacto) pegou de surpresa o governo americano que enviou a vice-presidente Kamala Harris para a Polônia para recusar a oferta.
O argumento para a recusa foi de que “Simplesmente não está claro para nós se há uma racionalidade substantiva nela”, disse o porta-voz norte-americano, John Kirby.
Na verdade, o governo polonês se precipitou com a divulgação da notícia, sem consultar os americanos antes da divulgação.
Caso os EUA aceitassem receber os jatos MIG-29 para envio aos ucranianos, isso poderia ser visto pela Rússia como uma entrada direta no conflito entre os dois países.
Contudo, o presidente Joe Biden (79), disse ontem em pronunciamento pela TV, que os EUA continuam enviando armamento defensivo a Ucrânia.
Entre eles está o famoso sistema de defesa aérea Patriot, que ficou famoso durante o combate “Tempestade no Deserto” realizado no Iraque.
O Patriot é projetado para detectar, almejar e atingir um míssil que pode ter não mais que 6 metros de comprimento e voa até cinco vezes a velocidade do som.
O sistema do Patriot pode destruir uma aeronave e mísseis de cruzeiro.
O sistema de mísseis Patriot foi empregado em muitas situações porque é capaz de abater mísseis inimigos e proteger soldados e civis de um ataque de mísseis.
EUA rejeitam caças poloneses para a Ucrânia.
Comentários desabilitados.