Modelos ganharam melhorias nas suspensões, freios, iluminação e demais aspectos técnicos.
Honda apresenta CB 500X e CB 500X versão 2023.
Presentes no mercado nacional desde 2014, as CB 500F e CB 500X são o passaporte de motociclistas para as motocicletas de alta cilindrada, conciliando custos de aquisição e manutenção acessíveis a uma performance capaz de atender as expectativas para quem deseja um upgrade.
Nas versões 2023, tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X vem com motor bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido, com torque desde as mais baixas rotações, sendo capaz de entregar potência quando levado às altas rotações.
Suspensão dianteira
Em ambos os modelos foi adotada a suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora com um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, também tipo Wave.
Além disso, a redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio — de 4 pistões e fixação radial na CB 500F, de 2 pistões e fixação axial na CB 500X — permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, que foi favorecido pela balança de suspensão traseira, novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e nova distribuição do peso entre roda dianteira e traseira.
Iluminação
A iluminação Full-LED teve o farol dianteiro de ambas CB 500 aperfeiçoado visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto, com novos piscas dianteiros, complementadas por cores inéditas para a naked CB 500F e aventureira CB 500X.
Chassi
O chassi de tubos de aço de 35 mm permaneceu inalterado tanto na CB 500F como na CB 500X, que receberam suspensão dianteira invertida com tubos de 41 mm de diâmetro (Showa) com a tecnologia SFF-BP — Separated Function Fork Big Piston, a mesma usada nas Honda CB 650R e CBR 650R.
A fixação desta nova suspensão à coluna de direção das CB 500X e CB 500F exigiu novo par de mesas, exclusivas para cada um dos modelos.
Na suspensão traseira, o conjunto único de mola-amortecedor continua com 5 níveis de regulagem na carga da mola, mas seu ajuste foi modificado para melhor se adequar à nova suspensão dianteira e balança de suspensão traseira redesenhada.
A nova balança de suspensão traseira está mais leve pela alteração no material com o qual é construída, chapa de aço de espessura de 2 mm (em vez de 2,3 mm). Contudo, apesar do menor peso, a balança de suspensão traseira está mais resistente à torção, mas com maior flexibilidade lateral o que permitiu melhora na maneabilidade.
Novas rodas
Na CB 500F as novas rodas, agora mais leves, tem 5 raios em formato de Y com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira.
Na CB 500X apenas a roda dianteira, agora mais leve graças a adoção de raios mais estreitos, foi modificada para poder receber o par de discos de freio de 296 mm de diâmetro que substituíram o disco único de 310 mm.
O pequeno aumento de peso resultante da troca do disco simples pelo par de discos foi compensado pela redução de pressão exigida na alavanca do freio, assim como a roda dianteira de menor peso reduziu a massa não suspensa, beneficiando a maneabilidade.
Em relação aos pneus da CB 500X, permaneceram os modelos mistos on-off, sem alterações nas medidas, 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
A naked CB 500F 2023 traz frenagem com dois cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, um conjunto ideal para uma naked leve, compacta e agressiva, de excelente desempenho dinâmico.
Na aventureira CB 500X a opção foi por duas cálipers Nissin de pistão duplo e fixação axial, mais consoante com as necessidades de frenagem de um modelo que permite uso mais eclético, tanto rodoviário como também em pisos de baixa aderência.
Na CB 500F houve leve incremento na massa que grava sob o eixo dianteiro. O percentual de distribuição de peso agora passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira (antes 46,8/53,2%), o que melhorou a maneabilidade da motocicleta e a aderência do pneu dianteiro.
A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm e o cáster e trail são de 25,5º e 102 mm respectivamente. Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira também foi levemente modificada.
Agora o percentual entre frente e traseira é de 48,7/51,3% (antes 48/52%).
A distância entreixos permaneceu de 1.443 mm, com cáster e trail de 27,5º/108 mm.
Naked
A natureza agressiva da naked CB 500F ganhou novo farol dianteiro, agora com LEDs mais potentes assim como os piscas dianteiros.
O posicionamento do painel Blackout LCD, o assento baixo, a apenas 789 mm do solo, as novas pedaleiras de alumínio e o guidão cônico resultam em uma postura do piloto que favorece a pilotagem agressiva.
O desenho interligado das aletas laterais ao tanque, que com 17,1 litros de capacidade proporciona autonomia superior a 450 km, dá total destaque ao motor, enquanto as tampas laterais formam um conjunto com o assento que ressalta o estilo anguloso e muscular.
O compacto para-lamas dianteiro deriva diretamente do que equipa a CB 650R.
Aventura
A CB 500X tem um estilo para a aventura, que se percebe pelas longas aletas laterais do tanque, que protegem o novo radiador e proporcionam um conjunto que se une de maneira harmoniosa ao banco e laterais.
Destaque para a carenagem frontal e para-brisa, este regulável em duas posições de altura, que oferece a devida proteção contra as intempéries e “quebra” a pressão aerodinâmica sobre o piloto em trechos rodoviários realizados em velocidades elevadas.
O novo farol, de LEDs mais potentes, assim como os piscas, resulta na melhoria da visibilidade.
O banco, situado a 834 mm do solo, tem conformação que favorece a movimentação do condutor e o alcance dos pés no solo, e também ajuda nas manobras de estacionamento o amplo ângulo de rotação do guidão, de 76º.
Ergonomia
A posição de pilotagem ereta teve como meta unir conforto e a sensação de controle típica das motocicletas aventureiras, é em parte atributo do guidão cônico e exata triangulação entre ele, assento e pedaleiras.
O resultado prático é a perfeita visibilidade tanto dos caminhos percorridos quanto do painel LCD, que como na CB 500F é dotado de indicador de marcha engatada e da possibilidade de ajuste a luz indicadora de troca de marchas Shift-Up, cuja regulagem de fábrica é em 8.750 rpm, mas que pode ser alterada em intervalos de 250 rpm dos 5.000 aos 8.750 rpm.
Na CB 500X a capacidade do tanque de combustível, de 17,7 litros, o que permite autonomia próxima aos 480 km.
Motor
O bicilindro paralelo arrefecido a líquido que equipa as CB 500F e CB 500X é um DOHC (duplo comando de válvulas) no qual o acionamento das 4 válvulas de cada cilindro se dá por meio de balancins roletados.
Os comandos são movimentados por corrente com tratamento da superfície em Vanádio, que garante grande durabilidade.
O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhorou a sensação de torque e o caráter do motor sem comprometer o desempenho.
A potência e o torque máximo permaneceram inalterados: 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgf.m a 7.000 rpm.
Bem como, a taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º, com eixo balanceiro posicionado na parte de trás dos cilindros.
A capacidade de óleo é de 3,2 litros.
A caixa de câmbio de 6 marchas com uma embreagem assistida e deslizante.
A Honda CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022.
A princípio, o preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00.
Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00, ambos base Brasília/DF.
Cores
CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco.
CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco.
Honda apresenta CB 500X e CB 500X versão 2023.
2 Comentáros
Linda moto mais em São Paulo não dá para ter uma dessas
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