Corolla Cross chega em sua primeira geração sob a marca GR-Sport, entregando uma condução mais esportiva e diferenciada.
Corolla Cross GR e SportHilux GR-S.
A Toyota GAZOO Racing apresentou a geração III da Hilux GR-S, uma nova versão da picape desenvolvida sob a filosofia GR na fábrica da Toyota na Argentina, projetada para uso off-road; e o Corolla Cross GR-Sport, versão com apelo esportivo do modelo produzido na planta de Sorocaba (SP).
Os modelos começam a ser vendidos a partir 23 de março, podendo ser encontrados nas concessionárias da marca Toyota no território nacional.
A Toyota Hilux é uma das lendas do Rally Dakar e um dos modelos que conquistou a vitória na corrida mais desafiadora do mundo. O sucesso alcançado pela Toyota GAZOO Racing em Dakar inspirou a criação da nova Hilux GR-S.
No Corolla Cross, a esportividade é ressaltada pelo spoiler traseiro, para-choques exclusivos da linha GR, difusores de ar e emblemas que destacam a identidade GAZOO Racing.
A nova Hilux GR-S está equipada com um motor diesel 2.8L de 4 cilindros em linha de 224 cv de potência com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), acoplado a uma caixa automática de seis velocidades.
Com isso, a picape, nesta versão GR-S, ganhou 20 cv de potência em relação às demais versões do portfólio. Apresenta ainda melhorias na suspensão, proporcionando comportamento dinâmico notável, bem como uma renovação em seu design externo e interno.
A versão GR-Sport do Corolla Cross vem com o motor o Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex de 177 cv de potência e desempenho mais dinâmico, pois traz como novidade uma nova configuração da suspensão MacPherson, elevando o grau de direção esportiva.
Ambos os veículos foram desenvolvidos sob a expertise da equipe de engenheiros da marca Toyota GAZOO Racing na América Latina.
Design Externo
A nova Hilux GR-S apresenta uma imagem esportiva e sofisticada, mantendo o espírito distintivo da marca Toyota GAZOO Racing. Na parte frontal, a grade com o logotipo “Toyota” é complementada pelo emblema “GR”.
Os detalhes laterais distintos do estilo Toyota GAZOO Racing estão concentrados na área inferior das portas, deixando a superfície livre nas laterais. Desta forma, o modelo se caracteriza por apresentar uma imagem limpa, sem perder o ímpeto esportivo.
Os para-lamas alargados na cor preta, maçanetas, retrovisores e barra contrastam com as cores da carroceria e acrescenta um visual que realça o carácter da picape.
Design Interno
Os bancos dianteiros combinam couro natural e ecológico e Suede perfurado, com costura vermelha.
Além disso, o interior tem forros e colunas em preto, com destaque aos elementos distintivos da marca GAZOO Racing, como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e tapetes exclusivos para este modelo.
Sistema Toyota Safety Sense, acompanhado das funções de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas; alerta de desvio de faixa (LDA); controle de cruzeiro adaptativo (ACC); alerta de ponto cego (BSM) e Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA).
Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD).
Assistência à Frenagem de Emergência (BA).
Luzes de Frenagem de Emergência (EBS).
Faróis de neblina dianteiros em LED.
Controle de Tração (TRC).
Contr Ativo de Tração (A-TRC).
Controle de Estabilidade (VSC).
Contr de Oscilação do Trailer (TSC).
Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático).
Bloqueio do diferencial traseiro.
Assistente de Partida em Rampa (HAC) e Assistente de Controle em Descida (DAC).
7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros.
• Cintos de segurança de 3 pontos ajustáveis em altura com pré-tensionador e limitador de força. Também encostos de cabeça para os 5 ocupantes.
• Alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos.
• Ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.
Corolla Cross Performance
Aprimoramentos no projeto da suspensão, com adição de braço estrutural ligado ao chassi para conceder maior rigidez ao veículo, deixou o Corolla Cross GR-Sport com baixo grau de rolagem e maior solidez, aumentando a precisão da direção e a estabilidade.
Como consequência, as respostas são mais lineares e progressivas em relação ao giro do volante, concedendo experiência dinâmica de condução.
O Software do EPS (Electronic Power Steering) foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade trazendo mais sensação de movimento e domínio do veículo em resposta às manobras.
Bem como, o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex, com etanol, rende 177 cv a 6.600 rpm, e torque de 21,4 kgfm a 4.400 rpm.
O Corolla Cross conta com a transmissão Direct Shift de 10 velocidades, que proporciona trocas mais suaves e sensação de acelerações mais diretas em relação ao CVT convencional.
Dessa forma motorista tem à disposição três modos de condução (Normal, Esportivo e Eco), que se adequam ao estilo e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, de acordo com a demanda.
Design Externo
Na carroceria, versão ganha spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico.
Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. A soma destes elementos ilustra a grife GAZOO Racing. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.
Conforto e Design Interno
Costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Os detalhes estéticos de revestimento foram incorporados ao volante (em couro e costura vermelha). Há uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade.
Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.
Áudio e Conectividade
Sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.
Antes de tudo, o Corolla Cross GR-Sport foi desenvolvido por meio do Toyota Safety Sense (TSS): sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC),do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).
Bem como, o veículo é equipado com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA). É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas de direção, e não para substituí-lo.
Vem com 7 airbags: dois frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho, para o motorista. Além disso, Controle de Estabilidade, Controle de Tração, Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa, freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força, Assistência à Frenagem de Emergência, Luzes de Freio de Emergência e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior.
Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
Cores
O novo Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: branco lunar (perolizado), vermelho-granada (metálico), ambos com teto pintado em preto-eclipse (metálico); e preto-eclipse (metálico).
Preços
Corolla Cross GR-Sport
• GR-Sport (Monotone) – R$ 188.490,00
• GR-Sport (Dualtone) – R$ 189.990,00
Corolla Cross GR e SportHilux GR-S.
Comentários desabilitados.